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Puro Sangue! BMW R 1200GS 2013
#1
Pessoal,


As motos "BMW GS" são sinônimos de prazer de pilotar e de aventura há mais de 30 anos. Isso se aplica especialmente às motos GS com o motor "boxer", que permitem que os motociclistas explorem os cantos mais remotos do mundo

Mas, a família GS foi, e ainda é, muito mais do que isso. Sua estabilidade e estilo de curvas em estradas sinuosas, os tempos de viagem encurtados devido à alta performance nas estradas, passeios descontraídos com um passageiro ou passeios em terrenos acidentados, cada GS tem um conjunto de habilidades em sua categoria respectiva e isso não vai mudar com a nova versão.

É o conceito que integra a resistência de uma grande moto de enduro e o desempenho de um poderoso motor boxer de alto torque, reverenciado por uma legião de fãs do motociclismo de todo o mundo. Não é à toa que as "grandes BMW GS" com motor boxer têm sido as favoritas indiscutíveis no seu segmento de mercado por muitos anos e são as mais vendidas dentro da gama de modelos BMW Motorrad. BMW agora está começando um novo capítulo na história da GS: a moto “aventureira” mais popular do mundo foi levada à perfeição.

O desafio maior era encontrar uma maneira de melhorar ainda mais para continuar mais nove anos no topo. Mesmo em seu nono ano de produção, a atual BMW R 1200 GS ainda está definindo exatamente o seu segmento, realizando testes comparativos para avaliar a aceitação do seu conceito e tecnologia inovadora. Com mais de 170.000 unidades vendidas, a família GS é a que faz mais sucesso e a mais vendida no mundo.

Voltada para os objetivos acima, a R 1200 GS foi totalmente redefinida, particularmente o conceito de unidade. A maior revolução estrutural do novo modelo foi a adoção do sistema de ar / líquido de arrefecimento do motor boxer com caixa de velocidades integrada e transmissão por eixo cardan colocado agora ao lado esquerdo da moto.

O desempenho foi otimizado, bem como a adequação dos sistemas de emissão de ruído e de escape a futuros requisitos previstos pela legislação. Essas alterações são consequência, entre outras coisas, da alteração do sistema de arrefecimento. O motor boxer na nova R 1200 GS continua a utilizar o sistema ar / líquido de arrefecimento, substituindo o óleo de arrefecimento por uma mistura de água e glicol. Isso garante um elevado nível de capacidade de absorção de calor do líquido de arrefecimento a dissipação do calor mais eficiente.

Na chamada refrigeração de precisão (um princípio semelhante ao usado na Fórmula 1), apenas os elementos do motor que estão particularmente expostos a stress térmico são arrefecidos com líquido. O motor continua a utilizar o ar de arrefecimento, preservando assim a aparência característica do motor boxer de pistões opostos. Os dois radiadores são pequenos e discretamente integrados.

A passagem de fluxo agora é vertical em vez de horizontal e a carcaça do motor integra a caixa de 6 velocidades, bem como uma embreagem úmida com função anti-hopping, em vez da embreagem a seco que era usada anteriormente. Com uma potência de 92 kW (125 cv) a 7.700 rpm e 125 Nm a 6.500 rpm, o novo motor oferece potência e desempenho superiores aos demais modelos do segmento. O peso da R 1200 GS, vazia (pronta para a estrada), de acordo com a norma DIN, é de 238 kg incluindo o sistema BMW Motorrad Integral ABS.

Um controlador do acelerador é agora utilizado pela primeira vez numa moto GS. Os comandos do piloto são transmitidos diretamente pelo sensor localizado na manopla do acelerador para o sistema de controle do motor, que regula o fluxo de combustível eletronicamente. A utilização do sistema E-gás fornece uma melhoria significativa em termos de controlabilidade e resposta. O piloto também pode adaptar as características do motor para a situação na estrada por meio de cinco modos - "Chuva", "Road", "Dinâmico", "Enduro" e "Enduro Pro" (extra opcional). Também foi possível incluir uma função de controle eletrônico de cruzeiro (também extra opcional).

A nova suspensão semi-ativa BMW Motorrad utiliza um sistema dinâmico denominado ESA (Ajuste Eletrônico de Suspensão), que proporciona mais segurança na pilotagem e otimiza o desempenho do conjunto. O sistema ESA monitora o movimento vertical da parte dianteira e da roda traseira por meio de um sensor de deslocamento da mola em cada posição, e adapta automaticamente o amortecimento com a situação de acordo com condições de utilização. O ajuste de amortecimento frontal e traseiro é feito por meio de válvulas de regulagem controladas eletricamente.

Especificações:
Motor: tipo boxer, com refrigeração ar / líquido, quatro tempos, dois cilindros horizontalmente opostos, DOHC, 4 válvulas por cilindro
Cilindrada: 1.170 cc
Transmissão: 6 velocidades, embreagem úmida com sistema anti-hopping
Alimentação: injeção eletrônica
Suspensão dianteira: BMW Telelever com curso de 190 milímetros
Suspensão traseira: BMW Paralever EVO com curso de 200 milímetros
Freio dianteiro: disco duplo de 305 mm com sistema BMW Motorrad Integral ABS
Freio traseiro: disco simples de 275 mm com pinça de dois pistões e sistema BMW Motorrad Integral ABS
Potência: 92 kW (125 cv) a 7.700 rpm
Torque: 125 Nm @ 6500 rpm
Tanque: 20 litros
Peso: 238 kg


Abs,

Reinaldo
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