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Suspensão Dura
#1
Bom dia Pessoal! Gostaria de uma ajuda, por favor. Acabei de adquirir um 1200 2014 com o sistema ESA, andando na moto durante o final de semana, mesmo no modo SOFT, achei a suspensão demasiadamente dura. Achei estranho, pois fiz um test drive antes de comprar a moto e não me lembro da suspensão ser assim. A moto esta com 5mil km. Alguém teve algum problema parecido? A calibragem dos pneus pode influenciar? Consigo ajustar compressão e retorno de amortecedor? As configurações são SOFT, NORMAL e HARD. Na minha moto parece HARD, UM POUCO MAIS HARD E SUPER HARD!!!
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#2
Reinaldo, quanto à suspensão, os modos são esses mesmo que vc falou.

O modo SOFT é recomendado para transito urbano, ou em estradas retas e com asfalto bom.
O modo NORMAL, é bem... normal, ou seja uso misto.
Já o modo HARD é recomendado para estradas sinuosas (tipo serras) ou retas, se for andar em alta velocidade.

Até onde eu sei (me corrijam os mais entendidos se eu estiver errado) se você estiver com o motor no modo "DYNAMIC", a suspensão se ajusta automáticamente ao tipo de estrada/condução.
Pelo menos foi o que me explicaram na cc, quando comprei a moto.

Agora, se estiver com a calibragem dos pneus acima do normal, ai sim, a moto pode parecer bem mais "dura".
A pressão recomendada é F=36 e T=42.

Veja também a programação do modo de uso "Só piloto (um capacete)", "piloto e garupa (dois capacetes)", "piloto e bagagem (um capacete e uma mala)" e "piloto, garupa e bagagem (dois capacetes e uma mala)".

Se estiver no último modo e vc estiver andando sozinho, sem bagagem, pode ser que a moto pareça mais "dura" sim.

Para saber se o ESA está funcionando corretamente, basta subir sozinho na moto (com o motor ligado) e mudar o ajuste de "só piloto", para "piloto, garupa e bagagem".
Se o ESA estiver funcionado corretamente, a moto irá "subir", ou seja, ficará mais alta.
Ao voltar para a posição "só piloto", la irá "descer" novamente.

Isso para que a moto fique sempre na mesma altura, ou seja, com a mesma ciclística, independente da carga sobre ela.

Pode ser isso que esteja deixando sua moto muito "dura".
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#3
Iceman, andei de tudo que foi jeito nesse final de semana (primeiro com a moto, rsrsrs) e consegui perceber todos os pontos que você citou. O ESA realmente está funcionando, subindo e descendo a moto quando se troca os modos "só piloto", "piloto mais carga" e "piloto e garupa". Andei com ela na cidade no modo ROAD com a suspensão no SOFT e "só piloto". Mesmo assim a moto transmite qualquer irregularidade do solo, mostrando-se demasiadamente dura. Infelizmente...
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#4
.....

Sad
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#5
Depende... qual era su moto antiga?

Quando eu comprei mina F800GS vim de uma Honda XRE 300 e nos primeiros 1000Km achava a GS extremamente dura e desconfortável, o tempo foi passando e quando peguei a XRE para andar novamente, vi quanto a suspensão da BMW era boa e da XRE era horrível mole demais...

Talvez seja adaptação e sentir esta diferença entre modelos de motos diferentes
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#6
Ice olhei para a minha e ela está subindo demaisRolleyes.

Esse negocio é complicado, não tenho muita experiência com isso pois não tive muitas motos, gostaria de ouvir a opinião do Crodão.Na minha opinião a calibragem que o pneu destas motos modernas tem é muito alta, os pneus ficam praticamente uma pedra e até um palito de dente é sentido quando a moto passa por cima. A minha Sahara é antiga, são no máximo 27 libras nos pneus e a suspensão da honda é bem mole; com ela não sinto tanto as imperfeiçoes do terreno, mas é claro que não da para comparar.
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
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#7
Então gente, respondendo ao Marcel e levando em consideração o que o Carlo também citou. Eu andava de esportiva, uma ZX 10. Pasmem, acho a suspensão da BM tão dura quanto a da KAWA... Na esportiva não andava na calibragem recomendada pelo fabricante, por conta de aderência. Normalmente a calibragem de fábrica das esportivas também giram em torno de 36d e 42t. Sempre andei em torno de 32d e 35t, isso calibrando a frio logo pela manhã. Talvez seja esse fator que esteja influenciando. Na BM está marcando no painel 37d e 42t na estrada, com pneus bem aquecidos. Na cidade, um pouco mais frio chega a 35d e 40t. No primeiro momento nem pensei em mexer com calibragem, por se tratar de uma moto mais pesada e, que por muitas vezes andará com garupa e/ou carga. Vou experimentar baixar um pouco a calibragem e conto para vocês como a moto se comportará. Uma dúvida é se aquela indicação no painel não ficará perturbando para corrigir a calibragem. Abs.
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#8
Reinaldo, a indicação no painel só aparece se você a selecionar ou quando estiver MUITO baixa, creio em torno de 50% abaixo da pressão recomendada.

Não acho que você irá baixar tanto, então não deve ter problemas.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#9
Fui buscar minha GS 2013 em SP e voltei andando a Porto Alegre (1250km...) De cara achei as suspensões muito duras, especialmente a dianteira. Mas em rodovia boa não tem nada a reclamar, ainda que no meu gosto ela poderia ser mais macia um pouco.
Mas andar com a GS na cidade com piso irregular(ou paralelepípedo) é decepcionante, chega a ser chato de tanta vibração, ainda bem que isso vai ocorrer poucas vezes, já que ficou bem claro que a praia da GS é, sem dúvida, as rodovias.
Minha GS é modelo SPORT, sem suspensão ativa. Algum "expert" tem sugestão de como "amaciar" a bike?
Outra coisa, achei muito alta a calibragem recomendada para os pneus. Talvez sirva e seja recomendada para quem goste de -enrolar o cabo- e andar esportivamente, o que não é o meu caso, definitivamente. Estou pensando em tirar duas ou tres libras de cada pneu para ver se melhora..
Aguardo comentários. Abraço a todos.
  Responder
#10
bybecker Escreveu:Fui buscar minha GS 2013 em SP e voltei andando a Porto Alegre (1250km...) De cara achei as suspensões muito duras, especialmente a dianteira. Mas em rodovia boa não tem nada a reclamar, ainda que no meu gosto ela poderia ser mais macia um pouco.
Mas andar com a GS na cidade com piso irregular(ou paralelepípedo) é decepcionante, chega a ser chato de tanta vibração, ainda bem que isso vai ocorrer poucas vezes, já que ficou bem claro que a praia da GS é, sem dúvida, as rodovias.
Minha GS é modelo SPORT, sem suspensão ativa. Algum "expert" tem sugestão de como "amaciar" a bike?
Outra coisa, achei muito alta a calibragem recomendada para os pneus. Talvez sirva e seja recomendada para quem goste de -enrolar o cabo- e andar esportivamente, o que não é o meu caso, definitivamente. Estou pensando em tirar duas ou tres libras de cada pneu para ver se melhora..
Aguardo comentários. Abraço a todos.

Sobre as suspensões creio que vc terá opiniões variadas, mas sempre no sentido de são ótimas.
Quanto a pressão nos pneus há basicamente para moto somente com piloto, e com carga e garupa. Veja qual vc pensa ser muito alta.
Diante de seus comentários, reflita se pegou a moto adequada para vc.?!?!
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