15-04-2014, 14:14
Pessoal,
Troca de óleo do motor
Item dos mais importantes no motor, é o período da troca do óleo do cárter. Pois o uso prolongado do óleo ou troca mal feita faz com que o motor carbonize, ou seja, crie uma sujeira que chamamos de "laca", que é o óleo em forma de fuligem; esta fuligem gruda nas paredes do motor e prejudica a lubrificação do e refrigeração interna.
O QUE PODE ACONTECER? Se o óleo estiver com a especificação errada ou vencido podem ocorrer "batida de pino", batida de tucho, aumento da temperatura do óleo, carbonização interna, quebra de anéis de pistão; e até a quebra total do motor.
PRINCÍPIO DO ÓLEO- A função básica do óleo é lubrificar e também controlar a temperatura interna do motor, por mais justo que seja o motor, o óleo mantém um filme muito fino que não deixa os metais se tocarem, folgas de décimos de milímetro e o óleo está lá, firme e forte. Como existe este "filme de óleo", ou seja, uma película de óleo, não existe o "atrito" entre metais, e a facilitação do "arraste entre metais". Este princípio já era usado na antiguidade, no Egito por exemplo usavam óleo mineral de animais embaixo de blocos de pedra para transporte.
TIPOS DE ÓLEO- Quando um motor é desenvolvido são feitos testes exaustivos de meses para a melhor performance do motor, por isso, cada motor usa um tipo de óleo, jamais substitua a especificação, não confunda com marca, especificação do óleo é o índice de viscosidade e o tipo de base. VISCOSIDADE: EX.: 20W40 , 20W50, 5W30, 10W40 / BASE: mineral, semi-sintético, e sintético.
Nenhum óleo é melhor do que o outro, mas cada um tem sua característica, o grande segredo é usar o que manda o fabricante, claro que o óleo sintético é muito mais elaborado que o mineral, isso não se discute, por isso ele é usado em motores de alta performance ou alta temperatura.
O único tipo de substituição que se pode fazer é por um óleo superior ao especificado, ex.: no manual diz: óleo 10w40 mineral; você pode usar um 10w40 semi-sintetico / ex.: no manual diz : 10w40 semi-sintetico; você pode usar um 5w40 sintético / sempre se pode trocar por um óleo superior, mas NUNCA trocar por um inferior, ex.: no manual diz 5w40 sintético e você por um 10w40 mineral, isso NUNCA deve ser feito, se for feita essa mistura de óleos inferiores com sintético, vai se criar uma pasta parecida com piche dentro do motor dificultando a lubrificação.
PERÍODO DE TROCA- óleo mineral.- no máximo 5.000 km ou seis meses, o que ocorrer primeiro.
óleo semi-sintético.: no máximo 7000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
óleo 100% sintético.: 10.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Observe esse detalhe, km ou 6 meses, ou seja, se você rodou apenas 2 000 km, mas já fazem 6 meses que efetuou a troca, deve-se trocar novamente, por que após 6 meses o óleo começa a perder as propriedades de lubrificação, pois já está contaminado.
FILTRO DE ÓLEO- deve ser trocado junto com o óleo sempre, eu disse sempre, porque? por que dentro do filtro pode ficar até meio litro de óleo que não vai sair no momento que escoar o óleo vencido, ou seja, se deixar o filtro antigo, assim que por óleo novo ele vai se misturar com o óleo vencido que está no filtro, contaminando já de saída o óleo novo, diminuindo mais a sua vida útil. Portanto não caia na historia de uma troca sim outra não, esse tempo já passou, isso era do tempo que os motores não rodavam tanto, não pegavam tanto engarrafamento.
Na duvida de qual tipo de óleo usar, leia com atenção o manual do proprietário, ou fale com seu mecânico de confiança.
Portanto, não tente inventar nem economizar essa hora, pois vai custar mais caro para concertar.
DETALHE- a letra w que fica entre o 10w40 por exemplo vem de winner, que quer dizer inverno
VISCOSIDADE- é o tempo que o óleo flui, e a viscosidade só pode ser medida por um aparelho que se chama "viscosímetro" . Jamais veja um óleo do "dendrômetro" que é por o óleo entre os dedos e esfregar, pois isso não significa absolutamente NADA.
