30-07-2022, 11:24
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-07-2022, 11:33 por Gnegraes.)
Kinha Escreveu:Roberto.
Fui até a concessionária aqui na minha cidade e recebi do mecânico chefe resposta muito similar ao relato do teu amigo. A concessionária estava aguardando o ferramental para executar os testes e foi falado no tal furo do cardan. Mas o que me assustou e reafirmou minha convicção de que a marca está mantendo a mesma postura é o fato de que o cardan da moto BMW era LIVRE DE MANUTENÇÃO! De minha parte, tomei como decisão, se a concessionária insistir em apenas fazer o furo, em fazer a manutenção em oficina de extrema confiança.
Desconheço decisões judiciais especificamente sobre esse problema, mas acho que em algum momento isso irá parar no Judiciário.
Kinha et All,
Eu também acho que o eixo cardã é isento de manutenção.
Se as coifas estiverem intactas e montadas corretamente nos seus alojamentos, não há o que fazer internamente,
Se não entrar água, não há necessidade de limpeza e lubrificar nada, inclusive os eixos estriados.
As juntas cardã são seladas, não há que fazer manutenção e nem lubrificá-las. Algumas juntas cardã apresentam problemas? Sim, pelos mesmos motivos que juntas homocinéticas nos autos. Uma pancada exagerada cria uma pequena marca na pista e que com o funcionamento vai aumentando até colapsar.
O Reiner abriu algumas vezes a balança monobraço da ex-1200 dele e deve ter encontrado tudo em ordem.
O Piu comenta a mesma situação nas motos de seus clientes: abre, olha, inspeciona e fecha.
O Piu me disse que na mudança de lado da balança, fizeram um novo projeto das coifas e do alojamento delas, o restante é igual. A não ser a balança esquerda que é idêntica à direita anterior mas "espelhada" (em alemão spiegelgleich = como vista por espelho).
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...