27-02-2021, 14:08
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-09-2021, 23:01 por luiz baum.)
EvertonM Escreveu:Poisé, Rods. O mesmo princípio, não só nas motos, mas também nas bicicletas. Seu relato me fez lembrar dos tempos de moleque, quando eu desmontava minha bicicleta para pintar ou lubrificar.
Exatamente!
Esferas das rodas, do guidão e dos pedais.
Fuça, limpa, lubrifica, ajusta e pau na máquina.
E ficava bem feito.
Apareceu calo na minha moto depois de 50 mil km após a manutenção que eu fiz, fora o tanto que o ex-dono rodou.
Troquei por rolamentos SKF há poucas semanas e espero rodar dezenas de milhares de km sem ter notícias de problemas.
Apesar de ter fabricado um extrator do rolamento cônico, acrescentei uma dupla de componentes no sistema da caixa.
Fabriquei 2 arruelas de aço inox de 1 mm de espessura e, na montagem, coloquei ambas antes dos guarda pós.
Desta forma, quem desmontar os rolamentos pelo método do saca-pino não irá causar qualquer dano nos guarda-pós.
Luiz Baum