bybecker Escreveu:Alongar a relação prá que? Pra andar mais? SE tem uma 310 que não anda muito, compre uma 500. Se a 500 ainda anda pouco compre uma 800, ou uma 1000 ou uma 1200.
Não se cria potência trocando a relação, especialmente se quer andar "mais". Por isso uma 125 com apenas 12 hp chega a 100kmh mas para para 200kmh voce precisa 80, 100HP ou mais. A fábrica fez centenas de milhares de km para achar a melhor relação possível, qualquer troca sempre será prejudicial ao desempenho original. Dezenas, talvez centenas de engenheiros mecânicos ficaram anos na faculdade para fazer o melhor possível na sua 310 e voce quer fazer mágica?
Amigo Lauro, antes de tecer qualquer comentário sobre alongar a relação, seria preciso entender a motivação por trás da solicitação.
Nem sempre o objetivo final é "andar mais". Aliás, no universo dos participantes deste fórum, raramente é.
Sim, a fábrica faz milhões de km de testes, mas não tem como saber o uso específico que cada um irá fazer da moto.
Então é possível sim, e até normal, fazermos algumas "customizações", a fim de adequar a moto mais às nossas necessidades específicas.
Veja o caso da minha R1200GS.
Com certeza os testes e otimizações foram feitas visando um compromisso entre o uso on e off road.
Eu no entanto, nunca uso a moto no off road. Então por que eu deveria usar um pneu de uso misto, definido pelos engenheiros da BMW como "ideal" para esta moto, se só ando no asfalto?
Pessoas diferentes tem necessidades diferentes.
Enquanto uns só se preocupam com desempenho e que se dane o consumo, outros não estão nem ai para o desempenho e estão mais preocupados com conforto e autonomia.
Então é possível sim fazer modificações no projeto original e efetivamente "fazer mágica", no sentido de deixar a moto mais adequada para o nosso uso específico.