03-11-2021, 12:42
Oi Reiner, com certeza válvula com alguma folga é melhor que presa. O problema na minha não foi por causa de folga nas válvulas, isso nunca levaria a um desgaste tão acentuado. Segundo estes boletims e informações que tenho lido no exterior, a causa de um desgaste acentuado, tanto do eixo de comando, quando dos balancins, é a diferença de dureza entre os dois. Na metalurgia as especificações de recobrimento duro são bastante especificas em relação à espessura e a composição deste recobrimento. Se houver uma falha neste recobrimento, tanto de um quanto do outro componente que estão em contato, um deles vai apresentar desgaste acentuado e rápido. Todas as outras válvulas da minha motocicleta estão com a folga certinha. Em relação ao barulho, a minha faz um discreto barulho em marcha lenta. Não usaria esse parâmetro para saber se a folga está correta. Acho que o melhor mesmo é medir. Acredito que a maior parte das motocicletas não terão problema nos primeiros anos. Só vai se descobrir isso com o passar do tempo e utilização e aí a moto provavelmente estará fora da garantia como aconteceu comigo. Infelizmente tenho o hábito de ficar muito tempo com as motos que eu gosto. Esta é a 2a. BMW que compro zero e fico 5 anos. Infelizmente nas duas aconteceu um problema grave. Na primeira vez a BMW honrou o codigo do consumidor. Desta vez estou com mais dificuldade.