O segredo está na caixa de redução. Para dimensionar a rpm maxima da hélice, que independente do motor, gira em no máximo 2500/3000 rpm. Os Rotax de 100hp e os turbo com 120 hp usados na aviação leve giram a 5200 mas a hélice está com 2600, devido à caixa de redução. A desse experimental é bem parruda, maior que o motor. Não vejo vantagem em usar esse motor em aviação pois além de pesado vibra muito e não tem duas velas por cilindro, o que sacrifica a segurança ( a não ser que haja uma adaptação complicada).
Paulo boa noite, deixar um adendo ao seu comentário referente ao peso dos motores BMW X Rotax, comprando os dois com 110 hp, o BMW pesa 73 kg com redutor acoplado, o Rotax 912 pesa 61 kg, agora vc coloca no rotax alternador 3 kg, bomba de vácuo 0,8kg, embreagem de sobrecarga 1,7 kg total 5,5 kg chegando o rotax 66,5 kg o rotax e refrigeração mista, ar/água acrescente ai mais 2 kg, enfim o rotax chegara a 68/69 kg contra 73 da BMW, quanto a vibração, sem dúvida um motor 4 cilindros e mais equilibrado que um dois cilindros, que se soluciona com coxins especial. quanto a uso de duas velas por cilindro começou a ser usado a pouco tempo pela rotax, qualquer duvida estou a dispocição, grande abraço
05-10-2016, 08:29
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-10-2016, 11:12 por Petrel.)
Mas o motor da GS são duas velas por cilindro e com bobinas independentes!!!
Esse meu motor ainda é apenas uma vela, os motores mais novos ja saem com 2 velas por cilindro
05-10-2016, 19:58
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-10-2016, 13:14 por Petrel.)
Que ano é esse motor que vc têm Vital??
É 1200 cc??
Não sabia da existência de 1200 com uma vela por cilindro.
Vital Escreveu:Paulo boa noite, deixar um adendo ao seu comentário referente ao peso dos motores BMW X Rotax, comprando os dois com 110 hp, o BMW pesa 73 kg com redutor acoplado, o Rotax 912 pesa 61 kg, agora vc coloca no rotax alternador 3 kg, bomba de vácuo 0,8kg, embreagem de sobrecarga 1,7 kg total 5,5 kg chegando o rotax 66,5 kg o rotax e refrigeração mista, ar/água acrescente ai mais 2 kg, enfim o rotax chegara a 68/69 kg contra 73 da BMW, quanto a vibração, sem dúvida um motor 4 cilindros e mais equilibrado que um dois cilindros, que se soluciona com coxins especial. quanto a uso de duas velas por cilindro começou a ser usado a pouco tempo pela rotax, qualquer duvida estou a dispocição, grande abraço
Sim concordo, mas ainda assim os Rotax são mais comuns em experimentais leves e até bi motores. Mais leves, vibram muito menos, principalmente os Turbo 914. Tive um com motor fabricado em 1994. As duas velas por cilindro são padrão desde o lançamento, inclusive existindo 912S e 914 turbo homologado. Mas não sei o preço de um motor BMW e suas adaptações, caixa de redução etc. um Rotax está em torno de 30.000 Dólares. O BMW deve ser bem mais barato. Deve compensar pois são confiáveis em motos.
Caramba, 30 k dólares, então já se explica a aquisição do bmw via leilão!!!
Grande abraço!!!
Petrel
Eu sempre achei que BMW era abreviatura pra Business, money, women.
Kkkk
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Quim Escreveu:Eu sempre achei que BMW era abreviatura pra Business, money, women.
Kkkk
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