25-08-2020, 01:22
Gnegraes Escreveu:Há pouco mais de um ano atrás, publiquei aqui um texto a respeito de codificação de pneus e como interpretar a sopa de letrinhas.
Também aproveitei e pesquisei a respeito de validade de pneus, garantias, aqui e na Alemanha.
Abaixo vai o texto publicado em junho de 2019...
Pessoal,
Entender a identificação gravada em alto relêvo nas laterais dos pneus, é muito importante.
Abaixo vai link no OneDrive com texto e figuras para que se possa interpretar corretamente os limites do teu pneu.
A legislação brasileira fala em 5 anos de garantia obrigatória. Entendo se tratar de Garantia a partir da instalação do pneu no veículo(Importante sempre guardar a NF, para futuros questionamentos).
De acordo com a BRV da Alemanha (Bundesverband Reifenhandel e Vulkaniseur-Handwerk e.V.) pneus de até 3 anos são considerados novos quando sem uso e até 5 anos se armazenados adequadamente.
https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfZCm1qiVapoJ4ntJw
Guilherme, quem me passou a informação foi um amigo meu, que foi diretor da Bridgestone por vários anos, no Brasil, Colombia e Mexico.
Perguntei a ele sobre isso porque os pneus do carro da minha esposa estavam apresentando sinais de "esfarelamento" na parte externa dos pneus dianteiros e a concessionária sugeriu a troca, usando a data do DOT e alegando que, como a data já havia passado, o pneu estava "vencido" e portanto precisaria ser trocado.
Como se trata de um pneu flat run, portanto bem caro, resolvi consultar meu amigo, já que é expert em pneus.
E a explicação que ele me deu foi essa que eu passei no meu post.
Como ele tem varios anos de experiencia no ramo, inclusive na época em que a Bridgestone fazia parte da F1, não tenho porque duvidar dele.

CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)
