Prezados...
O WD40 não agride borracha, acrílicos, ou qualquer outro material, seja metálico, orgânico ou sintético. Em sua composição "desconhecida', possui agentes que neutralizam a ação dos agentes derivados de petróleo. Tanto é que eu uso nas botas da Alpinestars já a 10 anos e ela está novinha, sem ter sequer qualquer vestígio de degradação do couro.
A mesma coisa para borracha. Pode usar sem medo. Eu retiraria o excesso por conta do acúmulo da poeira.
A graxa nas estrias ajuda a manter o atrito entre as partes nulo, mas apenas uma pequena quantidade, pois o sistema gira e com a força centrífuga ela será arremessada nas paredes do braço de suspensão.
Quem mora em regiões litorâneas, sofre com a maresia em tudo. Qualquer equipamento, material, veículos e etc., sofrem danos. Vejam que até mesmo o alumínio é atacado criando aquela crosta branca. Então, ao meu ver, seria prudente a manutenção preventiva em tudo e, claro...na moto.
As motos BMW possuem uma característica peculiar que sua manutenção (algumas partes) pode ser feita pelo proprietário. Com um pequeno jogo de ferramentas, vontade e um conhecimento básico, se desmonta e monta a moto. Imaginem então fazer uma desmontagem da balança para lubrificação do sistema. O difícil será a primeira vez.
Um abraço a todos
Marco
Possenti Escreveu:Prezados...
O WD40 não agride borracha, acrílicos, ou qualquer outro material, seja metálico, orgânico ou sintético. Em sua composição "desconhecida', possui agentes que neutralizam a ação dos agentes derivados de petróleo. Tanto é que eu uso nas botas da Alpinestars já a 10 anos e ela está novinha, sem ter sequer qualquer vestígio de degradação do couro.
A mesma coisa para borracha. Pode usar sem medo. Eu retiraria o excesso por conta do acúmulo da poeira.
A graxa nas estrias ajuda a manter o atrito entre as partes nulo, mas apenas uma pequena quantidade, pois o sistema gira e com a força centrífuga ela será arremessada nas paredes do braço de suspensão.
Quem mora em regiões litorâneas, sofre com a maresia em tudo. Qualquer equipamento, material, veículos e etc., sofrem danos. Vejam que até mesmo o alumínio é atacado criando aquela crosta branca. Então, ao meu ver, seria prudente a manutenção preventiva em tudo e, claro...na moto.
As motos BMW possuem uma característica peculiar que sua manutenção (algumas partes) pode ser feita pelo proprietário. Com um pequeno jogo de ferramentas, vontade e um conhecimento básico, se desmonta e monta a moto. Imaginem então fazer uma desmontagem da balança para lubrificação do sistema. O difícil será a primeira vez.
Um abraço a todos
Marco
Se o nobre colega passou WD na bota e ela está nova então é bom .O WD descrito pelo fabricante é um liquido milagroso, mas que da receio de usar e ferrar tudo dá rs. Também aquele cheiro me da uma dor de cabeça do cacete rs. Acho que vou usa-lo na moto toda antes de uma viagem longa, talvez essa película proteja e impeça que a sujeira se acumule tanto.
Quanto a manutenção, faça você mesmo, temos pouco material aqui no fórum, o pessoal podia tentar melhorar isso. Na internet também não tem muita coisa sobre a LC, acho que é porque é uma motocicleta que foi lançada em 2013,talvez ainda muito recente.
Uso essa vaselina nas borrachas do material de mergulho da empresa, antigamente esse material ficava ressecado, quebradiças ou melado.
apos começarmos a utilizar esse produto parou o problema, olha que temos alguns diafragmas das KMB's bem finos.
Kranio Marcius
Caramba, esse tópico acabou virando uma boa aula sobre manutenção, lubrificação e afins
Sorte nossa!
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
Mcolnagosp Escreveu:Caramba, esse tópico acabou virando uma boa aula sobre manutenção, lubrificação e afins 
Sorte nossa!
Com certeza Marcelo! Estou aprendendo muito! A propósito, qdo trocaram a sua coifa vc teve a oportunidade de ver como estava seu cardã? Ainda estava com graxa?
Moro a 500m da praia.. Vou tacar WD40 em tudo!!!!!!!!!!!!!
J Petrel Escreveu:A verdade é que a Marca deveria chamar todas as LC pra trocar essa coifa e modificar o plano de manutenção, incluindo essa inspeção e lubrificação no acoplamento do eixo Cardan, é uma tarefa super simples e demora apenas 20 minutos.
Vou colocar as fotos da minha, só pra terem uma ideia de como deve se apresentar este acoplamento do cardan após a abertura!!!
![[Imagem: e4c377711059de690ab38eafabb03a9e.jpg]](http://images.tapatalk-cdn.com/15/11/18/e4c377711059de690ab38eafabb03a9e.jpg)
![[Imagem: d6f5ad77d15bbdc986f6fb35f1c983e2.jpg]](http://images.tapatalk-cdn.com/15/11/18/d6f5ad77d15bbdc986f6fb35f1c983e2.jpg)
Aproveitei pra trocar o óleo do Diferencial e Caixa de marcha.
Essa inspeção e lubrificação no acoplamento do eixo cardan e inspeção na coifa não consta na lista de tarefas das revisões, portanto nunca é realizada nas mesmas!!!! Sugiro que façam nas suas motos o quanto antes!!!!
Aqui no Rio reunimos um grupo de amigos e fizemos em seis motos no total... todas a ar!! apenas uma ano 2009 apresentava um oxidação superficial, que foi prontamente contida com uma limpeza e lubrificação.
Vejam a foto abaixo, onde aparece o que chamo de leve oxidação superficial, vejam que nas estrias do acoplamento nada ocorreu. Apenas uma leve oxidação por falta de uso a moto é 2009 e têm apenas 18 mil km. E ainda fica guardada em garagem na orla.
![[Imagem: 75dc667a6c143979da9d4cd18ac60303.jpg]](http://images.tapatalk-cdn.com/15/11/18/75dc667a6c143979da9d4cd18ac60303.jpg)
Orlando, minha GS é LC 14/15, peguei em março. Mas depois de tantos casos, Qto vcs forem fazer novamente essa inspeção no cardã, me avise por favor. Sou do Rio de Janeiro também é gostaria de ver o cardã da minha também.
Robson, com Petrel você estará bem acompanhado
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
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