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Mais problemas vindo nas GS´s
#31
Guilherme
Obrigado pela informação.
Leio isso com muita tristeza e decepção, lamentável!
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#32
Gnegraes Escreveu:BMW acaba de publicar na mídia (meia página de jornal) o Recall sobre a quebra do eixo primário do câmbio nas 1250GS,1250GS ADV e 1250RT.

Informam que há ....funcionamento irregular do controle do motor e que pode implicar num esforço superior ao tolerado pelo eixo de entrada da transmissão....

Resolveram tirar capacidade de freio motor da moto, para não terem um prejuízo gigantesco de substituir o eixo primário ou a embreagem deslizante. E isso acarretará algum prejuízo na condução em velocidade no asfalto. Freio motor é fundamental na frenagem da moto e nas entradas de curvas.

Fatos:

- o câmbio das 1250 LC é idêntico ao das 1200 LC.
- os motores 1200 LC e 1250 LC sempre funcionaram de modo normal, sem falhas e com entrega de torque e potência como preconizado.
- nunca houve funcionamento irregular do controle do motor, nenhum usuário em todo o mundo relatou algo parecido (cerda de 250.000 motos).
- o aumento de 50cc na capacidade do motor acrescentou um pouco de potência e torque, somente isso.

Se o problema fosse Software, por que não reinstalar o Software na versão anterior e que nunca causou "quebras mecânicas" da transmissão?
Os acidentes ocorridos na Europa não foram no Off-road, até porque nestes tipos de terreno e condução o atrito dinâmico entre roda e piso (terra, areia, pedrisco, etc) é baixo, não requerendo quaisquer esforços significantes na transmissão, pois a roda simplesmente derrapa / patina.
Os acidentes ocorreram em alta velocidade e no asfalto, levando à quebra da transmissão na indução de torque enorme pela roda traseira à transmissão após "aterrissar" a moto no asfalto.

Mas.... o problema é o Software do motor.... me engana que eu gosto.
Eu penso que, as válvulas de admissão e exaustão são gerenciadas por software. E penso que numa determinada situação esse controle de válvulas pode mantê-las fechadas numa situação imprópria, provocando um freio motor indesejado, que talvez um comando de válvulas normal não provocaria. Então, como os câmbios da 1250 e 1200 sao iguais e a potência e torque não subiram absurdamente, penso que um ajuste de software seja suficiente para solução do problema, visto que o nosso amigo Tuco10 não detectou diferença na tocada da moto antes e depois da atualização do software....
Penso ainda que os proprietários de veículos da stellantis devem ficar mais preocupados com seus motores.
Isso penso eu, que não entendo nada....

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#33
Reiner Escreveu:Eu penso que, as válvulas de admissão e exaustão são gerenciadas por software. E penso que numa determinada situação esse controle de válvulas pode mantê-las fechadas numa situação imprópria, provocando um freio motor indesejado, que talvez um comando de válvulas normal não provocaria. Então, como os câmbios da 1250 e 1200 sao iguais e a potência e torque não subiram absurdamente, penso que um ajuste de software seja suficiente para solução do problema, visto que o nosso amigo Tuco10 não detectou diferença na tocada da moto antes e depois da atualização do software....
Penso ainda que os proprietários de veículos da stellantis devem ficar mais preocupados com seus motores.
Isso penso eu, que não entendo nada....

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Oi Reiner,

O comando de válvulas variável não tem relação com freio motor. É impossível manter as válvulas fechadas.
O sistema chamado na BMW de Shiftcam altera o ângulo de aberturas e o total de abertura de cada válvula, seja de admissão, seja de exaustão.
Ele proporciona melhor rendimento do motor nos diferentes modos de pilotagem que a moto tem e que são vários. Bom rendimento do motor significa menor consumo em cada tipo de pilotagem e menor aquecimento.
Há vídeos mostrando o Shiftcam em ação, vale a pena assistir.

O Tucco relatou freio motor mais lento e diferente, que é o que a BMW está fazendo para não gastar uma fortuna no Recall.
E isso altera a pilotagem em velocidade, na frenagem pura e nas entradas de curvas, essencial.

O comunicado da BMW tem uma mentira deslavada: nunca houve funcionamento irregular no controle do motor....
Temos 250.000 usuários no mundo e nem umazinha reclamação a respeito da narrativa recém criada. Parece coisa da esquerda, reescrever a história...
Passa moleque em estado puro na arte de mentir. Bem condizente com o momento que vivemos: uma narrativa.....

