31-07-2022, 15:37
Gnegraes Escreveu:Kinha et All,
Eu também acho que o eixo cardã é isento de manutenção.
Se as coifas estiverem intactas e montadas corretamente nos seus alojamentos, não há o que fazer internamente,
Se não entrar água, não há necessidade de limpeza e lubrificar nada, inclusive os eixos estriados.
As juntas cardã são seladas, não há que fazer manutenção e nem lubrificá-las. Algumas juntas cardã apresentam problemas? Sim, pelos mesmos motivos que juntas homocinéticas nos autos. Uma pancada exagerada cria uma pequena marca na pista e que com o funcionamento vai aumentando até colapsar.
O Reiner abriu algumas vezes a balança monobraço da ex-1200 dele e deve ter encontrado tudo em ordem.
O Piu comenta a mesma situação nas motos de seus clientes: abre, olha, inspeciona e fecha.
O Piu me disse que na mudança de lado da balança, fizeram um novo projeto das coifas e do alojamento delas, o restante é igual. A não ser a balança esquerda que é idêntica à direita anterior mas "espelhada" (em alemão spiegelgleich = como vista por espelho).
Guilherme, concordo.
Aliás, quem compra moto com transmissão por eixo cardan quer se livrar da lubrificação da corrente em longas viagens. Se o aparato mecânico fosse tão bem feito quanto nas versões refrigeradas a ar, não estaríamos discutindo esse assunto. Mas há um problema a ser resolvido, pois são inúmeros relatos de motos em idêntica situação.
Hoje mesmo (31/07) estou vendo um vídeo no face de uma moto com dois meses de uso e nove mil quilômetros (sem uso off, segundo o proprietário) com o eixo estriado em nítido processo de engripamento (já estava havendo "colagem" das peças). A moto é 22/22 e já tem a tal válvula de borracha acoplada ao furo que já feio na fábrica. Aliás, a pequena válvula caiu (segundo o relato) e a fábrica (imagino que a concessionária) disse para tocar o barco. Depois foi substituída por outra válvula e colada (e não apenas encaixada) no braço. A desmontagem mostrou que havia água entrando pela coifa traseira.
Vou ter que abrir o cardan da minha moto mais cedo do que eu pensava...