• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cambio ou Bigorna na R1200GS LC (Todas)
#16
Pessoal,

Pesquisei e depois de varias lidas aqui e ali, segue uma explicação mais detalhada sobre o assunto:

1. Recentemente em um evento aberto no autódromo ficamos preocupados, estupefatos em ver a
quantidade de pilotos que estavam desperdiçando tempo e esforço usando a embreagem para subir
marchas. O sobe e desce de giro do motor entre cada troca de marcha faziam as motos urrarem e era
ouvido por nós dentro dos boxes, deixando-nos curiosos em saber se haveria uma nova mania consistida
em patinar embreagem e que nós não sabíamos dessa novidade. Apesar de ser um ritual importante para
pilotos iniciantes e novatos, usar a embreagem para subir marcha em uma estrada sinuosa ou no
autódromo é totalmente desnecessário (a menos que sua moto tenha algum problema de câmbio ou
transmissão que o impeça de usar esta técnica). De fato, há muitas situações onde pode ser um incômodo
ou atraso na busca de uma pilotagem rápida e suave.

2. A caixa de câmbio de uma moto difere da transmissão típica de um automóvel pois pode realmente
mudar as marchas com apenas uma pequena carga e só precisa de uma breve interrupção no fornecimento de
potência para poder subir uma marcha. Seu mecanismo de acoplamento constante e seqüencial permite mudar as
marchas muito mais rapidamente do que uma transmissão típica de acoplamento sincronizado de um automóvel, a qual
requer uma interrupção quase que total no fluxo de potência. Por isso é necessário usar a embreagem para
subir marchas nos carros de transmissão manual. É por isso que os power shifters (engate rápido) são tão populares
entre os pilotos de moto; usando um dispositivo que corta momentaneamente a alimentação da ignição ao subir uma
marcha o piloto pode manter o acelerador aberto e imóvel,economizando tempo e esforço.

3. Basicamente, a técnica é simples: Em vez de fechar completamente o acelerador e de puxar a
embreagem enquanto você troca de marcha, apenas solte um pouquinho o acelerador e faça a troca de
marcha em um movimento rápido, quase simultâneo; ignorando a embreagem. Não feche completamente o
acelerador, solte apenas o suficiente para trocar de marcha. Assim, subir marcha sem a embreagem se
tornará um hábito para trocar rapidamente e suavemente e os incômodos provenientes da transferência de
peso durante a troca normal de marcha, usando a embreagem, deixam de te incomodar durante a
pilotagem. Uma vez que você se acostume a usar esta técnica, ficará surpreso com o tempo e energia
economizados (e você provavelmente reduzirá o desgaste excessivo de embreagem).

4. Há muitas situações de pilotagem onde o esforço físico economizado por não de ter que apertar
constantemente a manete da embreagem durante as subidas de marchas pode ter um benefício enorme.
Por exemplo, ao percorrer uma seqüência de curvas fechadas ou de chicanes, seus braços e mãos são
ocupados com o esforço para dirigir a moto, e o posicionamento do seu corpo na moto também pode inibir o
trabalho da sua mão esquerda para poder apertar e soltar a manete de embreagem repetidamente. Em
situações como esta, simplesmente não há tempo ou recursos disponíveis para cuidar da embreagem, e no
fim de uma longa sessão de treino ou em uma prova cada economia de energia pode ajudar-lhe evitar a
cometer um erro. Também, uma tocada suave resultante do treino de trocar marchas corretamente lhe
recompensarão com mais qualidade nas ruas ou estradas.

Eu particularmente vou adotar esse sistema e daqui para frente vou utilizar diariamente.

Até breve,

Reinaldo
  Responder


Mensagem neste Tópico
Cambio ou Bigorna na R1200GS LC (Todas) - por Golias - 27-05-2014, 13:45

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Ajuste altura do câmbio bmw 1250 adv Rtiso 3 1,525 29-01-2025, 14:04
Última Mensagem: Rtiso
  Respiro caixa de cambio LIMABARBOS 4 8,968 26-07-2023, 13:07
Última Mensagem: Eraldo Tel
  R1200GS - Chave com Sensor de Presença dtertius 46 50,109 30-11-2021, 00:05
Última Mensagem: Marivaldo
  R1200gs can bus shw 0 2,056 17-03-2021, 16:38
Última Mensagem: shw
  Vazamento óleo bengala R1200GS LC Marco VD 13 11,250 23-10-2020, 10:26
Última Mensagem: Reiner
  Melhor custo benefício em pneus para R1200GS. mlbonfim 14 36,882 26-04-2020, 13:56
Última Mensagem: Sapi
  Câmbio GS 1200 2018 Felici 20 19,455 22-11-2019, 15:13
Última Mensagem: Reiner
  [Fixo] Qual a cor da sua R1200GS shw 70 163,107 14-04-2019, 10:08
Última Mensagem: Cesar.A
  Botão ABS / Controle Tração R1200GS Clasolive 8 5,514 27-03-2018, 20:48
Última Mensagem: Eraldo Tel
  Cardã R1200GS ADVENTURE 2015 Possenti 85 89,438 28-02-2018, 15:23
Última Mensagem: caudebes

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)