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Velas para a 1250
#1
Boa tarde, meus caros. Minha moto saiu da revisão dos 20 mil km sem troca de velas. Disseram que não era necessário, apesar de o manual indicar claramente a troca aos 20 mil (admitiram que nem têm as velas em estoque). Como eu costumo seguir o manual, vou trocar as velas. Mas não encontro as especificadas no manual, LMAR8AI-10.
Parece que as 1200 usam o modelo LMAR8D-J. Mandei e-mail para NKG. Alguma outra sugestão?
Obrigado
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#2
Olive Escreveu:Boa tarde, meus caros. Minha moto saiu da revisão dos 20 mil km sem troca de velas. Disseram que não era necessário, apesar de o manual indicar claramente a troca aos 20 mil (admitiram que nem têm as velas em estoque). Como eu costumo seguir o manual, vou trocar as velas. Mas não encontro as especificadas no manual, LMAR8AI-10.
Parece que as 1200 usam o modelo LMAR8D-J. Mandei e-mail para NKG. Alguma outra sugestão?
Obrigado
Boa tarde Olive, as velas normalmente duram bem mais que os 20k e dão sinais de defeito, principalmente predetonação nas retomadas a uns 80 km por hora, nas velas de predetonação das a ar, as refrigeradas a líquido, como são só duas velas devem durar mais ainda. Na GS 2007 depois que usei as de Iridium nunca mais troquei e foram mais de 50k. Nas GS entre 2010 e 2013, na minha Gsa 2012, as trocas estão sendo na média aos 35K, não tem modelo de Iridium(sempre que identifico essas predetonação e baixa potência na retomada). Só deve encontrar no Amazon ou eBay o modelo correto pra sua moto, lembrando que tem de ser o modelo indicado no manual pra não danificar o motor.

Eraldo Telles.

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#3
É isso mesmo que o Eraldo disse. Troque na revisão de 30 mil e ainda estará tranquilo.
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#4
Eraldo Tel Escreveu:Boa tarde Olive, as velas normalmente duram bem mais que os 20k e dão sinais de defeito, principalmente predetonação nas retomadas a uns 80 km por hora, nas velas de predetonação das a ar, as refrigeradas a líquido, como são só duas velas devem durar mais ainda. Na GS 2007 depois que usei as de Iridium nunca mais troquei e foram mais de 50k. Nas GS entre 2010 e 2013, na minha Gsa 2012, as trocas estão sendo na média aos 35K, não tem modelo de Iridium(sempre que identifico essas predetonação e baixa potência na retomada). Só deve encontrar no Amazon ou eBay o modelo correto pra sua moto, lembrando que tem de ser o modelo indicado no manual pra não danificar o motor.

Eraldo Telles.

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Eraldo,

Só não entendo o porque de cilindro com 1 vela ela durar mais que com duas velas.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#5
Gnegraes Escreveu:Eraldo,

Só não entendo o porque de cilindro com 1 vela ela durar mais que com duas velas.
É simples, as GS a ar 2 velas por cilindro as vela de pre ignição estão no meio do cilindro e estão não parte mais quente do motor e o defeito que ocorre é justamente nessas velas, por aquecimento a porcelana da vela começa a ter micro fissuras por onde se dá a fuga de corrente tem uma faisca mais fraca alterando o funcionamento de projeto do motor. No motores com 2 velas, uma por cilindro isso leva mais tempo pra ocorrer, por isso a conclusão que devem durar mais. Mas se o uso é severo, percurso lento no trânsito em cidades ou off com velocidade muito baixa e uso constante da 1 e 2 marchas podem danificar precocemente as porcelanas das velas.

Eraldo Telles

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#6
Eraldo Tel Escreveu:É simples, as GS a ar 2 velas por cilindro as vela de pre ignição estão no meio do cilindro e estão não parte mais quente do motor e o defeito que ocorre é justamente nessas velas, por aquecimento a porcelana da vela começa a ter micro fissuras por onde se dá a fuga de corrente tem uma faisca mais fraca alterando o funcionamento de projeto do motor. No motores com 2 velas, uma por cilindro isso leva mais tempo pra ocorrer, por isso a conclusão que devem durar mais. Mas se o uso é severo, percurso lento no trânsito em cidades ou off com velocidade muito baixa e uso constante da 1 e 2 marchas podem danificar precocemente as porcelanas das velas.

