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Troca do fluido da embreagem
#1
Sei que nao recomendam a troca do fluido, mas eu nao consigo crer nisso, sou mecanico de carro e alguns carros existem a mesma recomendaçao para o fluido da transmissao automatica e a gente troca no intuito de garantir a vida util dos componentes.
Entao eu estou aqui para perguntar na verdade duas coisas. Qual é o modo mais facil de acessar (pelo que eu olhei, vou tirar a bateria e tudo ali para ter um acesso mais facil) e a remoçao da bateria pode gerar algum tipo de avaria nos modulos?
Gs1200 sport 2013 k50
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#2
Victor, bem-vindo aio Fórum. Aqui temos a prática da apresentação inicial, então segue o link:
https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-apr...s-pessoais

Abaixo tem outro link do Fórum com o relato de troca do fluído da embreagem, com algumas dicas.
https://www.bmwgsbrasil.com.br/Thread-tr...0gs?page=3

Nas minhas pesquisas, não encontrei indicação de retirada da bateria, mas não sei detalhes da sua moto. Se vc pesquisar aqui no Forum, vai encontrar o manual de serviço de motos até 2016, salvo engano. Talvez vc tenha nesse documento a informação que precisa.
De todo modo, o correto procedimento de retirada e recolocação da bateria (ordem dos polos, etc) não vai causar problemas elétricos na sua moto.

Também dê uma olhada no link abaixo. É o mesmo serviço que você quer realizar.
Dica importante - use o fluído correto (Fluido Hidráulico Hyspin Bmw Motorrad V10 Sintético ou algo similar). Nunca use fluído de freio !!

https://www.r1200rforum.com/threads/2015...025/?tl=pt
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#3
Everton, muito obrigado pela cordialidade e atenção, eu sou um pouco leigo com esse lance de fórum, mas eu vou ficar bom. Sim eu ja andei pesquisando sobre o fluido, e ja tinha a ciência que nao poderia ser o Dot4. Eu abri o link do relato sobre a troca do fluido. A post em questao e uma gs1200 refrigerada a ar, o acesso ao sangrador é um pouco mais facil. Acabei encontrando um video, onde um gringo está fazendo a sangria numa refrigerada a água. Infelizmente tem que desmontar um monte de coisa mesmo! Estou esperando o fluido chegar, vou fazer a manutenção e gerar um material para auxiliar os próximos que estejam na intenção de fazer a troca.
Vou me apresentar no outro post que você referiu.
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#4
Victor,

O óleo da embreagem é um óleo mineral 10W, o mais usado é o Hyspin 10W da Shell.

Como esse circuito hidráulico trabalha em baixas temperaturas, não existe degradação desse óleo, portanto sua troca acaba sendo desnecessária.
O manual de oficina BMW não cita em qualquer momento a necessidade de sua troca, a não ser em caso de troca de cilindro escravo ou de vazamentos no circuito.

Como estamos falando de óleo, vamos a algumas dicas, já que você é novato.

- óleo de cárter: Castrol Power Racing 1 sintético ou Motul Sintético 7100. Faixa de viscosidade 10W50, visto você morar em estado "quente". São 4 litros.
- filtro de óleo é Mahle original , part number OC 306
- filtro de ar é Mahle original: part number LX 984/2 ( se tua GS for resfriada a ar)
- óleo da caixa de redução do eixo traseiro ( não é diferencial,,, já que há somente 1 eixo e não existem planetárias, força do hábito...): são exatos180ml, não coloque mais pois haverá excesso de pressão e romperá os retentores.
O manual desse ano indica óleo sintético 90W, já há alguns anos na Alemanha estão usando o Castrol MTX 75W140 (trás na embalagem essa recomendação para BMW) mas não é importado para o Brasil e o Motul 75W140.
- óleo de câmbio (caso tua GS seja resfriada a ar): são 800ml de óleo 75W140 (vide item acima), caso seja de resfriamento fluido, o câmbio está integrado ao cárter.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#5
(9 horas atrás)Gnegraes Escreveu: Victor,

O óleo da embreagem é um óleo mineral 10W, o mais usado é o Hyspin 10W da Shell.

Como esse circuito hidráulico trabalha em baixas temperaturas, não existe degradação desse óleo, portanto sua troca acaba sendo desnecessária.
O manual de oficina BMW não cita em qualquer momento a necessidade de sua troca, a não ser em caso de troca de cilindro escravo ou de vazamentos no circuito.

Como estamos falando de óleo, vamos a algumas dicas, já que você é novato.

- óleo de cárter: Castrol Power Racing 1 sintético ou Motul Sintético 7100. Faixa de viscosidade 10W50, visto você morar em estado "quente". São 4 litros.
- filtro de óleo é Mahle original , part number OC 306
- filtro de ar é Mahle original: part number LX 984/2 ( se tua GS for resfriada a ar)
- óleo da caixa de redução do eixo traseiro ( não é diferencial,,, já que há somente 1 eixo e não existem planetárias, força do hábito...): são exatos180ml, não coloque mais pois haverá excesso de pressão e romperá os retentores.
O manual desse ano indica óleo sintético 90W, já há alguns anos na Alemanha estão usando o Castrol MTX 75W140 (trás na embalagem essa recomendação para BMW) mas não é importado para o Brasil e o Motul 75W140.
- óleo de câmbio (caso tua GS seja resfriada a ar): são 800ml de óleo 75W140 (vide item acima), caso seja de resfriamento fluido, o câmbio está integrado ao cárter.
Muito obrigado pela atençao, pelas informaçoes fornecidas. O oleo do motor, eu coloquei o 5w40 7100... Na caixa de redução, eu usei Total Traxium Dual 9 FE 75w90 API GL 5, sendo aplicado 180ml. Voce esta usando esse 75w140? Se sim consegue mensurar alguma diferença.
Ah a minha GS e refrigerada a liquido
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#6
Oi Victor,

Sim, esta classe de óleo de engrenagens é mais estável conforme o aquecimento, mantém a viscosidade e reduz o backlash das  engrenagens cônicas.
No meu caso como tenho câmbio separado do motor, esta vantagem também se observa.

Até meados de 2013 os motores boxer eram os clássicos historicamente falando, e na minha opinião com vantagens sobre as novas gerações:
- câmbio separado do motor: o óleo deste modelo é um específico para lubrificar e resfriar engrenagens, com requisitos muito diversos dos óleos de cárter de motor. O câmbio trabalha mais frio.
- embreagem seca monodisco: tem um desempenho melhor que as multidisco banhadas a óleo que são muito sensíveis ao debrear e apresentam muitas vezes dificuldade no ajuste. A embreagem seca monodisco funciona sempre da mesma forma e independe da temperatura ambiente e/ou do motor.

Os manuais de serviço BMW recomendam trocar os seguintes itens em regime de uso normal:

- óleo do cárter: cada 10k 4,0 litros
- filtro de óleo: 10k
- filtro de ar: 10K
- óleo da HAG (caixa redutora de engrenagens traseira): 40k
- velas: 40k
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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