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Graxa correta para coifa do carda
#21
Não estou fazendo propaganda alguma, apenas relatando o que identificamos de problemas. Se notarem, no cardã "laranja", ele é desmontável. Conseguimos desenvolver para as k25 uma solução que permite lubrificar o cardã sem desmontar, pois utilizamos uma cruzeta com engraxadeira japonesa GMB.
Para as k50/k51 conseguimos duas soluções, sendo uma com a cruzeta original INA (19mm) e a outra com a GMB (20mm), mais reforçada para aqueles que se aventuram muito no offroad.

A minha moto Ficou rodando por mais de 10mil km sem coifas para testarmos os efeitos da água e poeira...Ao desmontar não percebemos nada. Como foi um experimento controlado para saber os efeitos externos ao sistema...

Portanto, o maior problema disso tudo se resume em não constar no plano de manutenção da moto a inspeção ao sistema...
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#22
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#23
Possenti,

Alguns comentários:

1 - juntas universais também conhecidas como cardã, possuem 2 tipos: lubrificadas e seladas.

Nas lubrificadas existe bico graxeiro para que se faça a lubrificação periódica dos mancais de escorregamento internos.
As seladas possuem vedação de elastômero para manter o lubrificante internamente. Semelhante aos rolamentos blindados.

Passar graxa na parte externa não adianta absolutamente nada. Danos podem ocorrer nas juntas por motivo semelhante ao que se observa nas juntas homocinéticas de veículos de tração dianteira (a maioria dos veículos atualmente). Basta um pequeno dano na superfície para que se inicie a deterioração total da superfície de escorregamento.

2 - eixos estriados

A transmissão de torque através de eixos estriados é bastante comum em máquinas e veículos.
É uma união do tipo acoplamento desmontável e de dimensões reduzidas e as pressões nos dentes dos estriados é muito grande.
O objetivo de se usar graxa com partículas de Cobre é evitar que haja o colamento entre as superfícies dos dentes devido às altas pressões exercidas e sem que haja movimento entre os dentes. O Cobre funciona como lubrificante intersticial e permite a desmontagem com facilidade.

Não conheço a ficha técnica completa da graxa Staburags fabricada pela Klüber da Alemanha.
Esta graxa foi desenvolvida para formar uma película repelente a água, me lembro de ter lido algo que foi desenvolvida a pedidos da BMW para este uso.
Desconheço que possua características lubrificantes e resistência a altas pressões de contato.

3- Selagem da manga de eixo monobraço

As coifas de borracha existem nas extremidades da manga do eixo para permitir que haja movimento angular entre a carcaça do câmbio (AC) / motor (LC) e se impeça a entrada de água e outros sujeiras como barro, pó, areia, etc.

As coifas desde que montadas corretamente, não apresentem fissuras devido a ressecamento da borracha e estejam devidamente lubrificadas/impermeabilizadas na sua superfície interna, cumprem plenamente com o seu objetivo.

Se algo entrar na manga do eixo, alguma coisa falhou ou está errada:
- coifa fora de posição.
- coifa com fissuras por ressecamento
- falta de lubrificação interna com graxa repelente a água.

Fazer furo de dreno é um grande erro, é ignorar qualquer um dos pontos citados acima.

Deve-se procurar onde está a falha e corrigir. Fazer um furo de dreno é assumir que o projeto está errado e manter a falha.....

É o mesmo que tirar o dinheiro de circulação para que o ladrão não o roube, quando o correto é prender o ladrão. O problema não está no dinheiro, está no ladrão...
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

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#24
Concordo contigo amigo.

Porém, teoricamente é muito fácil sustentarmos que as coifas ficarão totalmente seladas. Basta você colocar sua moto no cavalete e verá o quanto ela articula o braço oscilante.

O furo que mencionamos anteriormente é feito para proporcionar, além de todos os procedimentos do manual, a saída da água. Fato é que somente nas k50/51 esse problema é grave.
Nas k50/51 existe o local já de fábrica preparado para isso...basta deitar e observar no braço oscilante...Porque a BMW não furou? bom...aí acredito que seria um "reconhecimento" global de um "vício de fabricação".

Respeitosamente lhe digo, quem está na ponta (atuação direta nas motos e em quantidade) consegue ter esta amostragem. Em tese, qualquer graxa poderia ser utilizada nas estrias. Porém, inevitavelmente ela irá ser arremessada ao ambiente e contaminar a coifa de borracha. Desta forma, para proteção dela, também passamos a utilizar a mesma NBU para as estrias com resultado excelente.

Mas é isso...trocando experiências é que a humanidade cresce.

Forte abraço a todos
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#25
Se a manitenção for bem feita usando as graxas corretas nao tera problema, uma revisao a cada 20k km é suficiente, são 30 minutos de serviço. Pra mim qualquer outra coisa feita como preventiva é gambiarra, principalmente furar a balanca da moto !!! Esse furo nao foi pensado no projeto, esse furo não projetado pode gerar trincas e assim comprometer a segurança.
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#26
Bom dia !! Sou novo por aqui e gostaria de dicas para comprar as coifas do cardã, para a GS 1200 Adventure. Primeiras pesquisas que fiz, o preço de cada uma chegou a R$ 900,00 !! Obrigado !!
  Responder
#27
Possenti Escreveu:Concordo contigo amigo.

Porém, teoricamente é muito fácil sustentarmos que as coifas ficarão totalmente seladas. Basta você colocar sua moto no cavalete e verá o quanto ela articula o braço oscilante.

