• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Triângulo amarelo aceso + luz de motor acesa, e alternador não carrega bateria
rodpcastro Escreveu:Não sei dizer, mas o problema para o estator não seria a potência (55w), mas a corrente. Não entendo nada de lampadas xenon para poder dar melhor opinião, mas se fosse lhe sugerir algo seria não utilizá-las. O sistema eletrônico das BMWs é bastante sofisticado e sensível a alterações de corrente.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Dada uma potência e uma tensão, a corrente que circula no circuito é conhecida: P = V x I.
Se a potência da lâmpada é a mesma da original, a corrente do circuito também é.
Não importando se a lâmpada é incandescente, xenon, LED, fluorescente..
  Responder
Gnegraes Escreveu:Dada uma potência e uma tensão, a corrente que circula no circuito é conhecida: P = V x I.
Se a potência da lâmpada é a mesma da original, a corrente do circuita também é.
Não importando se a lâmpada é incandescente, xenon, LED, fluorescente..
Interessante, porque tem parceiros daqui mesmo que já detectaram correntes diferentes em lâmpadas comuns de diferentes fabricantes ou mesmo da mesma marca mas fabricadas em diferentes locais. Inclusive essa é uma hipótese para a queima dos refletores.

Mas como falei, não entendo de elétrica.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
http://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
  Responder
Petrel Escreveu:A ok, desculpe então Morelli, havia entendido que sua moto era a 1200 gs modelo a ar.
De qualquer forma, tirando a possibilidade de correia do alternador, as demais dicas são válidas também pra F8.
Todas as motos tem alternador, também chamado de gerador, estator, induzido. O nome varia de acordo com a região do país.
O fato é que, pra condenar um regulador, de forma segura, antes é necessário medir o alternador, verificando a tensão de saída dele, verifique também se as 3 fases do alternador estão equalizadas em tensão e resistência.
Na sua moto, assim como em 9999,9℅ delas, o alternador fica interno no motor, acoplado diretamente no eixo principal do motor, portando sem uso de correia, ( já na GS 1200 a ar, o alternador é externo ao motor e é acionado por correia, igual nos carros), do alternador saem 3 fios de mesma cor, " normalmente amarelo" que são as 3 fases de saída do alternador, com tensão que varia de acordo com a rotação do motor, normalmente chegando até uns 50 v CA. Pra saber o valor padrão da sua moto, precisa ter acesso ao manual de serviço.
Essa tensão "bruta" vai direto pro regulador, também chamado de " retificador, onde é retificada e regulada, passando pra algo em torno de 14 a 14.6 v CC. Estabilizada pra manter todo o circuito da moto e também carregar a bateria durante o período de funcionamento do motor.
Se isso não ocorre, o motor funciona por um período, mas consumindo a carga existente na bateria, até que a bateria perde a capacidade de manter o motor funcionando.
Obs. O nome mais usado nas oficinas de moto pra identificar o " Alternador" é Estator, porém o nome correto "tecnicamente falando" é Alternador, pois gera tensão de corrente alternada, sendo o estator apenas umas das partes que compõe um Alternador. acredito eu que isso se deve ao fato do estator ser a parte que mais apresenta problemas e que por isso ficou mais conhecida. Kkkkkk

Apenas complementando, um alternador é composto basicamente de uma parte fixa chamada de estator (estático, parado...), e um parte girante chamada de rotor (rotante, girante...). Dependendo do design do alternador, o rotor está dentro do estator. O "jargão" utilizado por mecânicos sempre causa confusão. Comparando, um motor elétrico tem na sua carcaça o estator que é externo e o rotor é a parte girante interna e que possui um eixo para acionar alguma coisa.

Infelizmente esses "regionalismos" sempre causam confusão. Um exemplo engraçado é o termo usado por encanadores: no chuveiro há o que eles, e todo mundo, chamam de "registro de pressão". Não é um registro - na verdade uma válvula - e não é de pressão, mas de vazão, pois serve para regular a vazão de água no chuveiro. Não se regula a quantidade de água alterando a pressão....
  Responder
rodpcastro Escreveu:Interessante, porque tem parceiros daqui mesmo que já detectaram correntes diferentes em lâmpadas comuns de diferentes fabricantes ou mesmo da mesma marca mas fabricadas em diferentes locais. Inclusive essa é uma hipótese para a queima dos refletores.

Mas como falei, não entendo de elétrica.

Rodrigo,

Tem boi na linha... ou a declaração de dados técnicos está errada, ou o produto tem falhas de fabricação. Tem muito produto no mercado com origem desconhecida, duvidosa. Dificilmente uma lâmpada Philips ou Osram tem problemas. E olha que eles tem fábricas em muitos lugares no mundo, as especificações e os produtos são idênticos.

Não acredito que muitos tenham feito medições de corrente. Para medir a corrente há necessidade de se ter um multímetro adequado e a medição não é fácil, pois os espaços são apertados, os chicotes de cabos idem, não há muitas pontas de cabo com terminais para que permita uma medição. Não temos a caixa de fusíveis, com clara identificação do circuito que protege. E para medir a corrente, o multímetro precisa ser introduzido no circuito, a corrente precisa fluir através dele, isso significa que um dos fios precisa ser desconectado (abrir o circuito), ser ligado ao multímetro e este ao soquete da lâmpada. Acho uma operação complicada, delicada e tudo por causa de uma lâmpada...
  Responder
Bateria não carregando pode ser retificador ou estator. Pare e leve rápido ao mecanico porque geralmente bateria ruim leva a queima de retificador que consequentemente queima o estator e ai tudo fica mais caro Smile
  Responder
Sei que o post é antigo, mas não posso deixar de registrar.
Estou passando exatamente por isso. A manutenção vai ficar em R$ 3500,00 e a peça em R$ 1500,00, ou seja, gasto mínimo de R$ 5000,00. Isso sem contar que vou ter que trocar óleo e filtro, o que vai acrescentar mais uns milão aí.
Minha moto: R1200GS 2014 - 52 mil km.
Segundo o mecânico, o melhor é instalar o estator da GS1250 ano 2018, ele disse que não dá mais problema, pena que custa R$ 2500,00.
Serviço especializado, tem que desmontar a moto quase inteira e tirar o motor para trocar essa peça.
  Responder
Bem vindo Nildemar.....vc relaciona a queima do estator a bateria ruim ou nível do óleo ou mesmo acessórios instalados?

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
  Responder
Nildemar Escreveu:Sei que o post é antigo, mas não posso deixar de registrar.
Estou passando exatamente por isso. A manutenção vai ficar em R$ 3500,00 e a peça em R$ 1500,00, ou seja, gasto mínimo de R$ 5000,00. Isso sem contar que vou ter que trocar óleo e filtro, o que vai acrescentar mais uns milão aí.
Minha moto: R1200GS 2014 - 52 mil km.
Segundo o mecânico, o melhor é instalar o estator da GS1250 ano 2018, ele disse que não dá mais problema, pena que custa R$ 2500,00.
Serviço especializado, tem que desmontar a moto quase inteira e tirar o motor para trocar essa peça.

Nildemar,

É de praxe que novatos se apresentem ao grupo no tópico "Apresentações Pessoais", é o primeiro deles....

Não deu para entender o que tua moto tem...

Para saber se uma determinada peça de um modelo serve em outro modelo, só tendo o part number da BMW. Cuidado com curiosos...
Perto de você tem um dos melhores mecânicos de BMW do Brasil o Piu em Catanduva
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Modelo de Bateria Para a BMW F800R Roney 10 15,895 09-01-2021, 17:56
Última Mensagem: rodpcastro
  F800r barulho no motor DIDI DIAS 11 18,939 07-01-2021, 11:51
Última Mensagem: ClaudioNog
  [Vídeo-tutorial] Retirada e recolocação da bateria rodpcastro 0 2,426 17-02-2018, 20:17
Última Mensagem: rodpcastro
  [Vídeo tutorial] Troca do óleo do motor e filtro na F800R rodpcastro 4 5,816 02-02-2018, 17:55
Última Mensagem: sal silva
  Dúvida sobre barulho no motor da F800r alguém notou? r1p 13 14,075 19-11-2017, 22:14
Última Mensagem: sr.orelha
  Spoiler do motor - Onde encontrar? Original ou em fibra FELIPEMRK 1 1,846 15-04-2016, 07:51
Última Mensagem: Iceman
  Motor da F 800R e F800GS Cimirro 7 5,693 11-02-2016, 15:32
Última Mensagem: Rapa

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)