diogomail Escreveu:Guilherme o manual recomenda o 5w40. Você vê algum grande problema mudando a viscosidade? Normalmente o 10w50 é mais barato. Moro no Nordeste e no geral as temperaturas são sempre altas
Diogo Maia [emoji1054]
Diogo,
O manual da minha BMW traz uma série de Classes de Viscosidades autorizadas para uso
[I]dependentes[/I] da temperatura ambiente da região onde se roda. Estas Classes de Viscosidade não são definidas pela BMW, mas pela SAE na sua diretiva de classificação de óleos multi viscosos.
O projetista do motor indica qual classe deve ser usada em diferentes tipos de clima ambiental para orientar o usuário, já que vende motos na Patagônia e no Nordeste brasileiro.
Diferentes classes de viscosidade não tem alteração sensível entre sí na viscosidade do óleo na temperatura média no cárter, que é de 100 graus C.
Por esse motivo os óleos são testados nesta temperatura para obter sua viscosidade. Esta é a viscosidade mais importante, pois é a temperatura do motor aquecido e na condição de funcionamento normal.
Estas informações são para qualquer motor 4 tempos, pois em cada uma destas classes de viscosidade há garantias de duas coisas muito importantes:
- 1o. dígito: garante a
bombeabilidade do óleo na partida do motor frio e na temperatura do ar ambiente mínima indicada.
- 2o. dígito: garante que a
viscosidade do óleo será a mínima definida pela SAE na temperatura do ar ambiente máxima indicada e que está não baixará mais.
[ATTACH=CONFIG]11416[/ATTACH]
Mais uma vez lembro que os números da classe de viscosidade são
adimensionais e não tem qualquer relação com a viscosidade do óleo. Cito sempre como exemplo que o óleo para engrenagens (câmbio, diferencial, etc.) 90W tem a mesma viscosidade de um óleo de motor W30.
Óleos de motor usam nomenclatura de 0W a 50W definidos na classe SAE J300, óleos de engrenagens de 70W a 250W na classe SAE J306, e sem qualquer relação entre eles, estes números poderiam ser letras que o resultado seria o mesmo.
No teu caso que moras no NE e as temperaturas mínimas e máximas são mais elevadas que mais ao sul do continente, não faz sentido usar um óleo 5W40 que garante bombeabilidade a -20 graus C.....
Você pode usar tranquilamente óleos 15W40 ou 20W40, pois garante viscosidade para partir o motor com 1 grau C, o que dificilmente ocorre em Aracaju e arredores. Se você acha estes óleos no mercado é uma outra questão... Fabricantes colocam produtos no mercado que tenham ampla necessidade / procura pelo público, de modo a baixar custos de produção.
Usar uma Classe de Viscosidade com faixa de temperaturas "fria - quente" mais ampla não afeta teu motor. O importante é que as temperaturas ambientes onde você roda estejam na faixa correta de Classe de Viscosidade do óleo que você decidiu usar.
Desconheço que óleo 10W50 seja mais barato que um 5W40. Quanto maior o intervalo de temperaturas, mais caro deve ser o óleo, pois há necessidade de mais aditivos. Um óleo multi visicoso
sempre será mais caro que um óleo mono viscoso.