O furo que mencionamos anteriormente é feito para proporcionar, além de todos os procedimentos do manual, a saída da água. Fato é que somente nas k50/51 esse problema é grave.
Nas k50/51 existe o local já de fábrica preparado para isso...basta deitar e observar no braço oscilante...Porque a BMW não furou? bom...aí acredito que seria um "reconhecimento" global de um "vício de fabricação".

Respeitosamente lhe digo, quem está na ponta (atuação direta nas motos e em quantidade) consegue ter esta amostragem. Em tese, qualquer graxa poderia ser utilizada nas estrias. Porém, inevitavelmente ela irá ser arremessada ao ambiente e contaminar a coifa de borracha. Desta forma, para proteção dela, também passamos a utilizar a mesma NBU para as estrias com resultado excelente.

Mas é isso...trocando experiências é que a humanidade cresce.

Forte abraço a todos
Possenti, por favor,
Disponibilize o contato de sua oficina....qdo precisar de cardan com certeza vou lembrar de vocês....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
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#28
Possenti Escreveu:Concordo contigo amigo.

Porém, teoricamente é muito fácil sustentarmos que as coifas ficarão totalmente seladas. Basta você colocar sua moto no cavalete e verá o quanto ela articula o braço oscilante.

O furo que mencionamos anteriormente é feito para proporcionar, além de todos os procedimentos do manual, a saída da água. Fato é que somente nas k50/51 esse problema é grave.
Nas k50/51 existe o local já de fábrica preparado para isso...basta deitar e observar no braço oscilante...Porque a BMW não furou? bom...aí acredito que seria um "reconhecimento" global de um "vício de fabricação".

Respeitosamente lhe digo, quem está na ponta (atuação direta nas motos e em quantidade) consegue ter esta amostragem. Em tese, qualquer graxa poderia ser utilizada nas estrias. Porém, inevitavelmente ela irá ser arremessada ao ambiente e contaminar a coifa de borracha. Desta forma, para proteção dela, também passamos a utilizar a mesma NBU para as estrias com resultado excelente.

Mas é isso...trocando experiências é que a humanidade cresce.

Forte abraço a todos

Possenti,

Trabalhei na maior fábrica no Brasil, à época, de redutores e acoplamentos industriais.
Graxa para união de acoplamentos é específica para altas pressões e com características diversas de todas as outras.
Pesquise nos fabricantes de lubrificantes e verá a quantidade de graxas diferentes para usos específico.
Se assim não fosse, haveria um único tipo de graxa.

A união de eixos estriados pede uma película fina sobre toda a superfície dos dentes, os machos e os fêmeas, muito pouca graxa para falar a verdade.
A graxa na verdade é o excipiente ou meio de transporte do pó de Cobre finamente moído. O que se deseja na superfície de contato é o Cobre, ele impede a conhecida colagem de eixo.
Não é necessário excesso de graxa neste ponto, portanto não haverá o famoso "espalha merda".
Se houver, o serviço não foi feito corretamente, falta de atenção e/ou falta de conhecimento técnico.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

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#29
Fabiocabe Escreveu:Bom dia !! Sou novo por aqui e gostaria de dicas para comprar as coifas do cardã, para a GS 1200 Adventure. Primeiras pesquisas que fiz, o preço de cada uma chegou a R$ 900,00 !! Obrigado !!

Primeiramente, seja bem-vindo ao Grupo Fábio!!!

As coifas você só vai encontrar nas CCs BMW ou no exterior, empresas que também são oficinas oficiais da marca.
Via de regra o preço no Brasil de qualquer peça original custa o dobro da Europa e USA, devido ao custo Brasil: impostos, burocracia, fretes internacionais, etc.
Estas coifas são específicas para as balanças monobraço da BMW, n~]ao existe mercado OEM ou paralelo.
Se encontrar aqui no ML p/exemplo, é peça usada (qual o estado dela???? e provavelmente roubada.

Cuidando das coifas, elas duram muito.

No caso da minha, o preço das duas na Alemanha é de 120 Euros.
Euro120 x 6,50 x 1,6 x 1,18 = R$ 1.472,00 (valor orientativo e não muito diferente do que te informei acima).
Peças importadas, não importa qual seja o veículo, estão caras devido à depreciação do câmbio e ao custo Brasil.
Guilherme 

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#30
Possenti Escreveu:Concordo contigo amigo.

Porém, teoricamente é muito fácil sustentarmos que as coifas ficarão totalmente seladas. Basta você colocar sua moto no cavalete e verá o quanto ela articula o braço oscilante.

O furo que mencionamos anteriormente é feito para proporcionar, além de todos os procedimentos do manual, a saída da água. Fato é que somente nas k50/51 esse problema é grave.
Nas k50/51 existe o local já de fábrica preparado para isso...basta deitar e observar no braço oscilante...Porque a BMW não furou? bom...aí acredito que seria um "reconhecimento" global de um "vício de fabricação".

Respeitosamente lhe digo, quem está na ponta (atuação direta nas motos e em quantidade) consegue ter esta amostragem. Em tese, qualquer graxa poderia ser utilizada nas estrias. Porém, inevitavelmente ela irá ser arremessada ao ambiente e contaminar a coifa de borracha. Desta forma, para proteção dela, também passamos a utilizar a mesma NBU para as estrias com resultado excelente.

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Forte abraço a todos
Possenti, passe o seu contato para nós.

Ajuda a ter mais uma opção aqui. Acho que foi com vc que comprei a graxa de vedação quando compraram um balde grande. Pricurei no mlivre e não encontrei mais.

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