Para validar o escrevo e afirmo:

Engo. Guilherme Costa Negraes Jr.
CREA 060090430-8
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#34
Obrigado pela explicação Guilherme. Mas sem abusar da sua boa vontade e competência, já abusando, como fizeram para diminuir o freio motor ou deixá-lo mais lento?

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#35
Gnegraes Escreveu:BMW acaba de publicar na mídia (meia página de jornal) o Recall sobre a quebra do eixo primário do câmbio nas 1250GS,1250GS ADV e 1250RT.

Informam que há ....funcionamento irregular do controle do motor e que pode implicar num esforço superior ao tolerado pelo eixo de entrada da transmissão....

Resolveram tirar capacidade de freio motor da moto, para não terem um prejuízo gigantesco de substituir o eixo primário ou a embreagem deslizante. E isso acarretará algum prejuízo na condução em velocidade no asfalto. Freio motor é fundamental na frenagem da moto e nas entradas de curvas.

Fatos:

- o câmbio das 1250 LC é idêntico ao das 1200 LC.
- os motores 1200 LC e 1250 LC sempre funcionaram de modo normal, sem falhas e com entrega de torque e potência como preconizado.
- nunca houve funcionamento irregular do controle do motor, nenhum usuário em todo o mundo relatou algo parecido (cerda de 250.000 motos).
- o aumento de 50cc na capacidade do motor acrescentou um pouco de potência e torque, somente isso.

Se o problema fosse Software, por que não reinstalar o Software na versão anterior e que nunca causou "quebras mecânicas" da transmissão?
Os acidentes ocorridos na Europa não foram no Off-road, até porque nestes tipos de terreno e condução o atrito dinâmico entre roda e piso (terra, areia, pedrisco, etc) é baixo, não requerendo quaisquer esforços significantes na transmissão, pois a roda simplesmente derrapa / patina.
Os acidentes ocorreram em alta velocidade e no asfalto, levando à quebra da transmissão na indução de torque enorme pela roda traseira à transmissão após "aterrissar" a moto no asfalto.

Mas.... o problema é o Software do motor.... me engana que eu gosto.

O part number e formato externo da gearbox das 1200 são diferentes das 1250, ainda que a especificação seja igual. Pelo menos nas imagens da internet. Talvez haja alguma diferença no fornecedor e materiais usados.


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#36
Guilherme, como não sou engenheiro, me dou o direito de falar bobagem.
Então vamos lá: vc disse que o shiftcam "proporciona melhor rendimento do motor nos diferentes modos de pilotagem que a moto tem e que são vários".
Aí minha dúvida: o tal shiftcam tem apenas funcionamento "mecânico", sem intervenção eletrônica ? Se não, o software não poderia atuar no "funcionamento variável" das válvulas, ainda que de forma indireta, via modos de pilotagem ?
Digo isso porque, nessa minha lógica, os modos de pilotagem alteram parâmetros de funcionamento do motor e, havendo correlação com o funcionamento do shiftcam, poderia ter um reflexo a partir do software - e aí talvez fizesse sentido a alteração objeto do recall.
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#37
Link do site da BMW onde noticia o recall:

https://www.bmw-motorrad.com.br/pt/servi...ments.html

No final há um link que baixa uma relação dos chassis - cerca de 16000 motos
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#38
Bom dia!
No texto desse recall não entendi por que a sua abrangência é tão ampla "... fabricados entre setenbro de 2017 e ...."
"A BMW convoca os proprietários dos veículos modelos R 1250 GS e R 1250 GS Adventure, fabricados entre setembro de 2017 e janeiro de 2023, a entrarem em..."
A dúvida é:
Em 2017 a BMW já fabricava a R 1250 GS ?
Ou nesse período já fabricavam alguns componentes que foram utilizados nesse novo modelo ?
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#39
Acrescentando, o Número de Identificação Veicular - NIV - ou popularmente o "n° do chassi", codifica no 10° dígito o ano do modelo do veículo.
Na lista do recall constam veículos com o 10° digito entre "K" e "P", que são assim decodificados (ano do modelo):
K - 2019
L - 2020
M - 2021
N - 2022
P - 2023
Teria a BMW empregado nas motos "1250" (lançada em 2019) componentes de motor e/ou câmbio fabricados cerca de 2 anos antes (2017) ?
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#40
Oi, Marivaldo. Também notei essa sua observação.
Suponho que, como é um recall "mundial" (quiçá "universal" - rsrs), estão considerando a data mais antiga de produção, não necessariamente a data de lançamento no Brasil.
Como vc citou, para o "nosso" recall, os chassis convocados vão de K (2019) a P (2023). E veja que vai até jan/2023, pois foi nesse mês que interromperam a entrega e passaram a fazer a alteração nas motos zero km.
  Responder


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