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Qual a melhor bateria para substituir a original da gs 1200 lc?
#41
Após pesquisa aqui em Floripa e pela internet, comprei a Moura, instalada em casa, por R$340,00.

Só para informação, a concessionária pediu R$2.100,00 pela "original"(a original, que troquei depois de 2 anos e meio, era Heliar), ou Motobatt por R$650,00.
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#42
Um amigo trocou a bateria original(BY heliar) Mitsubish do carro dele por, se não me engano, 4100,00. Troquei da minha Camionete Toyota, Heliar 2 anos de garantia, com capacidade de partida maior, por 550,00....
Tem que raciocinar, senão.....

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#43
Pessoal,
Gostaria de ler uma explicação técnica para as afirmações que tenho lido em alguns artigos "especializados " que é:
"Coloque uma madeira no pezinho da moto e prolongue a durabilidade da bateria da moto "
Evitando assim a fuga de corrente da bateria....

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#44
Reiner Escreveu:Pessoal,
Gostaria de ler uma explicação técnica para as afirmações que tenho lido em alguns artigos "especializados " que é:
"Coloque uma madeira no pezinho da moto e prolongue a durabilidade da bateria da moto "
Evitando assim a fuga de corrente da bateria....

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Reiner,

Isso realmente é verdadeiro se (sempre há um "se") houver qualquer cabo, ou conector de cabo, por menor que seja com sua capa isolante cortada/trincada e expondo o condutor a ter contato com eventual umidade, água, graxa com poeira, etc. na sua superfície externa, o que leva a surgir corrente elétrica de baixa amperagem e que acaba drenando energia da bateria do veículo.

O descanso central e o lateral por serem metálicos, ao se apoiarem no piso fazem uma excelente ligação elétrica com o terra, se há alguma fuga de corrente de algum cabo que está ligado no circuito do polo positivo da bateria, o circuito está feito e a corrente por menor que seja vai circular.

Se tua bateria é relativamente nova e começar a descarregar de um dia para o outro, tem contato de cabo mal encapado com o chassis da moto em algum lugar. E a merda é achar o maldito. Só tem um jeito: isolar circuito por circuito e testar.
E as modernas motos tem multicabos planos para o sistema CAN-Bus, por onde circula tudo dentro de um chicote principal e de onde saem os chicotes secundários e terciários. Resta procurar problemas nos conectores, soquetes de lâmpadas, chave de partida, etc. Recomendo Ioga, Budismo ou Meditação para encarar a tarefa...

Se alguém possuir melhor interpretação do fenômeno, por favor, compartilhe conosco.

Lá fora há umas pecinhas plásticas bem acabadas e bonitinhas para se colocar embaixo do descanso lateral e isolar da terra.
Afinal nun péga bein carregá pracima i prabaixu un pedacin di taubinha nu borso...

N.B.: odeio elétrica veicular...
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#45
Guilherme,
Não tenho problemas na moto, só não concordo com a afirmativa
Do texto. ..portanto gostaria de ouvir alguém técnico, se houver algum no fórum.
Um cabo descascado em contato com o chassi da moto, vai provocar um curto, com a conseguente queima do fusível ou abertura do circuito eletrônico. ....

Valeu amigo....

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#46
Reiner Escreveu:Guilherme,
Não tenho problemas na moto, só não concordo com a afirmativa
Do texto. ..portanto gostaria de ouvir alguém técnico, se houver algum no fórum.
Um cabo descascado em contato com o chassi da moto, vai provocar um curto, com a conseguente queima do fusível ou abertura do circuito eletrônico. ....

Valeu amigo....

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Rainer, se o cabo estiver de fato descascado e o condutor entrar em contato direto com o chasis, sim, teremos um curto-circuito e irá acionar algum dispositivo de segurança.

O que pode ocorrer são trincas no isolamento, que não chega a encostar o condutor no chassis, mas penetra poeira nessa trinca e com umidade chega a haver fuga de corrente.
Essa fuga é tão baixa que não ativa os dispositivos de proteção, pois é só fuga e não um curto, mas com o tempo certamente poderá descarregar a bateria aos poucos.
O mesmo se aplica a cabos com baixa isolação. Não chega a dar curto, mas permite a fuga de micro correntes.
Existe um aparelho chamado Megômetro, que mede a isolação dos condutores exatamente para detectar baixa isolação, coisa que multímetros comuns não detectam.

O problema que eu vejo com essa teoria do pezinho é que, até onde eu sei, o chassis da moto também é ligado no polo negativo (ou aterrado).
Então, a fuga de corrente ocorreria de qualquer forma, sem precisar do pezinho. Mais ainda, isolar o pezinho não resolveria.
Agora, se eu estiver enganado e o chassis não for ligado ao negativo, ai sim faz sentido.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#47
Thomas,
Realmente, a fuga dentro do circuito é possível, soquete de lâmpada com entrada de água é um outro exemplo....e normalmente o chassi, tanto da moto, do carro e da maioria dos veículos automotores são utilizados como o condutor negativo do circuito....
Vou tentar passar o vídeo que recebi em um outro grupo....
Obrigado pelas respostas e pela oportunidade de aprender mais um pouco....

Sds

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#48
Vermelho Escreveu:Bom dia pessoal!
Algo raro aconteceu comigo agora... hoje pela manhã dei partida na moto que estava já há uns 20 dias parada, pegou de primeira, desci até a praia (150km) parei na portaria para liberar o acesso e desliguei por uns 5 min... não ligou mais, a bateria morreu Sad
Tudo bem que a bateria ainda é a de 2016 (original) e inclusive já precisei dar uma carga nela uns dois anos atrás, mas morrer assim depois de ter andado 1h30min achei um pouco estranho.
Isso pode acontecer ou dever ser algo além da bateria?
Abração
Isso aconteceu comigo na trilha... já voltando da trilha... a moto apagou... bateria morreu... placa colada o mecânico falou...

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#49
Vermelho Escreveu:O mais esquisito é que depois de duas horas parada, voltei lá com um cabo para dar a partida, mas antes fui tentar mais uma vez.... vai que!?! e não é que pegou?!
estacionei aqui na garagem e só hoje fui tentar ligar outra vez... pegou de primeira
De qualquer forma pela idade avançada (kkkk) vou trocar mesmo assim, mas depois preciso ver o que pode ter acontecido, talvez possa ser o mesmo problema que o Thiago relatou aqui para nós
Valeu pelos comentários pessoal!
Revisa o motor de partida... se tiver ferramentas é tranquilo p tirar em casa msm...

A minha quando estava quente... ela não pegava... após 15...20 minutos esfriando... pegava engasgando... após 40 minutos pegava como se nada tinha acontecido... passei muita vergonha...

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#50
Sergio Som Escreveu:Estou pensando em comprar uma Moura. A minha acho que é Heliar. Não me lembro e não acho que vale a pena pagar o dobro ou mais pela Yuasa.

https://www.googleadservices.com/pagead/...hBi&adurl=

Alguém tem alguma sugestão?

Obrigado.
Recomendo bateria motobatt, pois tem uma boa descarga (CCA 160 - 200)

Tecnologia americana.

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