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Folga Direção
#1
Olá pessoal, tudo bem?

Tenho uma F850GS Adv Premium 2020 com apenas 6.220km rodados na cidade e a mesma já apresenta folga na caixa central do guidão.
Ao levar na concessionária, eles apertaram e disseram que era uma folga normal e que não iria voltar a acontecer.
Mas o problema voltou à acontecer e meu receio é que seja problema no rolamento, a moto ainda esta na garantia.

Gostaria de saber se alguém já teve problema parecido, se é um problema crônico recorrente da moto e o que fazer neste caso.

Grande abraço.

Wagner Yuri
Goiânia,GO
Motokar é preciso!
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#2
Seja bem-vindo ao grupo Wagner !!!

Como é a segunda vez que ocorre, iria ao CC e exigiria a abertura na tua presença e verificação.
A CC tem obrigação de explicar por que ocorreu pela segunda vez e num intervalo de tempo tão curto.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#3
wagneryuri Escreveu:Olá pessoal, tudo bem?

Tenho uma F850GS Adv Premium 2020 com apenas 6.220km rodados na cidade e a mesma já apresenta folga na caixa central do guidão.
Ao levar na concessionária, eles apertaram e disseram que era uma folga normal e que não iria voltar a acontecer.
Mas o problema voltou à acontecer e meu receio é que seja problema no rolamento, a moto ainda esta na garantia.

Gostaria de saber se alguém já teve problema parecido, se é um problema crônico recorrente da moto e o que fazer neste caso.

Grande abraço.

Wagner Yuri
Goiânia,GO
Motokar é preciso!










TÔ com mesmo problema. Ja apertei e folga. Moro a 400 da bmw. Ja ouvi muita gente falando de problema nesse parafuso da caixa de direção
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#4
Nubro Escreveu:TÔ com mesmo problema. Ja apertei e folga. Moro a 400 da bmw. Ja ouvi muita gente falando de problema nesse parafuso da caixa de direção
O parafuso central serve apenas para o ajuste inicial do torque da caixa de direção. Logo depois de feito esse ajuste se travam todos os parafusos das mesas, e são eles que realmente fixam a caixa e sua folga.

É absolutamente comum que, depois de uma troca de rolamentos, ou na moto nova, apareça uma folga pouco depois. Recomenda-se novo ajuste com 1000km ou até antes. Depois disso não costuma ser necessário, a menos que o procedimento tenha sido mal feito. E como pode ser mal feito? Simples, é só ajustar o parafuso central sem soltar antes todos os parafusos da mesa.

Tenho um vídeo sobre esse ajuste. Fiz na F800R, mas a lógica e os passos são os mesmos.

https://youtu.be/tDOENUkwglo


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#5
Poisé, Rods. O mesmo princípio, não só nas motos, mas também nas bicicletas. Seu relato me fez lembrar dos tempos de moleque, quando eu desmontava minha bicicleta para pintar ou lubrificar.
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#6
EvertonM Escreveu:Poisé, Rods. O mesmo princípio, não só nas motos, mas também nas bicicletas. Seu relato me fez lembrar dos tempos de moleque, quando eu desmontava minha bicicleta para pintar ou lubrificar.

Exatamente!
Esferas das rodas, do guidão e dos pedais.

Fuça, limpa, lubrifica, ajusta e pau na máquina.

E ficava bem feito.

Apareceu calo na minha moto depois de 50 mil km após a manutenção que eu fiz, fora o tanto que o ex-dono rodou.

Troquei por rolamentos SKF há poucas semanas e espero rodar dezenas de milhares de km sem ter notícias de problemas.

Apesar de ter fabricado um extrator do rolamento cônico, acrescentei uma dupla de componentes no sistema da caixa.

Fabriquei 2 arruelas de aço inox de 1 mm de espessura e, na montagem, coloquei ambas antes dos guarda pós.

Desta forma, quem desmontar os rolamentos pelo método do saca-pino não irá causar qualquer dano nos guarda-pós.

Luiz Baum
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#7
rodpcastro Escreveu:O parafuso central serve apenas para o ajuste inicial do torque da caixa de direção. Logo depois de feito esse ajuste se travam todos os parafusos das mesas, e são eles que realmente fixam a caixa e sua folga.

É absolutamente comum que, depois de uma troca de rolamentos, ou na moto nova, apareça uma folga pouco depois. Recomenda-se novo ajuste com 1000km ou até antes. Depois disso não costuma ser necessário, a menos que o procedimento tenha sido mal feito. E como pode ser mal feito? Simples, é só ajustar o parafuso central sem soltar antes todos os parafusos da mesa.

Tenho um vídeo sobre esse ajuste. Fiz na F800R, mas a lógica e os passos são os mesmos.

https://youtu.be/tDOENUkwglo


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Valeu pela dica. Minha moto tem 90 dias e 5 mil km. Tava com essa folga e com vazamento do liquido do radiador. A folga a cc disse que iria resolver estou aguardando o radiador que foi diagnosticado necessidade de troca
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