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Com qual intervalo vocês trocam o óleo da R1200GS?
#1
Pessoal,

Nas motos esportivas que eu tive, apesar de o manual eventualmente recomendar revisões anualmente ou de 10 em 10.000km, na metade desse período / 6 meses eu trocava o óleo. Pelo fato de aqueles motores estarem sempre trabalhando no limite, diz a sabedoria comum que é bom trocar óleo com boa frequência.

Mas e na R1200GS, cujo motor não trabalha tão no limite assim, como é o esquema de troca de óleo? O manual recomenda a revisão de ano em ano ou 10.000km e não fala nada de troca de óleo antes disso. Será que é bom trocar o óleo depois de 5.000km / 6 meses, para depois trocar de novo na revisão de 10.000km / 1 ano? Ou é besteira e não precisa?

Valeu!

Sergio
Sergio
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#2
Eu sigo o manual.
A minha é uma F800r. Trocado o óleo estritamente conforme o manual.
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#3
Eu não acho uma boa manter o óleo por mais de 5000Km, em situações " anormais" como meio de uma viagem sem possibilidade de troca tudo bem, ja fui aos 6.300 na Vstrom.
Mas tendo a opaco, e bom trocar nos 5000 pra garantir.
principalmente nas GS > 2013 (are/oleo) pois a variação de temperatura e muito maior que uma refrigerada a agua.
E esse 5000 partindo do principio que o óleo seja o Motul 5100 ...
Abracos !
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#4
Costumo trocar com 5.000 km, claro que o filtro também.

Uso o MOTUL 5100
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
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#5
RicBoris Escreveu:Depende muito do óleo. A motul tem um ótimo que dá pra rodar 10mil km de boa. O sintético 7100, salvo engano. Porém, nunca cheguei a usar.

10 mil e de mais pra mim Smile uns 7mil eu ate encararia, mas 10mil ficaria muito cismado ...
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#6
Se o fabricante da moto e do óleo dizem que dura 10k, porque eu deveria trocar antes?
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#7
Pessoal,

