5 horas atrás
Oi Victor,
Sim, esta classe de óleo de engrenagens é mais estável conforme o aquecimento, mantém a viscosidade e reduz o backlash das engrenagens cônicas.
No meu caso como tenho câmbio separado do motor, esta vantagem também se observa.
Até meados de 2013 os motores boxer eram os clássicos historicamente falando, e na minha opinião com vantagens sobre as novas gerações:
- câmbio separado do motor: o óleo deste modelo é um específico para lubrificar e resfriar engrenagens, com requisitos muito diversos dos óleos de cárter de motor. O câmbio trabalha mais frio.
- embreagem seca monodisco: tem um desempenho melhor que as multidisco banhadas a óleo que são muito sensíveis ao debrear e apresentam muitas vezes dificuldade no ajuste. A embreagem seca monodisco funciona sempre da mesma forma e independe da temperatura ambiente e/ou do motor.
Os manuais de serviço BMW recomendam trocar os seguintes itens em regime de uso normal:
- óleo do cárter: cada 10k 4,0 litros
- filtro de óleo: 10k
- filtro de ar: 10K
- óleo da HAG (caixa redutora de engrenagens traseira): 40k
- velas: 40k
Sim, esta classe de óleo de engrenagens é mais estável conforme o aquecimento, mantém a viscosidade e reduz o backlash das engrenagens cônicas.
No meu caso como tenho câmbio separado do motor, esta vantagem também se observa.
Até meados de 2013 os motores boxer eram os clássicos historicamente falando, e na minha opinião com vantagens sobre as novas gerações:
- câmbio separado do motor: o óleo deste modelo é um específico para lubrificar e resfriar engrenagens, com requisitos muito diversos dos óleos de cárter de motor. O câmbio trabalha mais frio.
- embreagem seca monodisco: tem um desempenho melhor que as multidisco banhadas a óleo que são muito sensíveis ao debrear e apresentam muitas vezes dificuldade no ajuste. A embreagem seca monodisco funciona sempre da mesma forma e independe da temperatura ambiente e/ou do motor.
Os manuais de serviço BMW recomendam trocar os seguintes itens em regime de uso normal:
- óleo do cárter: cada 10k 4,0 litros
- filtro de óleo: 10k
- filtro de ar: 10K
- óleo da HAG (caixa redutora de engrenagens traseira): 40k
- velas: 40k
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

