Se tratando de um item de segurança e visto a quantidade de problemas deveria ser item obrigatório de inspeção.
Ou mudar o sistema como cardan de outras marcas que o sistema é selado.
A perca das estrias pode ser falta de lubrificação ou material de baixa qualidade. O cardã na ponta que liga ao terminal do cambio é preso por um anel de pressão, ali ele não movimenta. No terminal do diferencial o pino é maior por que ele movimenta conforme a suspensão traseira trabalha. A falta de lubrificação naquele ponto iria ocasionar atrito e poderia desgastar o entalhe do cardã.
Já li muita reclamação de quando as motos passaram a ser montadas na fábrica da dafra, relatos que pareciam ser da qualidade dos materiais usados.
No meu ponto de vista a BMW deveria incluir no plano de revisão vistoria e lubrificação do cardã, nenhuma graxa é eterna. E resolveria de maneira preventiva boa parte das reclamações sobre isso.
O que me parece nenhuma marca faz esse tipo de manutenção, pelo que andei pesquisando.
"so pagando $$$$$$.Heheh"
Por isso eu faço a manutenção da minha moto, não uso torquimetro nem nenhuma ferramenta diferente. É manual de serviços e kit de chave torks quase abre a moto toda.
Nenhum mecânico vai ter o mesmo cuidado que o dono tem, o $$$$ gasto em gasolina e cerveja
A corrosão ataca qualquer tipo de material. Uns cedem mais que outros...Manutenção preventiva se mostra muito mais barata no médio e longo prazos do que achar que a moto é eterna...
é isso aí Danilo...já comentei sobre isso tempos atrás em outros tópicos. O dono de qualquer moto que se aventure por aí tem que entender um mínimo e não cai pedaço algum...
Saudações
Realmente deveria aparecer essa inspeção e manutenção no plano de revisões.
Eu tive a sorte de acompanhar in loco várias aberturas do meu cardan para inspeção.
Moto com baixa km e cardan perdido precisaria investigar mais pois não é normal.