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Teste comparativo de óleos de motor
#1
All et caterva,

Achei um teste comparativo muito interessante de 2 óleos renomados no mercado motociclístico; Castrol e Motul

O teste de laboratório foi realizado com óleos sintéticos Castrol Power Racing 4T 10W40 e o Motul 7100 4T 10W40.

Como os resultados são índices pouco conhecidos por usuários, vou fazer um resumo do significado de alguns testes e índices.


Tabela de Viscosidades e índice TBN

[ATTACH=CONFIG]11402[/ATTACH]

Os testes de viscosidade foram realizados de acordo com duas normas da ASTM, uma @100 graus C e outra a @60 graus C, ambas relatando a viscosidade em cSt.
O teste a @100 graus C simula a viscosidade do óleo no cárter com o motor na temperatura de funcionamento e o outro numa temperatura mais baixa, com o motor mais frio.
É interessante notar que o Castrol tem viscosidade mais baixa a@40 graus C (67,5cSt) que o Motul (86,34cSt), o que lhe confere uma bombeabilidade do óleo maior na partida do motor frio, o que é extremamente importante e é um ponto positivo para o Castrol sobre o Motul.

O índice de viscosidade medido pela ASTM D2770 verifica a variação da viscosidade quando se altera a temperatura entre @40 graus C e @100 graus C. O índice do óleo Castrol se mostrou superior ao Motul, 197 contra 151

Outro teste importante para óleos de motores a combustão é o TBN.
O valor representado pelo TBN ou Total Base Number, segundo a ASTM D2896, é a quantidade de alcalis equivalente expresso em mg KOH/g (miligrama de hidróxido de potássio por grama de óleo) necessário para neutralizar todos os componentes ácidos presente em lubrificantes para motores de combustão.
TBN representa a propriedade que o lubrificante tem de neutralizar os subprodutos da combustão, que “vazam” pelos anéis de pistão para o cárter e degeneram o lubrificante. O enxofre leva à formação do ácido sulfúrico, enquanto as altas temperaturas provocam a sua oxidação.
>>> Quanto maior for o TBN, melhor a capacidade do óleo de neutralizar contaminantes da câmara de combustão.
Neste quesito o Castrol é bem superior ao Motul, tendo maior capacidade de neutralizar a formação de ácidos oriundos da câmara de combustão.



Tabela de teores de aditivos

Esta tabela mostra teores de elementos químicos utilizados como aditivos ao óleo de cárter.

Os aditivos de maneira geral são:

Si = antiespumante
Bo = modificador de atrito
Ba = detergente
Ca = detergente
Mg = detergente
P = extrema pressão
Zn + P = antidesgaste

[ATTACH=CONFIG]11403[/ATTACH]


>>> A minha conclusão é que de maneira geral o Castrol Power Racing 1 se mostra bem superior ao Motul 7100.


Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)
       
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#2
Gnegraes Escreveu:All et caterva,

Achei um teste comparativo muito interessante de 2 óleos renomados no mercado motociclístico; Castrol e Motul

O teste de laboratório foi realizado com óleos sintéticos Castrol Power Racing 4T 10W40 e o Motul 7100 4T 10W40.

Como os resultados são índices pouco conhecidos por usuários, vou fazer um resumo do significado de alguns testes e índices.


Tabela de Viscosidades e índice TBN

[ATTACH=CONFIG]11402[/ATTACH]

Os testes de viscosidade foram realizados de acordo com duas normas da ASTM, uma @100 graus C e outra a @60 graus C, ambas relatando a viscosidade em cSt.
O teste a @100 graus C simula a viscosidade do óleo no cárter com o motor na temperatura de funcionamento e o outro numa temperatura mais baixa, com o motor mais frio.
É interessante notar que o Castrol tem viscosidade mais baixa a@40 graus C (67,5cSt) que o Motul (86,34cSt), o que lhe confere uma bombeabilidade do óleo maior na partida do motor frio, o que é extremamente importante e é um ponto positivo para o Castrol sobre o Motul.

O índice de viscosidade medido pela ASTM D2770 verifica a variação da viscosidade quando se altera a temperatura entre @40 graus C e @100 graus C. O índice do óleo Castrol se mostrou superior ao Motul, 197 contra 151

Outro teste importante para óleos de motores a combustão é o TBN.
O valor representado pelo TBN ou Total Base Number, segundo a ASTM D2896, é a quantidade de ácido expresso em mg KOH/g (miligrama de hidróxido de potássio por grama de óleo) necessário para neutralizar todos os componentes alcalinos presente em lubrificantes para motores de combustão.
TBN representa a propriedade que o lubrificante tem de neutralizar os subprodutos da combustão, que “vazam” pelos anéis de pistão para o cárter e degeneram o lubrificante. O enxofre leva à formação do ácido sulfúrico, enquanto as altas temperaturas provocam a sua oxidação.
>>> Quanto maior for o TBN, melhor a capacidade do óleo de neutralizar contaminantes da câmara de combustão.
Neste quesito o Castrol é bem superior ao Motul, tendo maior capacidade de neutralizar a formação de ácidos oriundos da câmara de combustão.



