• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Regulagem da suspa traseira com garupa - dÚvida
#17
Pesquisei bastante sobre o assunto quando comprei minha moto. Eu peso 80 kg e, pelo que vi, quanto maior a carga, maior o número de cliques na suspensão. Da mesma forma, para velocidades mais altas, também são necessários mais cliques. No entanto, essa informação genérica não ajuda muito não é mesmo?.

Quando comprei a moto, a suspensão estava toda solta, e eu não tinha nenhum parâmetro. Como gosto de mexer em tudo, decidi ajustar para 20 cliques apenas para testar. Na época, eu ainda nem estava adaptado à moto, então não senti diferença alguma na pilotagem, estabilidade, etc. O que começou a me dar um parâmetro foi passar por lombadas. Sentia desconforto quando a moto, com a suspensão mais dura, descia dos quebra-molas, forçando a minha lombar.

Decidi consultar o manual, mas as informações são muito genéricas. Ele apenas indicam:

Sem carga: tudo solto.
Com carga ou passageiro: X cliques.
Com passageiro e carga: Y cliques.

Porém, o manual não considera o peso das pessoas nem o uso específico. Não me conformei com isso e fiz um ajuste de 4 cliques. Depois de um tempo, comecei a me adaptar à moto, e após rodar cerca de 4 mil km, meu corpo já estava acostumado aos movimentos e impactos.

Volta e meia andava com minha esposa, que pesa 58 kg, ou com minha filha, que pesa 30 kg, e não mexia pois não afeta muito a suspensão com elas. Um dia, andei com meu sobrinho, que pesa 74 kg, e senti que a traseira da moto abaixou. Nesse ponto, já tinha adquirido mais sensibilidade para perceber as mudanças na suspensão, diferente do início, quando eu não tinha noção alguma. Então, apertei um pouco mais e ajustei para 7 cliques.

Foi aí que percebi como estava mais sensível à moto, quase como minha esposa é sensível à regulagem do banco do carro. Experimente mudar apenas um clique na regulagem do banco e você já ouve: “Quem andou aqui?” (kkkkk). De 4 para 7 cliques, a diferença foi nítida, e a moto ficou muito mais confortável e estável, melhou para mim. Na primeira arrancada já senti a melhora. Desde então, tenho rodado com 7 cliques.

Agora decidi testar com 10 cliques para ver como vou me sentir. Acabei de ajustar, mas ainda não andei com a moto.

RESUMINDO:

A menos que você seja um piloto de competição em busca da melhor performance, ajuste a suspensão de acordo com o que te faz sentir melhor. Depois que regular a moto para você e ajustar o farol, minha dica é usar o farol como refer~encia quando for viajar com garupa ou carga peça para o garupa sentar e vá ajustando os cliques até o farol voltar proximoa altura que fica com você sozinho. Isso é uma dica de um Não especialista Faz sentido? se fizer espero ter dado uma boa contribuição.
  Responder


Mensagem neste Tópico
Regulagem da suspa traseira com garupa - dÚvida - por AlanBraga - 08-01-2025, 17:31

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Tutorial] Ajuste da suspensão traseira rodpcastro 7 25,853 05-10-2019, 20:21
Última Mensagem: rodpcastro
  [Tutorial] Retirada da lanterna traseira rodpcastro 2 4,770 03-12-2018, 14:59
Última Mensagem: sal silva
  Dúvida / Curiosidade - Alguém já usou o Lubrax Feroces? ravelli66 25 22,564 23-10-2018, 15:20
Última Mensagem: bybecker
  Dúvida - Substituição lâmpada lanterna / freio por LED ravelli66 4 5,725 27-09-2018, 01:21
Última Mensagem: ACD
  Barulho na traseira Dudu F800R 5 4,224 04-07-2018, 12:45
Última Mensagem: Bublitz
  Duvida sobre compra de peças baconbh8 6 17,735 27-04-2018, 22:12
Última Mensagem: leandroper
  Dúvida sobre barulho no motor da F800r alguém notou? r1p 13 14,099 19-11-2017, 22:14
Última Mensagem: sr.orelha
  Duvida Embreagem e vibração brunoarco 4 5,877 23-03-2015, 00:36
Última Mensagem: r1p

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)