24-11-2021, 10:25
Iceman Escreveu:Guilherme, aqui mesmo no forum já houve relatos de casos de quebra, não exatamente do bloco em sí, mas da "orelha" onde o protetor vai fixado, o que invariavelmente implica na substituição do bloco (ou uma gambiarra feia com solda, etc.).
Se me lembro corretamente foi com uma F800 com um protetor de uma marca "alternatíva". Em função disso, a CC não bancou a troca e o amigo ficou num prejú danado..
Mas de fato, nunca ouvi casos disso em uma R1200.
Thomas,
Acho que não importa muito qual o modelo de protetor de motor, todos os que eu vi até hoje são muito parecidos e próximos do cabeçote.
Digo isso pelo fato que se o protetor for muito saliente, o braço de alavanca também aumenta e não me parece ser nenhum dos casos existentes.
Esse em princípio não foi a causa da quebra do ponto de apoio.
Se o choque for grande, o protetor deve se deformar e com isso absorver parte da energia do impacto. Como as atuais carrocerias de autos, propositadamente "moles" para se deformarem e absorver a energia do impacto e a desaceleração instantânea, te mantém vivo.
Agora se o protetor for muito rígido estruturalmente, uma outra parte vai absorver a energia e quebrar.
A corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco....
Em situação de choques muito violentos, não há o que fazer ou melhor proteger, tudo vai quebrar.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...