Oi pessoal, minha GS (1200, ano/mod 2008) me deixou na mão semana passada. Simplesmente apagou e apresentou a inscrição EWS no painel. Guinchada para a concessionária o veredito foi que o módulo EWS (algo relacionado ao codificador da ignição/chave) precisa ser trocado e tem que vir da Alemanha! Estimativa 30 dias e ainda nem sei quanto vai custar... Alguém já passou por essa situação? Alguma dica?
Eu pessoalmente não, mas alguns colegas do fórum já.
Se prepare que o troço não é barato não...
Já tentou levar para uma oficina independente?
Me parece que houve casos em que o problema era só com a bateria do EWS, e conseguiram trocar e fazer o sistema voltar a funcionar.
Mas não tenho certeza.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso  (pensa numa criança feliz... :o)
Obrigado pela dica. Estou esperando a facada, digo, o orçamento.
Que isso!!!! A velha história de CC querendo trocar tudo... Kkkk EWS è erro de leitura do codigo da chave, a leitura eh feita no aro onde coloca a chave. Verifique antes a carga da bateria. Isso pode resolver gastando no maximo $10,00 numa carga. Se a bateria estiver velha, pode ser precise trocar a bateria. Na minha moto ocorreu a mesma mensagem, dei carga na bateria , resolveu na hora mas a bateria arriou de vez, mas tbrm durou 4 anos. Troquei a bateria e fim do problema.
Zé Henrique 
Amores antigos:
Honda CG125 88, Honda NX150, Vespa Px200
Honda CB500, DT180 (trilha), XT660, Yamaha WR250 (trilha) , F800 GS 30anos e R1200GS LC
22-12-2015, 20:10
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-12-2015, 20:13 por RicBoris.)
Queirozjh Escreveu:Que isso!!!! A velha história de CC querendo trocar tudo... Kkkk EWS è erro de leitura do codigo da chave, a leitura eh feita no aro onde coloca a chave. Verifique antes a carga da bateria. Isso pode resolver gastando no maximo $10,00 numa carga. Se a bateria estiver velha, pode ser precise trocar a bateria. Na minha moto ocorreu a mesma mensagem, dei carga na bateria , resolveu na hora mas a bateria arriou de vez, mas tbrm durou 4 anos. Troquei a bateria e fim do problema. A Celeste já mostrou duas vezes esse código EWS no painel, impedindo a partida do motor. Em ambas, deixei a moto desligada um tempinho e depois deu tudo certo. Quando cheguei em casa, li o manual e, de fato, se trata de leitura da chave.
Considerando que minha moto já está passando dos três anos, creio que o Zé Henrique tenha razão no diagnóstico: bateria! Então vou dar uma carga na danada e já começar a procurar por uma nova.
Valeu Zé! [emoji109] [emoji4]
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Ricardo Boris
Ipu / Ceará
Tem muito troca troca (no bom sentido) nessas concessionárias.
Soube que o cara safo da Eurobike foi mandado embora com um monte de gente. Limpeza total, com ele vai todo um histórico que a garotada que tá lá não conviveu ou realmente não sabe ou não conhece uma soluçaõ mais prática.
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
Mcolnagosp Escreveu:Tem muito troca troca (no bom sentido) nessas concessionárias.
Soube que o cara safo da Eurobike foi mandado embora com um monte de gente. Limpeza total, com ele vai todo um histórico que a garotada que tá lá não conviveu ou realmente não sabe ou não conhece uma soluçaõ mais prática. ... talvez tenham sido demitidos justamente por isso, heim?
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Ricardo Boris
Ipu / Ceará
Então Boris. Ontem estive lá e eles estão queimando os estoques. 50% em qualquer peça da boutique. O boato que corre é que vai trocar de dono, e como o estoque já foi pago, eles estão queimando por preço inferior ao custo.
Mas mandaram vendedor embora, consultor técnico e mecânicos.
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
Ramón,
além das dicas já apresentadas, mais algumas possibilidades:
a tua chave é codificada?? Isto acontece com a chave reserva também?? Algumas chaves apresentam problema, e não o módulo.
Se não é codificada como a minha, e com a chave plástica que acompanha a reserva? Se aparece EWS com ela infelizmente pode ser o módulo realmente.
Tudo de bom,
Luiz
Oi Cerqueira, obrigado pelas dicas. Pois estou arrancando os cabelos com essa estória. Me pediram a chave reserva (de plástico) enviei e eles disseram que testaram e que realmente tem que trocar o tal módulo (que disseram que chama BMSK) e que só assim é vai resolver a moto voltar a funcionar. Falei com um mecânico (prefiro não mencionar o nome aqui) e, segundo ele, seria um defeito difícil de acontecer e que, em 6 anos de oficina é a segunda vez apenas que se depara com esse problema. Agora vem o pior, R$ 7.350 para trocar o módulo e R$ 440 de serviço! Simplesmente 20% do valor da minha moto velhinha (mas super bem cuidada!)por um módulo e um par de chaves. Durante o dia de hoje conversei com duas concessionárias na Alemanha, pois tenho um amigo que estará lá na próxima semana. Em Munique disseram que não dá tempo para receber a peça nova codificada (meu colega fica só uma semana) e em Berlin disseram que por norma da BMW não podem vender pessas codificadas fora do país de origem. Lá, tudo custaria cerca de 900 euros (super caro mas bem mais barato do que aqui). Minha bateria tem menos de dois anos e a moto está sempre em uso. Enfim, tremenda dor de cabeça. Estou com um amigo tentando comprar a peça nos EUA, mas recebi a recomendação de não comprar componentes eletrônicos da BMW nos EUA pois podem não funcionar na nossas motos tupiniquins... Se não tiver um sinal positivo dos EUA vou ter de morrer com essa grana, por mais que eu goste da BMW, difícil não se sentir frustrado com ela numa situação dessas...
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