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Medição do nível de óleo do motor
#1
A medição do nível de óleo do motor deve seguir algumas regras básicas, mas fundamentais para uma correta leitura de quanto óleo você tem no cárter do motor.

Primeiro: o motor deve estar na temperatura de funcionamento normal. O ideal é que você faça a medição após rodar com a moto e parar.
Segundo: a moto deve estar na posição vertical e sobre um plano horizontal (*).
Terceiro: desligue o motor e aguarde 5 minutos. Com o motor em funcionamento, o óleo está distribuído pelo cárter, bomba de óleo, radiador de óleo, dutos e canaletas, é preciso aguardar que o óleo volte ao cárter.
Quarto: após decorridos 5 minutos, faça a leitura do nível e verifique se está dentro da faixa recomendada de MIN e MÁX, seja em visor ou vareta.

[ATTACH=CONFIG]10196[/ATTACH]

O motivo de se fazer a leitura com o óleo na temperatura de operação do motor baseia-se em dois motivos:

- é a temperatura com a qual se tem a viscosidade real de operação no motor. O óleo trabalha numa temperatura no cárter de cerca 120 - 140⁰C e não a 25⁰C do ar ambiente com a moto desligada e com o motor frio. Nestas condições, o óleo quente flui de volta ao cárter rapidamente e facilmente, com o óleo frio, ele demorará a voltar.

- a diferença de cerca 100⁰C entre o óleo frio e o óleo na temperatura de operação de um motor que tenha 4 litros de óleo, causa um aumento de volume de cerca 0,35 litros de óleo, o que poderia levar certamente a uma medição errada do nível correto de óleo. E o nível de óleo é importante na temperatura de operação do motor, e não com ele frio na garagem. Tanto no visor como na vareta, o volume entre o MIN e MÁX é de 0,5 litros, portanto 0,35 litros é bastante significativo na tua leitura.

Observação: na troca de óleo, não há necessidade de se medir o nível, pois o volume correto é definido e conhecido, basta colocar o volume indicado nos manuais.

(*) No caso da F850GS aqui no Brasil que vem sem o cavalete central, peça a alguém que segure a moto na posição vertical ou encoste-a num parede, para que você possa fazer uma correta leitura.


Arquivo(s) anexado(s)
.jpg   visor de óleo.jpg (Tamanho: 7.06 KB / Downloads: 118)
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#2
Guilherme, boas dicas. Apenas discordo da parte final. Já vi mais de uma vez moto com excesso de óleo porque o dono colocou os 3 litros sem medir (estou usando o exemplo da minha F800R, para outras considerar o volume delas).

Não vai custar nada fazer com prudência. Colocar 2,6 litros, aquecer o motor e adicionar o necessário até a marca correta.

Andar com óleo a mais pode gerar sobrepressão e provocar vazamentos.

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#3
rodpcastro Escreveu:Guilherme, boas dicas. Apenas discordo da parte final. Já vi mais de uma vez moto com excesso de óleo porque o dono colocou os 3 litros sem medir (estou usando o exemplo da minha F800R, para outras considerar o volume delas).

Não vai custar nada fazer com prudência. Colocar 2,6 litros, aquecer o motor e adicionar o necessário até a marca correta.

Andar com óleo a mais pode gerar sobrepressão e provocar vazamentos.

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Rods,

Concordo com você no tocante a rodar com excesso de óleo no motor.

Agora se há excesso de óleo no motor, de duas uma: ou não drenou corretamente e completamente o cárter, ou não trocou o filtro de óleo e não descontou o volume do filtro, já que a quantidade indicada inclui o volume interno do filtro também....
Guilherme

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#4
Por todas essas possibilidades o procedimento prudente se justifica. E como não custa nada...

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#5
rodpcastro Escreveu:Guilherme, boas dicas. Apenas discordo da parte final. Já vi mais de uma vez moto com excesso de óleo porque o dono colocou os 3 litros sem medir (estou usando o exemplo da minha F800R, para outras considerar o volume delas).

Não vai custar nada fazer com prudência. Colocar 2,6 litros, aquecer o motor e adicionar o necessário até a marca correta.

Andar com óleo a mais pode gerar sobrepressão e provocar vazamentos.

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Trocar o óleo e não trocar o filtro, é serviço porco....
Guilherme

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#6
Gnegraes Escreveu:Trocar o óleo e não trocar o filtro, é serviço porco....

Isso é como tomar banho e por a mesma cueca! [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
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#7
Gnegraes Escreveu:Trocar o óleo e não trocar o filtro, é serviço porco....
Essa é apenas uma das possibilidades. Prudência e cuidado na execução não fazem mal algum. Adicione óleo até 0,4 litro do total e a partir daí meça e coloque aos poucos.

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#8
Um detalhe:
Em todas as poucas motos que tive a orientação era medir o nível sem rosquear a vareta.
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#9
uma pergunta que estou com uma dúvida a uns dias...

"posição vertical", no caso das motos que tem cavalete central, esta "posição vertical" seria apenas a moto no vertical ou necessariamente apoiada sobre o cavalete central? Ou não tem nenhuma diferença?
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#10
owcarai Escreveu:uma pergunta que estou com uma dúvida a uns dias...

"posição vertical", no caso das motos que tem cavalete central, esta "posição vertical" seria apenas a moto no vertical ou necessariamente apoiada sobre o cavalete central? Ou não tem nenhuma diferença?

Entendo como apoiada no cavalete central.
Melhor assim, já que há necessidade de desligar o motor e aguardar por 5 minutos para fazer a leitura.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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