Nesta quarta feira a noite, estava dando uma volta na minha 800gs, para espairecer depois de um longo dia de trabalho. estava numa rua movimentada aqui de Curitiba, atrás de um carro. na hora de ultrapassá-lo, coloquei a moto para direita e acelerei. na pista ao lado tinha uma daquelas tampas de inspeção de esgoto, redondas de ferro fundido, comuns em toda rua que se preze. essa em especial estava uns 10cm mais baixa que o nível do asfalto. como, ao avistá-la, já estava muito encima, não deu tempo para desviar, passei por cima, acelerando mesmo. na hora, sinto que o motor deu uma engasgada. na hora pensei: mas que coisa, será algum problema na gasolina, injeção, sujeira? fiquei encucado com aquilo. voltando para casa um pouco mais tarde, aconteceu o mesmo, mas dessa vez num pequeno buraco no asfalto mesmo. fiquei mais encucado ainda.
Depois, já em casa tomando uma cuba libre com Rum Negrita, comecei a pensar naquilo e a pesquisar na net, e vi que foi o controle de tração que atuou, para evitar a roda traseira de rodar em falso. A preocupação inicial se transformou em faceirice, ao ver que o sistema realmente funciona... ainda falta testar em estrada de chão!
alguém ai já sentiu o ASC trabalhar?
Atua sim Nessas condicoes , deve ter acendido a luz vermelha no painel tambem , indocando que o sistema esta' atuando.
Enjoy!!
Sim a injeção corta para não deixar a roda destracionar
17-05-2013, 15:58
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-05-2013, 17:17 por TOLENTINO.)
Bruno, gostei da qualidade do seu texto!
Quanto ao CT, funciona da seguinte forma: através dos sensores do ABS, a cada 5 milisegundos a centralina compara a velocidade das duas rodas e ao "perceber" que a traseira está mais rápida que a dianteira, "entende" que a roda está perdendo tração (ou derrapando) e corta a injeção. Em algumas motos isso é mais sentido, como na F800GS, dando a impressão que a moto está falhando. O CT e o ABS agem como anjos da guarda eletrônicos.
Nas duas situações que você citou, a roda traseira perdeu contato com o solo por milésimos de segundo e com a momentânea falta de "carga" a velocidade da roda aumentou, fazendo o ASC agir.
Sem amigos ninguém escolheria viver, mesmo que tivesse todos os outros bens.
Aristóteles
Obrigado tolentino!
Foi isso mesmo que constatei. Ela perdeu traçao, girou em falso e o ASC agiu!
Bruno,
Se voce for andar, em um trecho grande de terra, desligue o controle de tração, porque senão vai ficar difícil de pilotar, pois em todas as imperfeições do terreno, ele entrará em funcionamento, retirando a tração da roda.
Na terra, VOCE tem que ter o domínio da máquina, e não a parafernália eletronica, é só um conselho, depois que voce testar, coloque as impressões.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC] ![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
O CT é um recurso que não pretendo usar nunca.
Nada melhor do que ter o total domínio da moto, não só na terra onde este recurso pode colocar a pilotagem em risco, mas também no asfalto onde muitas vezes deve-se contar com a moto tracionando incondicionalmente e por vezes até mesmo levantando a roda dianteira para superar algum obstáculo.
Não sei se é porque vivi no off road, mas nada mais seguro do que controlar a aceleração na mão independente do piso e se seco ou não. Dominar a moto e fazer o que quiser sem surpresas.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
Bruno Zeni Escreveu:Nesta quarta feira a noite, estava dando uma volta na minha 800gs, para espairecer depois de um longo dia de trabalho. estava numa rua movimentada aqui de Curitiba, atrás de um carro. na hora de ultrapassá-lo, coloquei a moto para direita e acelerei. na pista ao lado tinha uma daquelas tampas de inspeção de esgoto, redondas de ferro fundido, comuns em toda rua que se preze. essa em especial estava uns 10cm mais baixa que o nível do asfalto. como, ao avistá-la, já estava muito encima, não deu tempo para desviar, passei por cima, acelerando mesmo. na hora, sinto que o motor deu uma engasgada. na hora pensei: mas que coisa, será algum problema na gasolina, injeção, sujeira? fiquei encucado com aquilo. voltando para casa um pouco mais tarde, aconteceu o mesmo, mas dessa vez num pequeno buraco no asfalto mesmo. fiquei mais encucado ainda.
Depois, já em casa tomando uma cuba libre com Rum Negrita, comecei a pensar naquilo e a pesquisar na net, e vi que foi o controle de tração que atuou, para evitar a roda traseira de rodar em falso. A preocupação inicial se transformou em faceirice, ao ver que o sistema realmente funciona... ainda falta testar em estrada de chão!
alguém ai já sentiu o ASC trabalhar?
bom dia !!
lembre-se que no uso em estrada de terra o ABS estará ativo. Cuidado, pois na terra o ABS as vezes atrapalha e o tombo é eminente. Abç
CT SEMPRE desligado..ABS ligado no asfalto..como vivo mais em cima da motoca de trilha do que na de asfalto não senti falta do CT e concordo plenamente com o Fabio Paoli, controle é tudo.
Flw
Philippe - BHZ/MG
Amizade em duas rodas, sempre! :o
On [CG 125 - 1995, GSXR 1000 - 1998, NX Falcon - 2000, Shadow 600 - 2002, XRE 300 - 2009, F800 GS 2013]
Off [Agrale 27.5 SXT - 1990, CR-E 260 - 1996, Alfer 250 - 1999, WR 250F - 2008, CRF 230 - 2013..avaliando Up Load...]
Ola Bruno Zeni.
Sim eu já senti, porem me preocupou muito. Em alguns caso a F800GS apagou motor. Quero saber se isso ocorre com a sua BMW para verificar se não é um recall por fazer
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