Tabela de teores de aditivos

Esta tabela mostra teores de elementos químicos utilizados como aditivos ao óleo de cárter.

Os aditivos de maneira geral são:

Si = antiespumante
Bo = modificador de atrito
Ba = detergente
Ca = detergente
Mg = detergente
P = extrema pressão
Zn + P = antidesgaste

[ATTACH=CONFIG]11403[/ATTACH]


>>> A minha conclusão é que de maneira geral o Castrol Power Racing 1 se mostra bem superior ao Motul 7100.
Sensacional Guilherme! Excelentes informações. Tenho usado o Castrol há alguns anos e não tenho ressalvas da qualidade. Deixei de utilizar o Motul quando o preço ficou abusivo e hoje tenho certeza que fiz uma ótima escolha com o Power1 da Castrol.
Mas provavelmente vou fazer um teste com o Gulf sintético 5w40. Perguntei a vários usuários e ninguém relatou problemas na utilização desse óleo.

Diogo Maia [emoji1054]
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#3
Muito bom Guilherme, sempre prestativo e útil....
Depois de muito pesquisar, tambem comprei o GULF para trocar na 1200, agora ex...


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
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#4
Excelente comparativo.
"Se não tem as manha, não entra não. Chame um profissional".
Profissional é o Guilherme!
  Responder
#5
Excelente post.
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#6
diogomail Escreveu:Sensacional Guilherme! Excelentes informações. Tenho usado o Castrol há alguns anos e não tenho ressalvas da qualidade. Deixei de utilizar o Motul quando o preço ficou abusivo e hoje tenho certeza que fiz uma ótima escolha com o Power1 da Castrol.
Mas provavelmente vou fazer um teste com o Gulf sintético 5w40. Perguntei a vários usuários e ninguém relatou problemas na utilização desse óleo.

Diogo Maia [emoji1054]


Vou ver se consigo dados de laboratório para o Gulf.
A Gulf saiu do Brasil há muitos anos e agora retorna ao cenário.
Há outra marca em ascensão na Europa, a alemã Liqui Molly que inclusive patrocina equipes na MotoGP e SBK
Se conseguir posto aqui....

Infelizmente informações de usuários tem pouca credibilidade digamos assim.
Pelo fato do motor ainda continuar rodando e não apresentar fumaça no escape, não diz absolutamente nada.

O comparativo que apresentei não desqualifica o Motul, mas apenas apresenta filigranas entre eles.
Apenas diz que um é espetacular e o outro excelente...
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#7
Marivaldo Escreveu:Excelente comparativo.
"Se não tem as manha, não entra não. Chame um profissional".
Profissional é o Guilherme!

Marivaldo.

Obrigado pelas palavras, mas sou engenheiro mecânico e gosto muito de fuçar e ir a fundo em um tema.
Ser curioso é condição sine qua non para ser engenheiro...
Não faz sentido obter informações relevantes e não distribuir aos outros. Afinal este é o objetivo deste grupo....
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#8
Gnegraes Escreveu:Marivaldo.

Obrigado pelas palavras, mas sou engenheiro mecânico e gosto muito de fuçar e ir a fundo em um tema.
Ser curioso é condição sine qua non para ser engenheiro...
Não faz sentido obter informações relevantes e não distribuir aos outros. Afinal este é o objetivo deste grupo....

Verdade verdadeira Guilherme!
Muito obrigado pelas informações relevantes de sempre!
  Responder
#9
Gnegraes Escreveu:Vou ver se consigo dados de laboratório para o Gulf.
A Gulf saiu do Brasil há muitos anos e agora retorna ao cenário.
Há outra marca em ascensão na Europa, a alemã Liqui Molly que inclusive patrocina equipes na MotoGP e SBK
Se conseguir posto aqui....

Infelizmente informações de usuários tem pouca credibilidade digamos assim.
Pelo fato do motor ainda continuar rodando e não apresentar fumaça no escape, não diz absolutamente nada.

O comparativo que apresentei não desqualifica o Motul, mas apenas apresenta filigranas entre eles.
Apenas diz que um é espetacular e o outro excelente...
Seria muito interessante os dados da Gulf. O óleo está popularizando e seria interessante saber suas características.

Diogo Maia [emoji1054]
  Responder
#10
diogomail Escreveu:Seria muito interessante os dados da Gulf. O óleo está popularizando e seria interessante saber suas características.

Diogo Maia [emoji1054]


Diogo,

Busquei por testes de laboratório com óleos da Gulf e não achei nada.
Sem teste no qual se possa comparar viscosidades, TBN e aditivos, nada se pode dizer....
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder


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