Tenho desejo de instalar um farol auxiliar na minha GS 1250.
O produto original está fora de cogitação, pois a concessionária cobra um rim pelo acessório.
Meu caminho, portanto, é trilhar para um produto paralelo, mas de boa qualidade.
O problema é que não sei por onde começar (meu objetivo é apenas fiscalizar o que será feito). A moto está na garantia e não quero correr riscos!
Por exemplo, em que ponto devo “conectar” a fiação do farol auxiliar à moto; qual marca comprar; se o plug liga/desliga acompanha o farol; em que ponto da moto é sugerível instalar o farol…
Eu instalei faróis auxiliares na minha ex moto e, pelo o que eu tinha pesquisado, os de melhor qualidade, depois dos originais, seriam os da Givi, que ainda são muito caros. Não sei se há alguma outra marca de alta qualidade.
Eu escolhi faróis baratos, sem a função strobo (que piscam). Usei um botão de ignição pra ligar e desligar.
Pra não correr riscos com a garantia, ou seja, pra não cortar nenhum fio, eu vejo duas opções:
- Ligar diretamente na bateria; assim não interfere com a rede elétrica da moto, mas tem o risco de drenar a bateria caso eles fiquem ligados.
- Usar a saida USB ou o fio que conecta a saída USB com um relay de 5V que, quando fechado, ligaria um outro relay de 12V que, quando fechado, liga a bateria aos faróis. Dessa forma, a energia do USB da moto cortaria toda a conexão do farol com a bateria.
Não dá pra usar só um relay de 12V porque ele não ativa com os 5V da fiação USB. E não dá pra usar o de 5V porque ele provavelmente não consegue lidar com a corrente. Mas vale olhar as especificações do farol; quem sabe dá certo usar só o de 5V.
Outra coisa que não testei é a fiação da porta 12V. Na minha ela ficava debaixo do banco e eu não quis mexer lá.
Aí tem a questão de achar alguém que faça isso bem feito. Eu mesma fiz tudo na minha, então não tenho recomendações.
Enviado de meu motorola one hyper usando o Tapatalk
Kinha, procure nas postagens do Fórum que tem bastante informação acerca dessa instalação. Acredito que há uma alternativa que pega um ponto de energia próximo do farol e usa um conector específico para não alterar a originalidade (se minha memória ainda estiver funcionando).
Importante lembrar que você estará alterando sua moto e, numa fiscalização, poderá ter dificuldade. Mas aí é sopesar os custos / riscos e benefícios.
Boa sorte e bons ventos.
Boa noite!
No início de novembro comprei uma Vstrom 650 que veio com vários acessórios, inclusive faróis Givi halógenos.
A moto tem 2 faróis e coloquei lâmpadas Philips Extreme Vision.
Assim sendo, eu retirei os faróis auxiliares.
Se quiser comprá -los, podemos conversar.
Luiz Baum
a instalação mais simples seria ligar diretamente na bateria para nao perder a garantia.. é bem fácil.. eu mesmo fiz com a antiga gs 310 que eu tive.. só nao pode esquecer ligado após o role se nao tchau bateria..
muito provavelmente sua gs tem algum conector de espera escondido em algum lugar abaixo do farol.. igual as gs 750 e 850.. se preferir podes comprar o conector para encaixar ali.. dai ja fica no pós chave..
Siga-me no instagram: @daniel.schaeffer_

Bons ventos sempre, braaap
Só tem que escolher o ponto com bastante cuidado.
Na minha 2019 eu não tive problema nenhum usando um fio após o fusível mestre. Tirei foto e usei pra replicar a instalação na minha 2021, mas comecei a receber um alerta de pra problema de regulagem da suspensão eletrônica, várias vezes durante uma sessão, às vezes a cada minuto.
Removi a instalação e parou o problema.
Enviado de meu motorola one hyper usando o Tapatalk
milacs Escreveu:Só tem que escolher o ponto com bastante cuidado.
Na minha 2019 eu não tive problema nenhum usando um fio após o fusível mestre. Tirei foto e usei pra replicar a instalação na minha 2021, mas comecei a receber um alerta de pra problema de regulagem da suspensão eletrônica, várias vezes durante uma sessão, às vezes a cada minuto.
Removi a instalação e parou o problema.
Enviado de meu motorola one hyper usando o Tapatalk
Mila,
Sempre tenha cuidado ao ligar algum consumidor a fusível existente. Pode tanto não funcionar como proteção (baixa corrente do consumidor e fusível de alta Amperagem) como pode sobrecarregar o circuito (alta corrente do consumidor se somando à corrente para quem o fusível foi instalado).
O correto é se ter uma proteção adequada e isolada do consumidor que se quer alimentar. Basta medir a corrente e colocar fusível com a Amperagem adequada.
No caso dos teus faróis, o consumo de corrente é baixo e ligá-los em um fusível de alta Amperagem (você chamou de fusível mestre e que deve ser o de proteção na saída da bateria), pode não proteger os teus faróis em caso de curto-circuito neles.
A melhor e mais correta solução é qual o Baum se refere: fusível de carga adequada no polo de alimentação do circuito(+), rele liga-desliga com sua bobina alimentada por saída da chave de ignição e botoeira liga-desliga no guidão.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Se precisar eu tenho conectores originais que comprei sobrando para colocar na minha GS.
Comprei o botão do farol auxiliar original da K25 e com os conectores comprados no aliexpress eu confeccionei o chicote nos moldes do original com a fita de tecido (instalando o rele na caixa abaixo da ECU) e ficou muito bom, o modelo K25 não precisa habilitar na ECU para funcionar. Infelizmente na ansiedade de ver o negocio funcionar não tirei muitas fotos.