Buenas galera!
Como disse em minta apresentação acabei de adquirir uma GS 1200. Sempre que pego uma moto usada, por melhor que seja a procedência, sempre troco óleo e filtro do motor.
O antigo proprietário usava o lubrax 15w40 semi sintético, que é um óleo automotivo.
Alguém já usou ou recomenda esse óleo?
Obrigado.
Barreto.
As GS a ar tem embreagem seca, portanto em tese não precisam de óleos com classificação JASO, que são específicos para motos...
Se a classificação SAE 15W40 estiver dentro das especificações do manual, pouco importa se o óleo é sintético ou mineral.
É claro que o óleo sintético tem vantagens sobre o mineral (estabilidade dos componentes, chega aos pontos altos do motor em 1/3 do tempo em comparação ao mineral durante a partida a frio, etc) mas usando o mineral você não estará prejudicando o seu motor.
A utilização de óleo automotivo nas motos gera muita polêmica nos fóruns que participo e pelo que entendi, se a embreagem for seca, não haveria motivos para preocupação ou para evitar o uso.
Eu, como leigo no assunto, não gosto de arriscar e uso óleos específicos para motos mesmo minha moto tendo embreagem seca.
Muita gente gosta de arriscar porque o óleo automotivo costuma sem bem mais em conta... Não tenho certeza se vale arriscar para uma economia relativamente pequena.
Sinceramente, eu não arriscaria. Pois do ponto de vista técnico não teria vantagem sobre o óleo específico e, financeiramente, não vale a pena arriscar.