• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Compressor de ar ligado na bateria
Boa noite. Na realidade, o título deste post está muito ruim, não é bem isto o que quero perguntar... Há mais ou menos 1 ano, comprei um kit para remendo de pneus muito bacana nos EUA (Dynaplug) contendo um pequeno compressor. Tem um cabo com conectores para os terminais da bateria com um fusível de 15A e a ponta que se liga ao compressor. A ideia é deixar o cabo permanentemente conectado à bateria (tem um plug na ponta para "fechar" o conector que vai no compressor), enrolado alí no compartimento da bateria. Eu fiz isso e algumas semanas depois, minha bateria original, com pouco mais de um ano, pifou. Foi testada e "condenada". Troquei a bateria e, por via das dúvidas, não conectei mais o tal cabo. Acham que foi coincidência a bateria pifar ou o cabo deu sua contribuição? Todo o material do kit é muito bem feito (made in USA), com acabamento primoroso e o cabo foi especificado para ficar permanentemente conectado. Estou com vontade de deixá-lo ligado, mas bateu aquela dúvida...
  Responder
Olive, baterias são obras do Demo!
Elas pifam e te deixam na mão quando vocâ menos espera e sem qualquer aviso prévio.
Por outro lado, um ano é muito pouco tempo para a bateria "pifar", a menos que use a moto muito esporadicamente.
Precisaria verificar com o cara que testou a bateria qual o "laudo".
Foi condenada, ok, mas condenada por que?
Não segura mais carga? Estava em curto? Qual o motivo da "condenação".
Acho pouco provável o cabo ter sido a causa, a menos que tenha feito alguma ligação errada.
Enfim, só tem um jeito de saber. Liga de novo e vê o que dá.
Se pifar a bateria novamente, saberá que ligou algo errado ou há um problema com o chicote.
O custo será o de uma bateria nova.
Por outro lado, se não ligar mais por medo, terá jogado fora o custo do seu compressor.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
  Responder
Olive,

se os componentes estão bem isolados não acredito que tenham sido a causa de abreviar a vida útil da bateria...eu instalaria novamente.

Abçs
Luiz
  Responder
cerqueira Escreveu:Olive,

se os componentes estão bem isolados não acredito que tenham sido a causa de abreviar a vida útil da bateria...eu instalaria novamente.

Abçs
Luiz

Concordo.
Normalmente no inverno as baterias tendem a dar mais problemas, não vejo relação entre o chicote do compressor de ar e a descarga da bateria.
Fiquei 2 semanas sem usar a moto e quando fui dar partida, só o tradicional téc, téc, téc... Carreguei durante a noite e está OK.
Baterias de moto além de mais caras que as de carro, não duram tanto como as outras...
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Muitíssimo obrigado pelos comentários. Vou instalar novamente o chicote.
  Responder
Olive Escreveu:Muitíssimo obrigado pelos comentários. Vou instalar novamente o chicote.
É muito difícil uma bateria ter seus contatos de ligação interna rompidos, ou carcaça estufada e trincada real motivo pra uma troca. Sempre em 99 % dos casos a bateria é condenada por ter a resistência interna aumentada pela deposição de sulfato de cobre em suas placas, fazendo com sua corrente efetiva disponível seja insuficiente pra ligar a moto ou carro. Vc mede a tensão da bateria e tem os 13 V de média, mas ao dar partida essa tensão cai abaixo dos 10V e a corrente pra partida tb fica menor não conseguindo virar o motor. Fiz recentemente um dessulfatador de baterias, que consiste numa tensão cc pulsante ocasionada por um capacitor no circuito ligado a uma ponte retificadora que irá remover o sulfato das placas e deixá-la novamente em condição de uso.
Felizmente a minha bateria apesar de sete anos (É BMW original está firme e forte, ando diariamente com a moto), se alguém tiver bateria nessa situação, na região de Campinas posso usar esse recondicionados de baterias que fiz, só levar a bateria em casa ou fazer um desse pra seu uso, não gastei 50,00 reais na montagem.
Eraldo

