O problema na questão de velas de ignição é o fato de não existir um padrão para a codificação .
Os maiores fabricantes que são NGK e Bosch adotam padrões diferentes, inclusive na designação numérica do grau térmico da vela, que são opostos...
Velas com eletrodos de Irídium são mais caras e garantem uma vida mais longa no uso. Relatos de velas "torradas" nos fóruns não me convencem que isso realmente tenha ocorrido por conta do material, posso garantir que isso é falso.
Em detrimento do que o teu "mecânico de confiança" diga, use SEMPRE a vela especificada no manual do produto, não substitua por produtos "melhores" baseado em achismos altamente técnicos e de "confiança".
Para veículos com motores amplamente utilizados mundo afora (automóveis), existe equivalência correta entre os fabricantes de vela. No caso de motos e que tenham uma produção numérica mais modesta, casos de marcas top como a nossa, não existe esta equivalência. É o caso das 1200GS e 1250GS onde só NGK possui a especificação de fábrica. NGK possui a especificação Irídium para algumas velas, mas não para todo o range de produção.
Vela é um item de durabilidade longa, seja em kilometragem seja ao longo do de tempo. O custo por km rodado é desprezível.
Acho desnecessário querer economizar em algo que talvez seja o item mais barato da moto, as velas.
Verificar o estados das velas a cada 10k é interessante e te mostra como está a combustão do teu motor. Se a vela se mostrar com aparência normal de acordo com fotografias de orientação do fabricante, remonte as tuas velas e seja feliz.... mas não se esqueça, velas não duram para sempre.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Obrigado pelos comentários. Apesar de a questão econômica ser importante, o que mais me intrigou, e despertou minha curiosidade, foi saber que a BMW adotou velas de irídio nas 1250 e manteve o intervalo de troca das velas comuns. Pra mim, o fato de as velas de irídio durarem várias dezenas de milhares de quilômetros, como sempre tenho lido, vira mito; ou o motor das 1250 é muito exigente com velas (não sei realmente como funciona isso) ou talvez a BMW tenha "esquecido" de atualizar seu cronograma de serviços no manual e nas concessionárias...parece que, no caso específico das velas, chego à conclusão de que não devo seguir o manual...
03-06-2021, 09:47
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-06-2021, 10:06 por Gnegraes.)
Olive Escreveu:Obrigado pelos comentários. Apesar de a questão econômica ser importante, o que mais me intrigou, e despertou minha curiosidade, foi saber que a BMW adotou velas de irídio nas 1250 e manteve o intervalo de troca das velas comuns. Pra mim, o fato de as velas de irídio durarem várias dezenas de milhares de quilômetros, como sempre tenho lido, vira mito; ou o motor das 1250 é muito exigente com velas (não sei realmente como funciona isso) ou talvez a BMW tenha "esquecido" de atualizar seu cronograma de serviços no manual e nas concessionárias...parece que, no caso específico das velas, chego à conclusão de que não devo seguir o manual...
Rondon,
Muito provavelmente esqueceram de atualizar a ficha de manutenção.
As velas de Irídium garantem alta performance na ignição e qualidade superior da queima na câmara de combustão, não se trata a penas de maior durabilidade.
Neste link da NGK há vários filmes sobre todos os tópicos referente a velas de ignição, trata de maneira geral e adequada todos os temas, vale muito a pena assistir.
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/catv...e-ignicao/
Guilherme
Guilherme, você foi exatamente no ponto onde estava minha dúvida. Acreditava que a vantagem das velas de irídio estava apenas na durabilidade. Obrigado por dedicar seu tempo para tirar nossas dúvidas aqui.
Para isso serve este grupo, eu acho....
Guilherme
Pessoal,
Lendo essa thread eu fiquei com uma dúvida: levei a moto para revisão numa oficina, fora da concessionária, e me disseram mais de uma vez que a 1250 usa 2 velas por cilindro. Mas, pelo o que entendi aqui e pelo o que pesquisei, é uma por cilindro, certo?
Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk
milacs Escreveu:Pessoal,
Lendo essa thread eu fiquei com uma dúvida: levei a moto para revisão numa oficina, fora da concessionária, e me disseram mais de uma vez que a 1250 usa 2 velas por cilindro. Mas, pelo o que entendi aqui e pelo o que pesquisei, é uma por cilindro, certo?
Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk Bom dia, ou a oficina é ruim ou desonesta, vc deve arrumar outra, ou por a mão na graxa e fazer vc mesmo, pois desde a primeira 1200 a água é somente uma vela por cilindro. As GS 650 2009 pra frente e as GS 1200 a ar usam 2 velas por cilindro. Uma intermediária de pre queima e outra principal, garantindo queima total do combustível injetado.
Eraldo Telles
Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk
Eraldo Tel Escreveu:Bom dia, ou a oficina é ruim ou desonesta, vc deve arrumar outra, ou por a mão na graxa e fazer vc mesmo, pois desde a primeira 1200 a água é somente uma vela por cilindro. As GS 650 2009 pra frente e as GS 1200 a ar usam 2 velas por cilindro. Uma intermediária de pre queima e outra principal, garantindo queima total do combustível injetado.
Eraldo Telles
Eraldo,
Só um comentário: não existe vela de ignição com função de pré queima.
Todo os motores dotados de 2 velas, conhecidos pela sigla TS - Twin Sparks, recebem corrente elétrica exatamente ao mesmo tempo.
O objetivo de se ter duas velas é aumentar a performance da queima na câmara de combustão. No passado motores de competição 2 tempos também usavam duas para tentar evitar o conhecido encharcamento de vela e apagar o cilindro (óleo), se uma encharcava a outra ainda seguia funcionando. Muito comum nos motores de motos para cross.
O ponto de ignição é muitíssimo importante no desempenho do motor e em um momento angular do virabrequim muito preciso. Ter dois "momentos" diferentes na ignição não ajuda em nada, pelo contrário, só atrapalha e piora o desempenho da queima.
Devido à velocidade da reação química de queima do combustível (tecnicamente é uma reação de oxidação exotérmica), a ignição se dá sempre um pouco antes o PMS (ponto morto superior) para que enquanto o pistão completa seu curso até o PMS e tenha a máxima compressão disponível, a combustão se espalhe por toda a câmara de combustão e inicie o processo de expansão volumétrica pelo aumento de pressão.
Adiantar o ponto de ignição provoca a conhecida "batida de pino" que é a pré detonação. Atrasar o ponto de ignição perde-se potência por perder parte da pressão na câmara de combustão e ter uma queima incompleta.
Guilherme
Eraldo Tel Escreveu:Bom dia, ou a oficina é ruim ou desonesta, vc deve arrumar outra, ou por a mão na graxa e fazer vc mesmo, pois desde a primeira 1200 a água é somente uma vela por cilindro. As GS 650 2009 pra frente e as GS 1200 a ar usam 2 velas por cilindro. Uma intermediária de pre queima e outra principal, garantindo queima total do combustível injetado.
Eraldo Telles
Eu acho que ambas as coisas: desonesta e ruim, pois alguém prestando serviço desonesto não pode ser bom....
Guilherme
milacs Escreveu:Pessoal,
Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk
Olá Mila! Também sou de Campinas e levo a minha moto para revisão na Dínamo em Rio Claro, o Val é o responsável pela oficina e é super recomendado aqui na nossa região.
Eu gostei muito e tenho mantido a manutenção da minha moto com ele.
|