Mudei recentemente para a 2018. A diferença nos engates para a anterior (2015) salta aos olhos. Na 2015 a entrada da primeira marcha gerava uma pancada bem razoável. Esse efeito está minimizado na 2018. Em relação ao uso do quick shifter, ainda estou pegando o jeito, mas já percebi que, tanto subindo quanto descendo as marchas, dando um "toquinho" no acelerador, o câmbio "chupa" a marcha. Se estiver devagar consigo colocar no neutro e em primeira sem acionar a embreagem. Tudo a título de teste, é claro, porque também compartilho da opinião de que a embreagem está ali para ser usada. Na pista, retomando velocidade nas saídas de pedágio, o quick shifter permite engates mais rápidos e com menos trancos, o que evita as batidas de capacete do piloto e garupatroa.
04-11-2019, 09:29
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-11-2019, 09:33 por Gnegraes.)
cberta Escreveu:Mudei recentemente para a 2018. A diferença nos engates para a anterior (2015) salta aos olhos. Na 2015 a entrada da primeira marcha gerava uma pancada bem razoável. Esse efeito está minimizado na 2018. Em relação ao uso do quick shifter, ainda estou pegando o jeito, mas já percebi que, tanto subindo quanto descendo as marchas, dando um "toquinho" no acelerador, o câmbio "chupa" a marcha. Se estiver devagar consigo colocar no neutro e em primeira sem acionar a embreagem. Tudo a título de teste, é claro, porque também compartilho da opinião de que a embreagem está ali para ser usada. Na pista, retomando velocidade nas saídas de pedágio, o quick shifter permite engates mais rápidos e com menos trancos, o que evita as batidas de capacete do piloto e garupatroa.
A primeira coisa a se entender é que todos os pares de engrenagens de cada marcha no câmbio estão acoplados/engrenados. E não poderia ser diferente, pois são engrenagens de dentes helicoidais.
O chamado "engrenamento" de determinada marcha se dá através de um acoplador que ao se movimentar axialmente ao longo do eixo, acopla o par de engrenagens a este eixo, permitindo que a rotação seja transmitida através dele. O termo "engrenar marcha" vem lá do passado quando as engrenagens eram de dentes retos e se fazia o deslizamento da engrenagem sobre o eixo e se acoplava uma engrenagem a outra. Hábitos antigos como: "caiu a linha" do telefone (antigamente se rompia o cabo telefônico) ou acabou a "luz" (eletricidade nas casas no início era para iluminação...)
Há diferenças de rotação entre o eixo e o par de engrenagens. Ao se acelerar suavemente há aumento da rotação do eixo em relação ao par de engrenagens e que em determinado momento estas rotações estão muito próximas, facilitando que o acoplamento se realize.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
cberta Escreveu:Mudei recentemente para a 2018. A diferença nos engates para a anterior (2015) salta aos olhos. Na 2015 a entrada da primeira marcha gerava uma pancada bem razoável. Esse efeito está minimizado na 2018. Em relação ao uso do quick shifter, ainda estou pegando o jeito, mas já percebi que, tanto subindo quanto descendo as marchas, dando um "toquinho" no acelerador, o câmbio "chupa" a marcha. Se estiver devagar consigo colocar no neutro e em primeira sem acionar a embreagem. Tudo a tÃ*tulo de teste, é claro, porque também compartilho da opinião de que a embreagem está ali para ser usada. Na pista, retomando velocidade nas saÃ*das de pedágio, o quick shifter permite engates mais rápidos e com menos trancos, o que evita as batidas de capacete do piloto e garupatroa.
A primeira coisa a se entender é que todos os pares de engrenagens de cada marcha no câmbio estão acoplados/engrenados. E não poderia ser diferente, pois são engrenagens de dentes helicoidas.
O chamado "engrenamento" de determinada marcha se dá através de um acoplador que ao se movimentar axialmente ao longo do eixo, acopla o par de engrenagens ao eixo, permitindo que a rotação seja transmitida através dele. O termo "engrenar marcha" vem lá do passado quando as engrenagens eram de dentes retos e se fazia o deslizamento da engrenagem sobre o eixo e se acoplava uma engrenagem a outra. Hábitos como: "caiu a linha" do telefone (antigamente se rompia o cabo telefônico) ou acabou a "luz" (eletricidade nas casas no inÃ*cio era para iluminação...)
Há diferenças de rotação entre o eixo e o par de engrenagens. Ao se acelerar suavemente há aumento da rotação do eixo em relação ao par de engrenagens e que em determinado momento estas rotações estão muito próximas, facilitando que o acoplamento se realize.
Guilherme
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04-11-2019, 09:49
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-11-2019, 19:17 por Gnegraes.)
No link abaixo está o desenho tridimensional do sistema de engate (trambulador) do câmbio.
Ao se movimentar o tambor seletor, os garfos se movimentam e os discos acopladores também, pois estão vinculados nos sulcos guia do tambor, são os chamados seguidores tipo cames.
https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhf9HLuCh...Q?e=pePcaL
No link abaixo verão o desenho de um eixo, as engrenagens e o disco acoplador. O disco se movimenta ao longo do eixo conforme a posição do tambor seletor e o garfo, que ao ao ser acionado posiciona-o junto à engrenagem e acopla esta engrenagem ao eixo. Um outro modo de entender esse disco acoplador seria enxergá-lo como sendo uma "chaveta" móvel, que liga a engrenagem ao eixo e daí transmite rotação e torque.
https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhf9I2rFI...g?e=lk4ZRy
Guilherme
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Bom dia!
A minha moto é uma gs1200r Premium 2015. O câmbio faz barulho em todas as marchas. Desde nova. Hoje está com 22kkm.
Entendo como característica do modelo.
Sds
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Houve atualização do cambio a partir de 04/2017. Eles ficaram macios, embora a primeira marcha quando está fria também dá aquele tranco.
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Marcelo DC Escreveu:Houve atualização do cambio a partir de 04/2017. Eles ficaram macios, embora a primeira marcha quando está fria também dá aquele tranco.
Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk E a diferença entre eles é gritante!
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Rromagnani Escreveu:E a diferença entre eles é gritante!
Enviado de meu SM-A205G usando o Tapatalk
A minha é 2009, a 1a. marcha faz algum ruído, mas não é sempre. O restante tem engates precisos e sem ruídos.
Também não tenho dificuldades em colocar em neutro.
Guilherme
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Gnegraes Escreveu:A minha é 2009, a 1a. marcha faz algum ruído, mas não é sempre. O restante tem engates precisos e sem ruídos.
Também não tenho dificuldades em colocar em neutro. As LC tem o câmbio em duro... estranhei bastante quando comprei!
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Marcelo DC Escreveu:Houve atualização do cambio a partir de 04/2017. Eles ficaram macios, embora a primeira marcha quando está fria também dá aquele tranco.
Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk Curioso, na r1250 percebo que com o motor frio, logo após ligar pela primeira vez no dia, a primeira marcha entra macia sem solavancos.
Depois durante o uso a primeira dá um pequeno tranco ao ser engatada. Nada que incomode. A minha g650 anterior pulava mais rss.
Abs
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