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk
  Responder
Eraldo Tel Escreveu:É muito difícil uma bateria ter seus contatos de ligação interna rompidos, ou carcaça estufada e trincada real motivo pra uma troca. Sempre em 99 % dos casos a bateria é condenada por ter a resistência interna aumentada pela deposição de sulfato de cobre em suas placas, fazendo com sua corrente efetiva disponível seja insuficiente pra ligar a moto ou carro. Vc mede a tensão da bateria e tem os 13 V de média, mas ao dar partida essa tensão cai abaixo dos 10V e a corrente pra partida tb fica menor não conseguindo virar o motor. Fiz recentemente um dessulfatador de baterias, que consiste numa tensão cc pulsante ocasionada por um capacitor no circuito ligado a uma ponte retificadora que irá remover o sulfato das placas e deixá-la novamente em condição de uso.
Felizmente a minha bateria apesar de sete anos (É BMW original está firme e forte, ando diariamente com a moto), se alguém tiver bateria nessa situação, na região de Campinas posso usar esse recondicionados de baterias que fiz, só levar a bateria em casa ou fazer um desse pra seu uso, não gastei 50,00 reais na montagem.
Eraldo

Bom dia Eraldo,

Seria bastante interessante se você pudesse publicar aqui o circuito que você montou.
Me interesso em montar um para meu uso.

A tensão CC é constante ou pode ser variável?
Como ponte retificadora poderia ser um carregador de baterias?
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Eraldo Tel Escreveu:É muito difícil uma bateria ter seus contatos de ligação interna rompidos, ou carcaça estufada e trincada real motivo pra uma troca. Sempre em 99 % dos casos a bateria é condenada por ter a resistência interna aumentada pela deposição de sulfato de cobre em suas placas, fazendo com sua corrente efetiva disponível seja insuficiente pra ligar a moto ou carro. Vc mede a tensão da bateria e tem os 13 V de média, mas ao dar partida essa tensão cai abaixo dos 10V e a corrente pra partida tb fica menor não conseguindo virar o motor. Fiz recentemente um dessulfatador de baterias, que consiste numa tensão cc pulsante ocasionada por um capacitor no circuito ligado a uma ponte retificadora que irá remover o sulfato das placas e deixá-la novamente em condição de uso.
Eraldo

Desenha Eraldo!!

Abçs
Luiz
  Responder
Gnegraes Escreveu:Bom dia Eraldo,

Seria bastante interessante se você pudesse publicar aqui o circuito que você montou.
Me interesso em montar um para meu uso.

A tensão CC é constante ou pode ser variável?
Como ponte retificadora poderia ser um carregador de baterias?
Tem um vídeo no you tube é bem simples de fazer o título é dessulfator capacitivo de baterias,

Responder
Boa tarde senhores.
Aproveitando o tópico, estou procurando um compressor de ar portátil 12v para carregar em viagens. Alguma indicação?
Estava quase comprando um da tramontina que custa uns 100 reais mas ouvi dizer que a amperagem não é suportada e pode desarmar a tomada.
Já me indicaram esse aqui de baixo mas o preço é bem salgado:
[Imagem: 8ade12c9889519127948ac25aa0b14f7.jpg]

Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Bateria Gnegraes 23 46,889 09-04-2025, 22:00
Última Mensagem: EvertonM
  Trocando a Bateria do sensor RDC Junior_Bal 10 17,964 18-02-2024, 17:21
Última Mensagem: Emerson333
  Bateria da chave keyless rafaelgs 28 24,830 08-01-2024, 10:41
Última Mensagem: Gnegraes
  Troca bateria na garantia PauloLopes 5 2,018 28-05-2022, 10:19
Última Mensagem: PauloLopes
  Qual a melhor bateria para substituir a original da gs 1200 lc? Fabiano K 68 50,893 29-06-2021, 21:37
Última Mensagem: Marcelo DC
  Troquei bateria - Moto não liga mais alexandrej 8 7,558 12-12-2019, 12:28
Última Mensagem: profCarlos
  Bateria FFerrão 19 13,834 21-10-2018, 10:29
Última Mensagem: Antonio.HN
  Bateria - qual a durabilidade? Rromagnani 30 38,273 03-05-2018, 17:52
Última Mensagem: Eraldo Tel
  Bateria descarregada Diegofor 44 31,765 29-12-2017, 18:49
Última Mensagem: Reiner
  Bateria de Lítio 12V Malfarano 35 32,261 28-08-2017, 21:50
Última Mensagem: marcelocos

Saltar Fórum: