Teoricamente (pois nunca fiz) você poderia deixar a embreagem mais leve/macia trocando as molas dela por outras de mesmo comprimento, mas um pouquinho mais moles.
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rodpcastro Escreveu:Teoricamente (pois nunca fiz) você poderia deixar a embreagem mais leve/macia trocando as molas dela por outras de mesmo comprimento, mas um pouquinho mais moles.
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A característica principal de qualquer mola é a sua rigidez © que se traduz por carga x deformação da mola, (p/ex kgf x mm)
Se colocar molas "mais moles" ou de rigidez menor, provavelmente faltará força de compressão dos discos deslizantes de fricção sobre os discos de aço, a embreagem poderá patinar.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
É uma possibilidade. Mas certamente há um range admissível, e mantendo o tamanho eu faria um teste, se esse fator me incomodasse. A questão é encontrar outras de mesmo tamanho.
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Talvez você consiga um resultado mais seguro fazendo uma boa revisão do mecanismo de acione. Já vi alguns casos onde o acionamento estava pesado por falta de lubrificação do cabo no conduíte ou até mesmo alguma torção.
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rodpcastro Escreveu:É uma possibilidade. Mas certamente há um range admissível, e mantendo o tamanho eu faria um teste, se esse fator me incomodasse. A questão é encontrar outras de mesmo tamanho.
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Estas molas possuem alta rigidez, o que significa muita carga para pouca deformação.
Determinar o quanto se pode reduzir na carga para uma mesma deformação é muito difícil sem os dados de coeficiente de atrito das placas de fricção, suas áreas, etc.
E posso afirmar que pouco alteraria a força necessária de acionamento do manete da embreagem.
Guilherme
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