Troca de óleo do motor

Item dos mais importantes no motor, é o período da troca do óleo do cárter. Pois o uso prolongado do óleo ou troca mal feita faz com que o motor carbonize, ou seja, crie uma sujeira que chamamos de "laca", que é o óleo em forma de fuligem; esta fuligem gruda nas paredes do motor e prejudica a lubrificação do e refrigeração interna.
O QUE PODE ACONTECER? Se o óleo estiver com a especificação errada ou vencido podem ocorrer "batida de pino", batida de tucho, aumento da temperatura do óleo, carbonização interna, quebra de anéis de pistão; e até a quebra total do motor.
PRINCÍPIO DO ÓLEO- A função básica do óleo é lubrificar e também controlar a temperatura interna do motor, por mais justo que seja o motor, o óleo mantém um filme muito fino que não deixa os metais se tocarem, folgas de décimos de milímetro e o óleo está lá, firme e forte. Como existe este "filme de óleo", ou seja, uma película de óleo, não existe o "atrito" entre metais, e a facilitação do "arraste entre metais". Este princípio já era usado na antiguidade, no Egito por exemplo usavam óleo mineral de animais embaixo de blocos de pedra para transporte.
TIPOS DE ÓLEO- Quando um motor é desenvolvido são feitos testes exaustivos de meses para a melhor performance do motor, por isso, cada motor usa um tipo de óleo, jamais substitua a especificação, não confunda com marca, especificação do óleo é o índice de viscosidade e o tipo de base. VISCOSIDADE: EX.: 20W40 , 20W50, 5W30, 10W40 / BASE: mineral, semi-sintético, e sintético.
Nenhum óleo é melhor do que o outro, mas cada um tem sua característica, o grande segredo é usar o que manda o fabricante, claro que o óleo sintético é muito mais elaborado que o mineral, isso não se discute, por isso ele é usado em motores de alta performance ou alta temperatura.
O único tipo de substituição que se pode fazer é por um óleo superior ao especificado, ex.: no manual diz: óleo 10w40 mineral; você pode usar um 10w40 semi-sintetico / ex.: no manual diz : 10w40 semi-sintetico; você pode usar um 5w40 sintético / sempre se pode trocar por um óleo superior, mas NUNCA trocar por um inferior, ex.: no manual diz 5w40 sintético e você por um 10w40 mineral, isso NUNCA deve ser feito, se for feita essa mistura de óleos inferiores com sintético, vai se criar uma pasta parecida com piche dentro do motor dificultando a lubrificação.
PERÍODO DE TROCA- óleo mineral.- no máximo 5.000 km ou seis meses, o que ocorrer primeiro.
óleo semi-sintético.: no máximo 7000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
óleo 100% sintético.: 10.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Observe esse detalhe, km ou 6 meses, ou seja, se você rodou apenas 2 000 km, mas já fazem 6 meses que efetuou a troca, deve-se trocar novamente, por que após 6 meses o óleo começa a perder as propriedades de lubrificação, pois já está contaminado.
FILTRO DE ÓLEO- deve ser trocado junto com o óleo sempre, eu disse sempre, porque? por que dentro do filtro pode ficar até meio litro de óleo que não vai sair no momento que escoar o óleo vencido, ou seja, se deixar o filtro antigo, assim que por óleo novo ele vai se misturar com o óleo vencido que está no filtro, contaminando já de saída o óleo novo, diminuindo mais a sua vida útil. Portanto não caia na historia de uma troca sim outra não, esse tempo já passou, isso era do tempo que os motores não rodavam tanto, não pegavam tanto engarrafamento.
Na duvida de qual tipo de óleo usar, leia com atenção o manual do proprietário, ou fale com seu mecânico de confiança.
Portanto, não tente inventar nem economizar essa hora, pois vai custar mais caro para concertar.
DETALHE- a letra w que fica entre o 10w40 por exemplo vem de winner, que quer dizer inverno
VISCOSIDADE- é o tempo que o óleo flui, e a viscosidade só pode ser medida por um aparelho que se chama "viscosímetro" . Jamais veja um óleo do "dendrômetro" que é por o óleo entre os dedos e esfregar, pois isso não significa absolutamente NADA.


Até breve,

Reinaldo
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#8
Iceman Escreveu:Se o fabricante da moto e do óleo dizem que dura 10k, porque eu deveria trocar antes?

Eita, mais que homi que não tira o escorpião do bolso !!!!!
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
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#9
Iceman Escreveu:Se o fabricante da moto e do óleo dizem que dura 10k, porque eu deveria trocar antes?

Realmente é o que o óleo sintético de competição dura na LC.
Eu troco a cada 5 mil somente por capricho e opção pessoal "achando" que assim posso limpar quaisquer impurezas. Mas se um dia programar uma viagem de até 10mil km após uma troca, a última coisa que vou me preocupar vai ser com o óleo, na volta faço a revisão trocando ele na boa.

Já o óleo mineral recomendado nas GS a ar precisam realmente trocar com 5 mil. Isso vale pra carro ou moto.
Abs

Fábio

Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
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#10
Sinceramente não entendo.:confused:

Os fabricantes de óleo gastam milhões de dólares para produzir lubrificantes que podem ser usados por mais tempo. O fabricante da moto gasta outros milhões para testar o óleo e diz: "Troque a cada 10 mil km!".

Daí o sujeito compra a moto e resolve trocar o óleo na metade de sua vida útil. Ou ele gastou outros milhões de dólares para fazer novos testes para provar o contrário do que os fabricantes sugerem, ou está afim de botar uns trocados fora mais rapidamente. Wink

Eu pessoalmente prefiro gastar essa diferença em churrasco e cerveja.Big Grin Big Grin Big Grin
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