• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
motor BMW em avião experimental
O segredo está na caixa de redução. Para dimensionar a rpm maxima da hélice, que independente do motor, gira em no máximo 2500/3000 rpm. Os Rotax de 100hp e os turbo com 120 hp usados na aviação leve giram a 5200 mas a hélice está com 2600, devido à caixa de redução. A desse experimental é bem parruda, maior que o motor. Não vejo vantagem em usar esse motor em aviação pois além de pesado vibra muito e não tem duas velas por cilindro, o que sacrifica a segurança ( a não ser que haja uma adaptação complicada).
  Responder
Paulo boa noite, deixar um adendo ao seu comentário referente ao peso dos motores BMW X Rotax, comprando os dois com 110 hp, o BMW pesa 73 kg com redutor acoplado, o Rotax 912 pesa 61 kg, agora vc coloca no rotax alternador 3 kg, bomba de vácuo 0,8kg, embreagem de sobrecarga 1,7 kg total 5,5 kg chegando o rotax 66,5 kg o rotax e refrigeração mista, ar/água acrescente ai mais 2 kg, enfim o rotax chegara a 68/69 kg contra 73 da BMW, quanto a vibração, sem dúvida um motor 4 cilindros e mais equilibrado que um dois cilindros, que se soluciona com coxins especial. quanto a uso de duas velas por cilindro começou a ser usado a pouco tempo pela rotax, qualquer duvida estou a dispocição, grande abraço
  Responder
Mas o motor da GS são duas velas por cilindro e com bobinas independentes!!!
  Responder
Esse meu motor ainda é apenas uma vela, os motores mais novos ja saem com 2 velas por cilindro
  Responder
Que ano é esse motor que vc têm Vital??
É 1200 cc??
Não sabia da existência de 1200 com uma vela por cilindro.
  Responder
Vital Escreveu:Paulo boa noite, deixar um adendo ao seu comentário referente ao peso dos motores BMW X Rotax, comprando os dois com 110 hp, o BMW pesa 73 kg com redutor acoplado, o Rotax 912 pesa 61 kg, agora vc coloca no rotax alternador 3 kg, bomba de vácuo 0,8kg, embreagem de sobrecarga 1,7 kg total 5,5 kg chegando o rotax 66,5 kg o rotax e refrigeração mista, ar/água acrescente ai mais 2 kg, enfim o rotax chegara a 68/69 kg contra 73 da BMW, quanto a vibração, sem dúvida um motor 4 cilindros e mais equilibrado que um dois cilindros, que se soluciona com coxins especial. quanto a uso de duas velas por cilindro começou a ser usado a pouco tempo pela rotax, qualquer duvida estou a dispocição, grande abraço

Sim concordo, mas ainda assim os Rotax são mais comuns em experimentais leves e até bi motores. Mais leves, vibram muito menos, principalmente os Turbo 914. Tive um com motor fabricado em 1994. As duas velas por cilindro são padrão desde o lançamento, inclusive existindo 912S e 914 turbo homologado. Mas não sei o preço de um motor BMW e suas adaptações, caixa de redução etc. um Rotax está em torno de 30.000 Dólares. O BMW deve ser bem mais barato. Deve compensar pois são confiáveis em motos.
  Responder
Caramba, 30 k dólares, então já se explica a aquisição do bmw via leilão!!!

Grande abraço!!!
Petrel
  Responder
Eu sempre achei que BMW era abreviatura pra Business, money, women.
Kkkk

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  Responder
Quim Escreveu:Eu sempre achei que BMW era abreviatura pra Business, money, women.
Kkkk

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

[emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]. Muito boa!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Óleo do motor Luis Rosa 12 12,933 02-04-2022, 10:30
Última Mensagem: Gnegraes
  Apresentação pessoal e dúvida quanto a óleo do motor espumando no reservatório. Helvécio 2 2,791 18-06-2019, 18:46
Última Mensagem: Iceman
  Temperatura do motor Zamae Jr 2 1,442 21-02-2015, 15:22
Última Mensagem: sascencio

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)