06-01-2016, 16:16
Oi pessoal, escrevo para dizer que infelizmente, apesar de todas as tentativas e, com toda a ajuda do pessoal aqui do fórum, vou ter que trocar o módulo aqui no Brasil mesmo, numa concessionária BMW. Para quem acompanhou, a estória foi longa, mas, de uma maneira resumida:
- Trata-se de um defeito raríssimo no módulo BMSK mesmo, as tentativas de se resolver via troca de antena do EWS (que reconhece a chave e o que seria uma coisa bem mais simples e bem mais barata) não funcionaram;
- Tirei da BMW e levei para um mecânico de confiança, que testou e checou um monte de coisas para eliminiar potenciais causas mais simples (desde bateria até conexões e cabos), nada funcionou;
- Tentei a compra da peça no exterior, vários dealers da BMW Motorrad nos EUA e na Alemanha se negaram a vender esse módulo, dizendo que, por se tratar de peça codificada e específica para cada motocicleta isso só poderia ser feito no país de registro da moto. Estranhamente outros dealers não apresentaram a mesma restrição, disseram que venderiam, mas fizeram um monte de exigências de documentação além de impor várias dificuldades logísticas de prazo, de entrega e retirada;
- Conversando com a concessionária aqui no Brasil, tive a informação que, se eu comprasse a peça no exterior, não poderiam me dar garantia do serviço/peça (isso pesou muito na decisão);
- Um módulo desse no Brasil custa em torno de R$ 7.500 (preço cheio, sem negociação de desconto) e no exterior cerca de US$ 1,100 (temos que considerar o dólar do cartão de crédito e o IOF da compra no exterior em cima desse número...). A diferença é grande, mas se você tiver que taxar a peça com o imposto de importação (neste caso cerca de 60%), risco que sempre existe quando da internação da peça, a diferença fica bem pequena.
Enfim, quando você junta tudo isso e analisa todos os riscos e restrições... Sei lá, é complicado. O fato é que vou trocar aqui no Brasil mesmo, "baita" despesa, essa eu não esperava, mas faz parte, fazer o quê... Confesso que não cogito mudar de marca por esse "ocorrido".
Mais uma vez agradeço a ajuda de todos vocês, muito bacana poder contar com esse espaço e espero poder retribuir a ajuda em outra oportunidade.
Um abraço e a gente se vê por aí, nas estradas e aqui no fórum.
Ramón
PS - apesar das restrições e dificuldades BMW (marca) mencionadas acima, queria dizer que o pessoal da oficina da BMW (concessionária) aqui de São Paulo foi super solícito e de maneira nenhuma fiquei com a impressão que estariam querendo optar pela solução mais fácil e custosa. Eu fiquei com sentimento que tentaram de tudo, entraram em contato várias vezes com a BMW da Alemanha e aceitaram várias dicas e sugestões que chegaram a eles por meu intermédio, por conta das sugestões e informações que recebi aqui do fórum. Agora vamos ver quanto tempo vai demorar pra chegar a peça...
- Trata-se de um defeito raríssimo no módulo BMSK mesmo, as tentativas de se resolver via troca de antena do EWS (que reconhece a chave e o que seria uma coisa bem mais simples e bem mais barata) não funcionaram;
- Tirei da BMW e levei para um mecânico de confiança, que testou e checou um monte de coisas para eliminiar potenciais causas mais simples (desde bateria até conexões e cabos), nada funcionou;
- Tentei a compra da peça no exterior, vários dealers da BMW Motorrad nos EUA e na Alemanha se negaram a vender esse módulo, dizendo que, por se tratar de peça codificada e específica para cada motocicleta isso só poderia ser feito no país de registro da moto. Estranhamente outros dealers não apresentaram a mesma restrição, disseram que venderiam, mas fizeram um monte de exigências de documentação além de impor várias dificuldades logísticas de prazo, de entrega e retirada;
- Conversando com a concessionária aqui no Brasil, tive a informação que, se eu comprasse a peça no exterior, não poderiam me dar garantia do serviço/peça (isso pesou muito na decisão);
- Um módulo desse no Brasil custa em torno de R$ 7.500 (preço cheio, sem negociação de desconto) e no exterior cerca de US$ 1,100 (temos que considerar o dólar do cartão de crédito e o IOF da compra no exterior em cima desse número...). A diferença é grande, mas se você tiver que taxar a peça com o imposto de importação (neste caso cerca de 60%), risco que sempre existe quando da internação da peça, a diferença fica bem pequena.
Enfim, quando você junta tudo isso e analisa todos os riscos e restrições... Sei lá, é complicado. O fato é que vou trocar aqui no Brasil mesmo, "baita" despesa, essa eu não esperava, mas faz parte, fazer o quê... Confesso que não cogito mudar de marca por esse "ocorrido".
Mais uma vez agradeço a ajuda de todos vocês, muito bacana poder contar com esse espaço e espero poder retribuir a ajuda em outra oportunidade.
Um abraço e a gente se vê por aí, nas estradas e aqui no fórum.
Ramón
PS - apesar das restrições e dificuldades BMW (marca) mencionadas acima, queria dizer que o pessoal da oficina da BMW (concessionária) aqui de São Paulo foi super solícito e de maneira nenhuma fiquei com a impressão que estariam querendo optar pela solução mais fácil e custosa. Eu fiquei com sentimento que tentaram de tudo, entraram em contato várias vezes com a BMW da Alemanha e aceitaram várias dicas e sugestões que chegaram a eles por meu intermédio, por conta das sugestões e informações que recebi aqui do fórum. Agora vamos ver quanto tempo vai demorar pra chegar a peça...