• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvida - Substituição lâmpada lanterna / freio por LED
Bom dia caros amigos, tudo certo? Minha lâmpada de freio queimou novamente, e dessa vez resolvi adquirir uma lâmpada de LED da Osram, de muito boa qualidade por sinal. Porém, ao ser instalada, além de o aviso de LAMP ficar aceso no painel, ela ficou com um comportamento estranho, acendendo a "segunda fase" sozinha, como se de tempos em tempos eu acionasse o freio.

Li a respeito, e descobri que devido ao LED utilizar menos energia que lâmpadas convencionais, esse comportamento poderia ocorrer, e que uma forma de contornar esse problema, seria instalar um resistor na fiação antes do soquete da lampada. A minha pergunta é: Alguém já fez isso? Vale a pena? Ou compensa conviver com a queima dessas lampadinhas safadas e trocar de tempos em tempos mesmo?

Abraços!
  Responder
Existe no mercado já pronta para uso lâmpadas led com circuito canceller que produz a mesma corrente como se a lâmpada fosse incandescente. Já vem com o resistir soldado no circuito com o devido dissipador de calor. Pra aproveitar essa que vc já tem tem de fazer uma conta pra calcular a corrente e o valor da resistência que somada a corrente da lâmpada led se aproxime ou iguale a corrente original do circuito da moto. Dívida a potência da lâmpada original em W pela tensão do circuito vc ter a a corrente total. retire dessa corrente a corrente que a lamp. led consome. A corrente que sobra deve passar pelo resistir em paralelo. Com a forma.U=R×I como JÁ TEM A TENSÃO QUE É A DA MOTO e a corrente use a fórmula e obtenha o valor do resistor a ser ligado em paralelo no circuito.
ravelli66 Escreveu:Bom dia caros amigos, tudo certo? Minha lâmpada de freio queimou novamente, e dessa vez resolvi adquirir uma lâmpada de LED da Osram, de muito boa qualidade por sinal. Porém, ao ser instalada, além de o aviso de LAMP ficar aceso no painel, ela ficou com um comportamento estranho, acendendo a "segunda fase" sozinha, como se de tempos em tempos eu acionasse o freio.

Li a respeito, e descobri que devido ao LED utilizar menos energia que lâmpadas convencionais, esse comportamento poderia ocorrer, e que uma forma de contornar esse problema, seria instalar um resistor na fiação antes do soquete da lampada. A minha pergunta é: Alguém já fez isso? Vale a pena? Ou compensa conviver com a queima dessas lampadinhas safadas e trocar de tempos em tempos mesmo?

Abraços!
De uma encapsulada no resistor e ligue ao circuito da fiação da lâmpada deve funcionar normal.
Eraldo

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk
  Responder
Eraldo Tel Escreveu:Existe no mercado já pronta para uso lâmpadas led com circuito canceller que produz a mesma corrente como se a lâmpada fosse incandescente. Já vem com o resistir soldado no circuito com o devido dissipador de calor. Pra aproveitar essa que vc já tem tem de fazer uma conta pra calcular a corrente e o valor da resistência que somada a corrente da lâmpada led se aproxime ou iguale a corrente original do circuito da moto. Dívida a potência da lâmpada original em W pela tensão do circuito vc ter a a corrente total. retire dessa corrente a corrente que a lamp. led consome. A corrente que sobra deve passar pelo resistir em paralelo. Com a forma.U=R×I como JÁ TEM A TENSÃO QUE É A DA MOTO e a corrente use a fórmula e obtenha o valor do resistor a ser ligado em paralelo no circuito. De uma encapsulada no resistor e ligue ao circuito da fiação da lâmpada deve funcionar normal.
Eraldo

Baita explicação, mesmo tendo falado grego pra mim... mas me deu um norte com certeza! Vou pesquisar a respeito! Obrigado por enquanto!
  Responder
Eraldo Tel Escreveu:Existe no mercado já pronta para uso lâmpadas led com circuito canceller que produz a mesma corrente como se a lâmpada fosse incandescente. Já vem com o resistir soldado no circuito com o devido dissipador de calor. Pra aproveitar essa que vc já tem tem de fazer uma conta pra calcular a corrente e o valor da resistência que somada a corrente da lâmpada led se aproxime ou iguale a corrente original do circuito da moto. Dívida a potência da lâmpada original em W pela tensão do circuito vc ter a a corrente total. retire dessa corrente a corrente que a lamp. led consome. A corrente que sobra deve passar pelo resistir em paralelo. Com a forma.U=R×I como JÁ TEM A TENSÃO QUE É A DA MOTO e a corrente use a fórmula e obtenha o valor do resistor a ser ligado em paralelo no circuito. De uma encapsulada no resistor e ligue ao circuito da fiação da lâmpada deve funcionar normal.
Eraldo

Eraldo, boa tarde! Pesquisei a respeito, e encontrei esse vídeo:

[video=youtube;k_HP2MUEBI0]https://www.youtube.com/watch?v=k_HP2MUEBI0[/video]

Seria esse o procedimento? Claro, que farei uma instalção mais "limpa", mas a idéia é essa?

Obrigado novamente meu amigo!
  Responder
O LED gasta menos energia que a lampada incandescente, o resistor funciona porque dissipa energia, igualando o gasto, então o sensor não percebe que você trocou a lampada. Só tome cuidado com onde você vai fixar o resistor, porque ele esquenta bastante. Faça um teste antes, deixe o pisca funcionando um minuto ou mais e veja o quanto aquece, ai você vai ter uma ideia de onde vai colocar.
Outra solucao é trocar o relé. Ja vi em sites gringos o relé que se adapta a essa trocar de lampadas e envia sempre a informacao correta pra central.
Exemplo: (tem que procurar o especifico para a sua moto, claro)

https://www.ebay.com/itm/3-Pin-Electroni...SwTuJYvW6f

[Imagem: 5c5a1061e0cf262b4f5d21920ef66b44.jpg]

Abraçao

Sent from my iPad using Tapatalk
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Regulagem da suspa traseira com garupa - dÚvida FCRUZ 18 16,747 09-01-2025, 07:35
Última Mensagem: Gnegraes
  Lâmpada do farol cfwt 0 9,782 25-01-2023, 09:22
Última Mensagem: cfwt
  [Tutorial] Troca da lâmpada do farol F800R 2015-17 rodpcastro 0 3,140 02-03-2019, 22:03
Última Mensagem: rodpcastro
  Tem como instalar a lanterna da gs1200 na f800r? rscasado 4 3,211 18-02-2019, 08:55
Última Mensagem: ravelli66
  Ajuste de profundidade do pedal de freio rodpcastro 7 6,155 03-02-2019, 09:58
Última Mensagem: Gnegraes
  [Tutorial] Retirada da lanterna traseira rodpcastro 2 4,765 03-12-2018, 14:59
Última Mensagem: sal silva
  Dúvida / Curiosidade - Alguém já usou o Lubrax Feroces? ravelli66 25 22,562 23-10-2018, 15:20
Última Mensagem: bybecker
  Problema com luz de freio rodpcastro 6 6,859 01-07-2018, 20:12
  [Vídeo] Substituição dos manetes de freio e embreagem por esportivos rodpcastro 0 3,050 30-06-2018, 16:19
  Vibração Painel / Lanterna F800R ravelli66 4 5,223 04-05-2018, 10:32
Última Mensagem: ravelli66

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)