09-12-2022, 11:11
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-12-2022, 11:36 por Gnegraes.)
alberto dy Escreveu:Oi pessoal,
O pouco que sei sobre as 14, 15, até porque a minha é AC e não trocaria uma 2012 por nenhuma até 2021:
O estator fica submerso e é refrigerado pelo óleo do motor, todos queimam no mesmo ponto principalmente porque se o óleo baixar um pouco a refrigeração diminui na parte de cima e torra, a BMW quer que troque todo sistema do alternador por isso tão caro, troque apenas o Estator e recomendo fazer com o Piu em Catanduva. Tem maluco aumentando os furos de circulação de óleo do estator, não sei se funciona.
Ontem na Live do Atacama com o Ricardo Lugris, ele contou o que aconteceu com ele e que não tinha alternador nos Estados Unidos nem no Canadá levou um tempão para chegar da Alemanha e o preço foi mais de 2500,00 dólares (deve ser colocado).
Alberto,
Fui ver no RSD como se faz a troca do alternador.
Ele está alinhado com o eixo do virabrequim, não está localizado no cárter para que possa estar "imerso" e caso haja baixo nível de óleo a parte superior se aqueça e queime.
A refrigeração por óleo deve ser através da bomba de óleo do motor, através de canais de óleo dedicados.
O rotor não queima, deve ser composto de imãs permanentes girando dentro das bobinas do estator, o campo magnético variável (está girando dentro do estator) gera corrente elétrica nas bobinas.
O regulador de tensão é externo ao motor e fácil de ser trocado em caso de pane.
Para chegar ao estator, a caixa de câmbio deve ser removida. a roda fônica (sistema de sincronização angular do motor) deve ser retirada, a roda livre do motor de arranque deve ser sacada, etc.
Bastante trabalho, podem ter certeza....
O alternador me parece ser parrudo: a corrente em marcha lenta é de 23A e a 6.000rpm é de 35A.
Abaixo vai figura do estator:
[ATTACH=CONFIG]11462[/ATTACH]
Para quem tem aquele vídeo de animação mostrando o motor da LC sendo montado e funcionando, a partir do tempo 32 segundos é possível ver sendo a sua tampa sendo colocada.
É rápido mas dá para ver a posição do conjunto no motor.
Abaixo vai o link no OneDrive do vídeo:
https://1drv.ms/v/s!AtiZ5VhZnVBGhpt8_yTM...Q?e=aLqISB
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...