• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Que oleo usar na embreagem e no freio?
QuinnBr Escreveu:Também achava isso até ver um mecânico espanhol no youtube, que comentou que não precisa da troca mas ele disse que precisa sim, 80 mil km ou 5 anos e sobre os 5 anos esta no CD de serviços da BMW...o óleo envelhece e deixa uma borras....agora, no brasil é impossível achar o Castrol Hyspin asw 10....Tem na BMW a 160,00 o litro e demora 50 dias para chegar

Aqui esta o link: https://www.youtube.com/watch?v=Qf5tSNzGmiI
Sent from my iPhone using Tapatalk

Vi o filme do espanhol.

Ele erra ao dizer que ambos os óleos se deterioram.
O fluido de freio (não é um óleo) se oxida devido às altas temperaturas a que é submetido nas pinças do freio a disco.
E é um fluido muito higroscópico. Quando tem mais de 4% de umidade, no aquecimento nas pinças ele chega fácil a mais e 200 graus C, a água muda de estado e passa a vapor formando bolhas e com isso se perde eficiência na transmissão de pressão, ficando aquele efeito de parecer que o manete / pedal do freio está elástico, alguns chamam de "emborrachado"...

Já o óleo hidráulico da embreagem (viscosidade SAE 10W) trabalha em temperaturas baixas, quase ambientes.
Na embalagem você pode anotar o part number 21522455540 dele caso necessite e comprar no CC.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Valeu Obrigado! abs

Responder
São 50! É porque não tem no BR, tem q importar....me falou o cara do setor de peças da Autokraft....
  Responder
Pessoal, vi esse tópico e decidi trocar o óleo da embreagem e os fluidos de freio. O sistema de freio está ok já, mas estou com dificuldade em achar onde abre a sangria do sistema de embreagem. Vou usar o Fork Oil 10w da Motul! A Shakira é uma Premium 2015...abraços família!

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk
  Responder
William Jr Escreveu:Pessoal, vi esse tópico e decidi trocar o óleo da embreagem e os fluidos de freio. O sistema de freio está ok já, mas estou com dificuldade em achar onde abre a sangria do sistema de embreagem. Vou usar o Fork Oil 10w da Motul! A Shakira é uma Premium 2015...abraços família!

William,
Teu nível de óleo de embreagem está baixo no reservatório? Se não estiver, não é necessário trocar, ele não se degrada.
Diferentemente do fluido de freio, ele deve ser trocado em média a cada 2 anos. No Manual da tua moto deve ter a especificação.
Guilherme

Responder
Obrigado Gnegraes, mas salvo engano o fluido de embreagem troca-se com 5 anos. E aí? Vi alguns colegas dizendo que era bom trocar!
Mais uma vez, obrigado amigo!

Responder
William Jr Escreveu:Pessoal, vi esse tópico e decidi trocar o óleo da embreagem e os fluidos de freio. O sistema de freio está ok já, mas estou com dificuldade em achar onde abre a sangria do sistema de embreagem. Vou usar o Fork Oil 10w da Motul! A Shakira é uma Premium 2015...abraços família!

Se a tua decisão é mesmo de trocar, o único vídeo que vi, é esse daqui de um espanhol: https://m.youtube.com/watch?v=Qf5tSNzGmiI

Responder
William Jr Escreveu:Obrigado Gnegraes, mas salvo engano o fluido de embreagem troca-se com 5 anos. E aí? Vi alguns colegas dizendo que era bom trocar!
Mais uma vez, obrigado amigo!

William,

Negativo, veja a tabela da BMW no link em anexo no OneDrive. Aproveite para fazer download dela e arquive com você.
Como em muitos outros pontos da moto, pedem que regularmente seja feita inspeção do sistema hidráulico da embreagem (check hydraulic clutch system) para vazamentos, se aciona corretamente, etc. Não pede nem com 40k km a troca deste óleo.

Óleos hidráulicos de transmissão de pressão em temperaturas ambientes não se degradam. Prensas na indústria funcionam anos a fio sem troca de óleo.
A situação já é diferente com o fluído de freio (não é um óleo) que devido às altas temperaturas na pinça degradam o fluido. Que ainda para atrapalhar é extremamente higroscópico. Alta temperatura e água formam bolhas de vapor de água, que fazem com o que a transmissão de pressão seja parcial, pois parte da força que você exerceu no pedal / manete vai na compressão destas bolhas de vapor, comprometendo e muito a eficiência da frenagem

https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfAi7R-W...w?e=jwHeTB
Guilherme

Responder
Ok Gnegraes, obrigado pela aula irmão! Grande abraço

Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  R 1200 GS AC Adv - Embreagem com comportamento estranho Alxcastro 15 19,762 19-04-2025, 10:42
Última Mensagem: Gnegraes
  Êmbolos da pinça de freio Gnegraes 1 2,670 18-11-2024, 21:51
Última Mensagem: luiz baum
  Sensor embreagem Reiner 13 17,602 09-07-2024, 06:50
Última Mensagem: Doug
  Sensor de termostato de oleo kikoreda 2 10,331 12-05-2024, 12:12
  Trava rosca químico - como usar Gnegraes 4 2,344 18-09-2023, 20:38
Última Mensagem: EvertonM
  Freio traseiro 1200/1250 Gnegraes 0 1,593 10-09-2023, 10:20
  troca do fluido de embreagem da r1200gs rossi 24 26,192 23-08-2023, 21:25
Última Mensagem: Aleksander
  Uma ajuda na escolha do óleo Bobkings 75 61,074 18-07-2023, 08:40
  Reservatório Fluido de Freio Dianteiro R1200GS 2012 Rogerio O 3 1,489 14-03-2023, 17:12
  Freio traseiro baixando Andre_68 2 1,498 03-07-2022, 09:26

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)