11-08-2015, 19:13
Vamos botar mais lenha nessa fogueira. Já tive umas 15 motos trail acima de 600 cc e sempre troquei somente o pneu mais usado, ou seja o traseiro na maioria das vezes. Acho que dianteiro só comprei uns dois a vida toda. E nunca liguei para essa do "desenho/marca" igual, já misturei Pirellis, Metzeler, Michelins, etc., sempre trocados "criscando" no TWI. O pneu traseiro além de gastar mais rápido, também fica "quadrado" de ser usado muito na reta e quando se troca o pneu a diferença é sensível nas curvas. Já o dianteiro tem um desgaste mais uniforme e a relação de troca 2 traseiros por um dianteiro é bem realística.
O outro "X" da questão é o prazo de validade dos pneus!!
O prazo de validade máximo de um pneu é cinco anos após sua fabricação. Após esse período, ele começa a se deteriorar devido ao tempo e aos agentes climáticos como pressão, temperatura e umidade. Os pneus podem aparentar estar em bom estado e com pouco desgaste, mas sua estrutura pode estar comprometida depois de 5 anos.
Tem muito motociclista que usa pouco a moto e tem uma moto com mais de 5 anos e menos de 15.000 km, que é a hora que o pneu traseiro tá pedindo água, dependendo do modelo, uso, etc. Ai acho que vale a pena trocar o jogo, já que o pneu dianteiro ainda "bom" já pode estar começando a ressecar, principalmente a banda lateral (aconteceu com uma XT 660 que comprei em 2007 e vendi 6 anos depois com 17.000 km) Fica a dica.
O outro "X" da questão é o prazo de validade dos pneus!!
O prazo de validade máximo de um pneu é cinco anos após sua fabricação. Após esse período, ele começa a se deteriorar devido ao tempo e aos agentes climáticos como pressão, temperatura e umidade. Os pneus podem aparentar estar em bom estado e com pouco desgaste, mas sua estrutura pode estar comprometida depois de 5 anos.
Tem muito motociclista que usa pouco a moto e tem uma moto com mais de 5 anos e menos de 15.000 km, que é a hora que o pneu traseiro tá pedindo água, dependendo do modelo, uso, etc. Ai acho que vale a pena trocar o jogo, já que o pneu dianteiro ainda "bom" já pode estar começando a ressecar, principalmente a banda lateral (aconteceu com uma XT 660 que comprei em 2007 e vendi 6 anos depois com 17.000 km) Fica a dica.