04-05-2014, 13:21
Iceman Escreveu:Se o fabricante da moto e do óleo dizem que dura 10k, porque eu deveria trocar antes?
Amigo voce pode trocar com 10 se quiser, mas um detalhe importante e que o manual foi apenas traduzido para português, e não adaptado a realidade daqui.
Parte-se do principio que vc utiliza apenas combustivel de alta qualidade, ja viu o adesivo no bocal do tanque com a gasolina recomendada (95 octanas) Morando no Brazil ja vamos de saida com cerca de 25% de alcool (colocando de lado as adulteracoes).
Todas (as poucas) vezes que fui na concessionária, sempre foi falado que a troca de ve ser aos 5K (desde a minha v-strom, passando pela sertão e chegando na 1200).
Outro fator que conta bastante e por onde voce anda ... terra, centros urbanos poluídos, regiões secas (que tem muita poeira) tudo isso vai pra dentro do motor, o filtro tira a maioria, mas se olhar a cor do seu oleo vai ver que ele estara preto, isso não e necessariamente que ele esta queimado ou gasto, e a sugeira que vai pro motor, o oleo estar preto não e anormal nem ruim, e o que se espera dele

Essa sugeira vem tanto do ar sujo quanto da gasolina batizada, o que não e queimado corretamente fica ali na camera de combustão, e passa pra parte de baixo do motor, entao e complicado, não acho que trocar com 10 va te deixar na mao mas acho que esse motor vai abrir o bico antes de uma que tem trocas num período mais baixo, o que eu pretendo fazer na próxima viagem que rodarei cerca de 12mil KM e colocar o MOTUL 7100, 100% sintético, que a principio roda mais, entao poderei trocar ele com 7 ou 8mil sem preocupação.
A verdade e que se voce for no forum das G650, da V-strom e me arrisco a dizer qualquer outro forum de motos essa discussão vai existir.
Eu vou abrir um outro tópico pra falar de viscosidade na seqüência, outro tema interessante.
Abs !