• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problemas no GS 1250 Exclusive
Acabei de levar a CC a moto para revisão de 10 k km, após uma viagem ao sul (Cânion Fortaleza, Gramado etc), a moto apontou no painel informações importantes de erro! A CC detectou um defeito no parafuso da roda fônica do sensor do comando de válvulas! Não tenho a mínima noção do que seja tal coisa, porém a minha preocupação é se a partir de então dará problemas no comando de Válvulas, motor e etc! Alguns dos companheiros tem conhecimento deste problema?[Imagem: 166e757eb3163c2d9fb458d61597797f.jpg]
[Imagem: e14819c77d193838ded1b615357ff3fa.jpg]

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  Responder
Citar:defeito no parafuso da roda fônica do sensor do comando de válvulas

Isso é melhor que "defeito na rebimbola da parafuseta" !! "Roda fônica" deve ser o cara que faz o barulho do motor... ou não !!

Agora falando sério: parece que esse negócio é parente do distribuidor. Veja o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=dGNaj20rhvA

Não creio que possa gerar maiores problemas no motor. De todo modo, sua moto ainda está na garantia.
  Responder
PauloLopes Escreveu:Acabei de levar a CC a moto para revisão de 10 k km, após uma viagem ao sul (Cânion Fortaleza, Gramado etc), a moto apontou no painel informações importantes de erro! A CC detectou um defeito no parafuso da roda fônica do sensor do comando de válvulas! Não tenho a mínima noção do que seja tal coisa, porém a minha preocupação é se a partir de então dará problemas no comando de Válvulas, motor e etc! Alguns dos companheiros tem conhecimento deste problema?[Imagem: 166e757eb3163c2d9fb458d61597797f.jpg]
[Imagem: e14819c77d193838ded1b615357ff3fa.jpg]

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Deve ser erro de português, seria roda cônica do sensor do comando de válvulas, garante a faísca no momento exato para uma queima perfeita, se a informação for diferente do programado a Ecu não deixa o motor funcionar. Vão trocar o parafuso e garantir que não saia mais do lugar usando uma cola. Não deve acontecer de novo se o serviço for bem feito.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk
  Responder
Eraldo Tel Escreveu:Deve ser erro de português, seria roda cônica do sensor do comando de válvulas, garante a faísca no momento exato para uma queima perfeita, se a informação for diferente do programado a Ecu não deixa o motor funcionar. Vão trocar o parafuso e garantir que não saia mais do lugar usando uma cola. Não deve acontecer de novo se o serviço for bem feito.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

Eraldo,

O termo é estranho mas é Roda Fônica mesmo.
Garante o sincronismo do motor no que tange a injeção e ignição.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
É isso, Eraldo, mas o treco chama "roda fônica" mesmo. Só não sei a razão de ter sido batizado assim !
  Responder
EvertonM Escreveu:É isso, Eraldo, mas o treco chama "roda fônica" mesmo. Só não sei a razão de ter sido batizado assim !

O disco, ou roda, ou engrenagem fônica é um medidor angular ou de fase.
O disco ranhurado do freio ABS por exemplo é uma roda fônica.
No caso do sincronismo do motor, a falta de dentes na engrenagem determina uma posição angular, o que é extremamente importante em uma motor a combustão interna. Quanto mais dentes esta engrenagem tiver, menor o passo angular e mais precisa a informação de posicionamento.

Também bão sabia a origem do nome, fui buscar e só achei na Wikipedia em alemão (Rolleyes), na versão inglesa não achei nada.
Foi inventada pelo dinamarquês Poul la Cour em 1875. Ele era meteorologista e haviam problemas de sincronização entre telégrafos de estações meteorológicas. Depois do uso nos telégrafos foi introduzido nos motores elétricos síncronos.

Para entender como o sensor funciona, mede e transmite um pulso elétrico, o vídeo abaixo é interessante:

https://www.youtube.com/watch?v=YeXlmdlXp2s

A Bosch foi quem introduziu nos motores o sistema clássico de ignição em 1925, com bobina, distribuidor rotativo, platinado, velas, etc.
O primeiro sistema a ter um único sensor que comandava tanto a ignição como a injeção foi o sistema Motronic da Bosch em 1979 para motores BMW.
Vocês podem ver o sensor (Motordrehzalfühler) e a roda fonica na parte inferior da figura, no bloco do motor.

Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)

Guilherme

Responder
Opa ! Agora sim uma boa explicação. Valeu, Guilherme.
E, voltando à questão do Paulo, não me parece preocupante o diagnóstico apresentado. Suponho que um dos maiores reflexos do problema seja no sistema de injeção de combustível.
Nada que um bom platinado não resolva !! rsrsrs

PS: se buscar "platinado" no Google, só vem informação de cor de cabelo. Nem o Google tá usando platinado !
  Responder
Gnegraes Escreveu:O disco, ou roda, ou engrenagem fônica é um medidor angular ou de fase.
No caso do sincronismo do motor, a falta de dentes na engrenagem determina uma posição angular, o que é extremamente importante em uma motor a combustão interna. Quanto mais dentes esta engrenagem tiver, menor o passo angular e mais precisa a informação de posicionamento.

