11-12-2016, 20:05
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-12-2016, 06:01 por rodpcastro.)
Boas notícias! Defeito aparentemente resolvido com a troca do TPS.
![[Imagem: 1a3fda71875a347d252d3595961c17bc.jpg]](http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161211/1a3fda71875a347d252d3595961c17bc.jpg)
![[Imagem: 37bca9508c7d9cae7261cc103cdae30c.jpg]](http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161211/37bca9508c7d9cae7261cc103cdae30c.jpg)
Essa é a peça, o famoso sensor de posição da borboleta do acelerador, ou TPS.
Com ajuda de um amigo e consultando o manual de serviços, retiramos de ambas as motos e trocamos as peças de uma à outra. Resolveu. Dei um longo ride e nada de defeito, rodou lisinha como a 2010 sempre foi.
Algumas explicações interessantes. Ao mexer na peça ruim, percebemos que ela está com movimento livre, o que significa que a mola interna quebrou ou soltou. E é a falta de ação dessa mola que provoca o problema. Fica faltando o pouquinho de ação dela para o sensor chegar em zero. A mola da borboleta retorna quase tudo, mas falta esse 1% que faz o problema. E isso explica duas coisas:
- o fato do defeito ser ocasional, intermitente - Por vezes o retorno da borboleta posiciona o sensor no lugar, por vezes não;
- o fato do defeito não ser detetado pelo scanner ou pelo próprio sistema da moto, que não registra falha. A parte eletrônica da peça tá íntegra, é a parte mecânica (mola) que está com defeito. Isso o sistema não tem como detectar.
Bom, até aqui é isso! Tudo se encaixa e a lógica tá perfeita. Só falta aparecer de novo, aí fico sem explicações.
A moto 2010 ficou com a peça defeituosa, mas vai ser consertada em janeiro. Tenho outros serviços pra fazer nela. E até lá vou pesquisar se esse TPS não é igual ao de algum carro ou moto bem mais barato.
![[Imagem: 1a3fda71875a347d252d3595961c17bc.jpg]](http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161211/1a3fda71875a347d252d3595961c17bc.jpg)
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Essa é a peça, o famoso sensor de posição da borboleta do acelerador, ou TPS.
Com ajuda de um amigo e consultando o manual de serviços, retiramos de ambas as motos e trocamos as peças de uma à outra. Resolveu. Dei um longo ride e nada de defeito, rodou lisinha como a 2010 sempre foi.
Algumas explicações interessantes. Ao mexer na peça ruim, percebemos que ela está com movimento livre, o que significa que a mola interna quebrou ou soltou. E é a falta de ação dessa mola que provoca o problema. Fica faltando o pouquinho de ação dela para o sensor chegar em zero. A mola da borboleta retorna quase tudo, mas falta esse 1% que faz o problema. E isso explica duas coisas:
- o fato do defeito ser ocasional, intermitente - Por vezes o retorno da borboleta posiciona o sensor no lugar, por vezes não;
- o fato do defeito não ser detetado pelo scanner ou pelo próprio sistema da moto, que não registra falha. A parte eletrônica da peça tá íntegra, é a parte mecânica (mola) que está com defeito. Isso o sistema não tem como detectar.
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