Até breve,
Reinaldo
Troca de óleo do motor
Item dos mais importantes no motor, é o período da troca do óleo do cárter. Pois o uso prolongado do óleo ou troca mal feita faz com que o motor carbonize, ou seja, crie uma sujeira que chamamos de "laca", que é o óleo em forma de fuligem; esta fuligem gruda nas paredes do motor e prejudica a lubrificação do e refrigeração interna.
O QUE PODE ACONTECER? Se o óleo estiver com a especificação errada ou vencido podem ocorrer "batida de pino", batida de tucho, aumento da temperatura do óleo, carbonização interna, quebra de anéis de pistão; e até a quebra total do motor.
PRINCÍPIO DO ÓLEO- A função básica do óleo é lubrificar e também controlar a temperatura interna do motor, por mais justo que seja o motor, o óleo mantém um filme muito fino que não deixa os metais se tocarem, folgas de décimos de milímetro e o óleo está lá, firme e forte. Como existe este "filme de óleo", ou seja, uma película de óleo, não existe o "atrito" entre metais, e a facilitação do "arraste entre metais". Este princípio já era usado na antiguidade, no Egito por exemplo usavam óleo mineral de animais embaixo de blocos de pedra para transporte.
TIPOS DE ÓLEO- Quando um motor é desenvolvido são feitos testes exaustivos de meses para a melhor performance do motor, por isso, cada motor usa um tipo de óleo, jamais substitua a especificação, não confunda com marca, especificação do óleo é o índice de viscosidade e o tipo de base. VISCOSIDADE: EX.: 20W40 , 20W50, 5W30, 10W40 / BASE: mineral, semi-sintético, e sintético.
Nenhum óleo é melhor do que o outro, mas cada um tem sua característica, o grande segredo é usar o que manda o fabricante, claro que o óleo sintético é muito mais elaborado que o mineral, isso não se discute, por isso ele é usado em motores de alta performance ou alta temperatura.
O único tipo de substituição que se pode fazer é por um óleo superior ao especificado, ex.: no manual diz: óleo 10w40 mineral; você pode usar um 10w40 semi-sintetico / ex.: no manual diz : 10w40 semi-sintetico; você pode usar um 5w40 sintético / sempre se pode trocar por um óleo superior, mas NUNCA trocar por um inferior, ex.: no manual diz 5w40 sintético e você por um 10w40 mineral, isso NUNCA deve ser feito, se for feita essa mistura de óleos inferiores com sintético, vai se criar uma pasta parecida com piche dentro do motor dificultando a lubrificação.
PERÍODO DE TROCA- óleo mineral.- no máximo 5.000 km ou seis meses, o que ocorrer primeiro.
óleo semi-sintético.: no máximo 7000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
óleo 100% sintético.: 10.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Observe esse detalhe, km ou 6 meses, ou seja, se você rodou apenas 2 000 km, mas já fazem 6 meses que efetuou a troca, deve-se trocar novamente, por que após 6 meses o óleo começa a perder as propriedades de lubrificação, pois já está contaminado.
FILTRO DE ÓLEO- deve ser trocado junto com o óleo sempre, eu disse sempre, porque? por que dentro do filtro pode ficar até meio litro de óleo que não vai sair no momento que escoar o óleo vencido, ou seja, se deixar o filtro antigo, assim que por óleo novo ele vai se misturar com o óleo vencido que está no filtro, contaminando já de saída o óleo novo, diminuindo mais a sua vida útil. Portanto não caia na historia de uma troca sim outra não, esse tempo já passou, isso era do tempo que os motores não rodavam tanto, não pegavam tanto engarrafamento.
Na duvida de qual tipo de óleo usar, leia com atenção o manual do proprietário, ou fale com seu mecânico de confiança.
Portanto, não tente inventar nem economizar essa hora, pois vai custar mais caro para concertar.
DETALHE- a letra w que fica entre o 10w40 por exemplo vem de winner, que quer dizer inverno
VISCOSIDADE- é o tempo que o óleo flui, e a viscosidade só pode ser medida por um aparelho que se chama "viscosímetro" . Jamais veja um óleo do "dendrômetro" que é por o óleo entre os dedos e esfregar, pois isso não significa absolutamente NADA.
Até breve,
Reinaldo