Também bão sabia a origem do nome, fui buscar e só achei na Wikipedia em alemão (Rolleyes), na versão inglesa não achei nada.
Foi inventada pelo dinamarquês Poul la Cour em 1875. Ele era meteorologista e haviam problemas de sincronização entre telégrafos de estações meteorológicas. Depois do uso nos telégrafos foi introduzido nos motores elétricos síncronos.

Para entender como o sensor funciona, mede e transmite um pulso elétrico, o vídeo abaixo é interessante:

A Bosch foi quem introduziu nos motores o sistema clássico de ignição em 1925, com bobina, distribuidor rotativo, platinado, velas, etc.
O primeiro sistema a ter um único sensor que comandava tanto a ignição como a injeção foi o sistema Motronic da Bosch em 1979 para motores BMW.
Vocês podem ver o sensor (Motordrehzalfühler) e a roda fonica na parte inferior da figura, no bloco do motor.

Este princípio de medição é amplamente utilizado na indústria.
Desde aplicações mais simples para determinar a posição de válvulas (aberta/fechada) como medição e controle de rpm de grandes máquinas: bombas, turbo-geradores etc.

Luiz Baum
  Responder
Gnegraes Escreveu:O disco, ou roda, ou engrenagem fônica é um medidor angular ou de fase.

Este princípio de medição é amplamente utilizado na indústria.
Desde aplicações mais simples para determinar a posição de válvulas (aberta/fechada) como medição e controle de rpm de grandes máquinas: bombas, turbo-geradores etc.

Luiz Baum
  Responder
EvertonM Escreveu:Opa ! Agora sim uma boa explicação. Valeu, Guilherme.
E, voltando à questão do Paulo, não me parece preocupante o diagnóstico apresentado. Suponho que um dos maiores reflexos do problema seja no sistema de injeção de combustível.
Nada que um bom platinado não resolva !! rsrsrs

PS: se buscar "platinado" no Google, só vem informação de cor de cabelo. Nem o Google tá usando platinado !

Everton,

Pelo alarme dado pela ZFE / ECU, pode ser que o sensor não esteja com a fixação correta (Parafuso mal apertado?) o que leva com a vibração natural do motor uma determinada instabilidade no sinal de resposta.

Sobre platinado, tem de buscar em inglês ou alemão. Em português me parece que a palavra vem do fato das pontas de contato serem no passado revestidas de platina.

O uso de determinadas ferramentas de busca e sites internacionais é muito pequeno aqui no Brasil.
Eu sempre comparo um mesmo texto de busca na Wikipedia: em português quase sempre um resumo muito do sem-vergonha, em inglês bons textos e em alemão chega muitas vezes às raias do absurdo em detalhes, bibliografia informada, etc. Vejam o exemplo de busca por Karl Benz, o inventor do automóvel:

Wikipedia br
https://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Benz

Wikipedia en

https://en.wikipedia.org/wiki/Carl_Benz

Wikipedia de

https://de.wikipedia.org/wiki/Carl_Benz

E falando em Karl Benz, ele patenteou entre outras coisas o acelerador tipo válvula de borboleta para dosar a mistura ar-combustível, sistema de ignição com velas e bateria, a vela de ignição, o carburador, a embreagem, o diferencial no eixo traseiro e o radiador a água. Ah!! Já ia esquecendo, a esposa dele, a Bertha Benz, teve a ideia e desenvolveu o freio a tambor com sapatas.....
Guilherme

Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Farol Full Led GS 1250 DiogoCosta 4 4,986 20-11-2024, 09:57
Última Mensagem: Reiner
  Pastilhas traseiras 1250 Olive 51 80,922 14-01-2024, 13:16
Última Mensagem: Con8336
  Freio traseiro 1200/1250 Gnegraes 0 1,593 10-09-2023, 10:20
Última Mensagem: Gnegraes
  Som metálico no motor da GS 1250 premium sfximenes 58 39,259 06-08-2023, 12:49
Última Mensagem: Reiner
  [Problemas] Problemas da R1200GS shw 157 377,399 25-02-2023, 09:49
  Mais problemas vindo nas GS´s Tuco10 51 48,408 22-02-2023, 07:27
  1250 com "erro no sistema de gerenciamento do motor". GUINCHO! Olive 20 20,117 02-08-2022, 07:34
  1250 (2020) Barulho próximo ao Painel rtolivieri 5 3,963 10-07-2022, 07:27
Última Mensagem: aedonatell
  Problemas no sensor de velocidade/ABS da R1200 GS Premium 2011 WViegas 19 12,505 06-12-2021, 13:08
  Consumo R 1250 GS 2020/2020 Exclusive Acir 49 19,998 26-11-2021, 17:15
Última Mensagem: joaosantos

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)