Obrigado pela observaçao Mauro, abestecei pra acaso em um posto br e o cara do posto me aconselho a podium afirmando que nao ten etanol...depois foi em um outro posto e perguntai ao gerente que afirrmò que a podium ten so o 10% de etanol...acreditai nisso mas agora aprendo que tem etanol como a comun...pareche que ten muito menos enxofre (e isso è bom pra o meio ambiente) e mas alta octanagem (provavelmente atingido com outros aditivos)..mas nao vale a pena considerando o custo e a dificultade a procurar (imagina viajando no interior e procurar so postos br pra abastecer...). Pessoalmente nao notai diferenza no funcionamento do bicilindro...no contrario me pareche que a moto anda melhor com aditivada.
Vicenzo,
Acredito que o uso da Podium pode trazer algum benefício ao longo do tempo, quer dizer ao longo de muitos e muitos Kms, com menos carbonização dos cilindros, limpeza de componentes e outros benefícios que uma boa gasolina pode trazer ao motor... como no Brasil o pessoal em geral prefere trocar de moto a cada 2 ou 3 anos no máximo, ou dificilmente 100 mil Km, não acredito que se possa desfrutar de alguma vantagem.
Na minha opinião a diferença de desempenho entre uma gasolina comum e a Podium é imperceptível e algum ganho em termos de durabilidade do motor somente poderá ser notada com uma quilometragem alta, então, apesar de usar Podium sempre que possível na minha moto, minha conclusão é que não vale a pena.
Verdade, chegai na mesma conclusao.
Uso tanto a comum quanto a aditivada. Procuro abastecer a Grid que é a aditivada da BR pois vou no posto que fica na rodovia e a gasolina nele é em torno de 30 centavos mais barata.
Sempre em minhas motos somente gasolina comum
Só uso comum ou premium, geralmente (99,9%) das vezes a comum... rsrsrs...
Aditivada, só se não tiver outra mesmo...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Sempre comum
Premium nao adianta pois sao poucos lugares q tem
E aditivada já me falaram q nao é indicada pro motor da 800
Sempre usei e uso gasolina aditivada nas minhas motos.
Colegas,
Como é possível o manual da GS800 recomendar uma gasolina com octanagem de 95 ROZ/RON, equivalente à nossa gasolina comum, num motor com taxa de compressão de 12:1?
Sem considerar os efeitos nocivos dos 27% de etanol, quando o manual recomenda 10% no máximo...
À rigor, um motor com esta taxa de compressão deveria usar uma gasolina com pelo menos 103 RON, ou seja, nossa gasolina Podium, da BR Distribuidora, que bate perto, nos 102 RON de octanagem.
Obrigado,
Paulo