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Na troca do pneu traseiro é "obrigatória" a troca do dianteiro?
#1
Estou para trocar o pneu traseiro e em pesquisas para escolha da marca/modelo do novo pisante deparei com várias afirmações de que é praticamente obrigatória a troca do pneu dianteiro também, mesmo se este estiver em bom estado.
Estes depoimentos são mais incisivos se o pneu traseiro escolhido for de modelo diferente do dianteiro.
Não é questão de economizar, ser pao duro ou algo assim mas também não da para jogar dinheiro fora, então queria a opinião dos colegas a respeito.
Abraço a todos.
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#2
Até agora estou trocando um dianteiro a cada dois traseiros... Recomendado pela concessionária de Cuiabá
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#3
Leia este artigo e tire suas conclusões:
http://motite.blogs.sapo.pt/5-coisas-sob...tos-120294
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#4
Já troquei o traseiro da minha 1200, mas o dianteiro ainda é o original.
Troquei pelo mesmo Anakee III que havia antes (e igual ao dianteiro)

Quanto ao link, não conheço esse tal de Tite, nem nunca ouvi falar do cidadão, mas o simples linguajar que usa não me inspira muita confiança.
E falar que o pneu dianteiro deixa "sulcos" na água que se encaixam no desenho do pneu traseiro, me parece uma tremenda bobagem, do ponto de vista da dinâmica dos fluídos.

É o seguinte cara pálida, quando o meu dianteiro estiver com 12.000 Km (ou quando atingir o TWI), eu troco do dianteiro e pronto. Dããããã...:p

O TWI existe por um motivo.
Serve para indicar se o pneu está gasto ou não, e é projetado pelos fabricantes de pneu, que creio entender um pouco mais do produto que qualquer reporter (especialmente se for o Galvão Bueno :p).
Se o dianteiro não chegou no TWI, é porque não está gasto ainda. Quando chegar, eu troco. Simples assim.

Mas, cada um faz o que quer com seu dinheiro Wink
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#5
Concordo plenamente com o Iceman. O meu histórico tem mostrado um pneu dianteiro para dois traseiro e assim tenho feito a anos. o único cuidado que tomo é sempre manter o par com o mesmo tipo/marca de pneu.

Sds,
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#6
A melhor recomendação é manter os pneus sempre com o mesmo tipo, porque assim eles trabalham em conjunto, conforme projetados. Mas se o pneu dianteiro está bom, eu manteria esse e trocaria somente o traseiro, ainda que de tipo diferente.
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#7
Iceman, me perdoe, mas o Tite Simões é mais conhecido que farinha de mandioca.
Não fiz o curso de pilotagem dele, mais é um dos mais respeitáveis do país. Acho que o endereço é speedmaster.com.br.
Na qualidade de moderador do grupo, com direito a estrelas e coroa, penso que suas opiniões, certas ou erradas, influenciam os demais.

Minha opinião de forista não estrelado: eu troco os dois pneus, sempre.
Se o da frente está menos gasto, não importa. O risco é imenso.
Basta comparar vários pneus diferentes, de motos diferentes, para ver que o uso causa um perfil conjunto de acordo com o estilo do cidadão.
Quando se troca apenas um, há um desbalanceamento do conjunto.
Portanto,há chance sim de algo dar errado.
Se essa chance é de 1 em 100 ou de 1 em 1 milhão, não dá para saber.
Mas vale a pena correr esse risco ?
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#8
Acho que se for fazer viagens longas, é prudente trocar os dois,isso evita futuros problemas, além de não ter o trabalho de trocar o pneu gasto no meio da viagem.Se for rodar por perto acho que não tem problema.Quanto a pneus de marcas diferentes acho que não tem problema,os gringos fazem muito isso,desde que não seja um absurdo.
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
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#9
MC-1969 Escreveu:Iceman, me perdoe, mas o Tite Simões é mais conhecido que farinha de mandioca.
Não fiz o curso de pilotagem dele, mais é um dos mais respeitáveis do país. Acho que o endereço é speedmaster.com.br.
Na qualidade de moderador do grupo, com direito a estrelas e coroa, penso que suas opiniões, certas ou erradas, influenciam os demais.

Minha opinião de forista não estrelado: eu troco os dois pneus, sempre.
Se o da frente está menos gasto, não importa. O risco é imenso.
Basta comparar vários pneus diferentes, de motos diferentes, para ver que o uso causa um perfil conjunto de acordo com o estilo do cidadão.
Quando se troca apenas um, há um desbalanceamento do conjunto.
Portanto,há chance sim de algo dar errado.
Se essa chance é de 1 em 100 ou de 1 em 1 milhão, não dá para saber.
Mas vale a pena correr esse risco ?

Blz Marcos?

Se o cara é mais conhecido do que farinha de mandioca eu não sei, mas se voce está dizendo eu acredito. Smile
Eu sei que EU não o conheço e nunca ouvi falar do cidadão (ou do pele vermelha :p), e como disse anteriormente, o seu linguajar não me parece adequado a alguem que quer transmitir segurança aos seus leitores, pelo menos os com mais de 30 anos, o que não quer dizer que não entenda do assunto.

De qualquer forma, o fórum é bom para isso, para que cada um exponha seu ponto de vista, sua opinião, e assim cada um pode tirar suas próprias conclusões.

Não tenho nenhuma pretenção de ser o dono da verdade, muito menos pelo fato de ter uma "corôa" (:p), mas isto também não pode ser um impedimento para que eu expresse minha opinião, como qualquer participante normal do fórum faria.
Eu acho que o que dá "peso" à opinião de alguem não é um simbolo a mais ou a menos no avatar, mas sim o seu histórico no fórum.
Cito apenas alguns exemplos de membros prá lá de respeitados e que não tem "corôa" alguma: Crodão, Luiz Plein, Sal, Fabio Poli, e muitos outros.

De qualquer forma, agradeço ao Zé Mario, por ter postado o link, e a voce por suas considerações.

Sem estas contribuições, o fórum se tornaria monótono e correria o risco de realmente não cumprir o seu papel.

De minha parte, continuarei trocando os pneus conforme forem se desgastando, mesmo porque, já troquei somente o traseiro e não senti qualquer desequilibrio na moto por não ter trocado o dianteiro também.

Abraços,

Thomas Smile
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#10
Que bom que você tirou suas próprias conclusões!
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