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Eder Escreveu:Medaina, parabéns, a moto é só alegria. De longe a melhor das muitas que já tive. Posso dar três recomendações derivadas de minha experiência pessoal com esta e outras BMWs, uma de segurança e duas de eficiência:
1) Nunca ande sem pelo menos uma das mãos no guidão, pois a moto tem ângulos que favorecem a agilidade e ela fica perigosa sem as mãos no guidão.
2) Ao subir as marchas não use a embreagem, apenas dê uma aliviada no acelerador. usar a embreagem interrompe por muito tempo a rotação do motor e causa o famoso "clunk" do cardã nas trocas.
3) A GS é boa de curvas fazendo contra-esterço no guidão. A curva fica mais segura pois diminui o risco de derrapagem, principalmente nas nossas estradas.
Subir marchas sem embreagem nunca tentei realmente...
É, o pessoal intui que câmbio de moto é igual de carro, mas na moto é errado usar a embreagem para subir as marchas.
Medaina Escreveu:Subir marchas sem embreagem nunca tentei realmente...
Taí uma coisa que eu não sabia. Sempre soube que era possível subir as marchas sem embreagem, mas nunca tinha ouvido que era errado usar a embreagem. Vivendo e aprendendo...
A propósito, seja bem-vindo colega! Quer mais uma recomendação? Saia rodando e pronto, essa moto e' muito gostosa de se andar!
Bem vindo!! Sorte com a motoca!
Sergio, principalmente as motos com gerenciamento eletrônico são projetadas considerando que não será usada a embreagem, mesmo porque quando se a usa a interferência na rotação do motor dura mais tempo e é desnecessariamente acionado todo o sistema de discos de embreagem e tal. Na prática a moto fica muito tempo desconectada do motor. Isso tudo, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, prejudica muito mais a moto do que as trocas diretas.
SFF Escreveu:Taí uma coisa que eu não sabia. Sempre soube que era possível subir as marchas sem embreagem, mas nunca tinha ouvido que era errado usar a embreagem. Vivendo e aprendendo...
A propósito, seja bem-vindo colega! Quer mais uma recomendação? Saia rodando e pronto, essa moto e' muito gostosa de se andar!
Esta forma de pilotar sem embreagem serve para motos sem cardã?
Sim, eu ando assim com a KTM XCF-W 350.
Jesus Jr. Escreveu:Esta forma de pilotar sem embreagem serve para motos sem cardã?
Hoje sai com minha 800GS na estrada, e constatei que troca de marchas para cima é bem mais prática sem a embreagem. Depois que aprende o macete, troca bem rápido e sem tranco.
se é assim, logo que eu emplacar farei um teste de mudar marchas sem embreagem, alias andar sem plsca tambem é complicado.
Uma coisa que gostei nessa moto foi o valor do seguro R$1652,00 reais para garantir 70, vale muito a pena.
Interessante esse assunto da troca de marchas sem embreagem.
Às vezes eu faço isso mas fico com receio se não prejudica a moto.
A BMW K1300 têm um dispositivo no pedal do câmbio, que quando acionado o pedal do câmbio para cima, ele corta a ignição numa fração de segundo, para que a marcha seja trocada (para cima somente) sem acionamento da embreagem.
Eder uma dúvida, usar a embreagem na troca pra cima prejudica ou é desnecessário ?
Se prejudica, porque nunca nenhuma CC nunca fala isso na entrega das motos ? Porque isso não consta no manual ?
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