Eraldo Telles

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O objetivo de se ter um motor TS - Twin Sparks são dois

- melhoria considerável na potência do motor, devido a queima otimizada do combustível.
- com o efeito acima, redução sensível nos níveis de poluição.

Não escutei relatos de quebra do isolamento da vela inferior, curiosa tua observação.
Apenas não entendo por que esta vela inferior está submetida a uma temperatura maior que a vela central no cabeçote. Normalmente motores TS tem suas velas colocadas na parte superior do cabeçote, no motor boxer optaram instalar na lateral da câmara de combustão por falta de espaço.

Na mudança de projeto do motor de AC para LC em 2013, o cabeçote ficou mais complexo e bastante congestionado e optaram por cancelar a segunda vela.
O novo motor teve potência aumentada de 105CV para 125CV e o torque um pequeno aumento, apesar da redução na eficiência de queima.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#7
Gnegraes Escreveu:O objetivo de se ter um motor TS - Twin Sparks são dois

- melhoria considerável na potência do motor, devido a queima otimizada do combustível.
- com o efeito acima, redução sensível nos níveis de poluição.

Não escutei relatos de quebra do isolamento da vela inferior, curiosa tua observação.
Apenas não entendo por que esta vela inferior está submetida a uma temperatura maior que a vela central no cabeçote. Normalmente motores TS tem suas velas colocadas na parte superior do cabeçote, no motor boxer optaram instalar na lateral da câmara de combustão por falta de espaço.

Na mudança de projeto do motor de AC para LC em 2013, o cabeçote ficou mais complexo e bastante congestionado e optaram por cancelar a segunda vela.
O novo motor teve potência aumentada de 105CV para 125CV e o torque um pequeno aumento, apesar da redução na eficiência de queima.
É apenas uma constatação do que ocorre na minha moto, pois as velas aparentemente estão parecidas, as do meio do cilindro estão mais escuras a porcelana e com teste com megometro na tensão de 5k tem realmente menor resistência de isolação, enquanto as da cabeça de cilindro tem leitura infinita( estão boas) as do meio tem valor de resistencia, não lembro o valor, mas não é infinito. Se puser num centelhador vai ter fuga de corrente na porcelana.

Eraldo Telles




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#8
Olive Escreveu:Boa tarde, meus caros. Minha moto saiu da revisão dos 20 mil km sem troca de velas. Disseram que não era necessário, apesar de o manual indicar claramente a troca aos 20 mil (admitiram que nem têm as velas em estoque). Como eu costumo seguir o manual, vou trocar as velas. Mas não encontro as especificadas no manual, LMAR8AI-10.
Parece que as 1200 usam o modelo LMAR8D-J. Mandei e-mail para NKG. Alguma outra sugestão?
Obrigado
A minha 1200 ano 2017 coloquei a NGK Lmar9ai-8 (Laser Iridium). Será que houve mudança de especificação na 1250?

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]
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#9
diogomail Escreveu:A minha 1200 ano 2017 coloquei a NGK Lmar9ai-8 (Laser Iridium). Será que houve mudança de especificação na 1250?

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Diogo,

Você colocou uma vela mais fria que a indicada.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#10
Eraldo Tel Escreveu:É simples, as GS a ar 2 velas por cilindro as vela de pre ignição estão no meio do cilindro e estão não parte mais quente do motor e o defeito que ocorre é justamente nessas velas, por aquecimento a porcelana da vela começa a ter micro fissuras por onde se dá a fuga de corrente tem uma faisca mais fraca alterando o funcionamento de projeto do motor. No motores com 2 velas, uma por cilindro isso leva mais tempo pra ocorrer, por isso a conclusão que devem durar mais. Mas se o uso é severo, percurso lento no trânsito em cidades ou off com velocidade muito baixa e uso constante da 1 e 2 marchas podem danificar precocemente as porcelanas das velas.

Eraldo Telles

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Eraldo,

As velas de ignição no sistema TS centelham exatamente no mesmo momento, não há centelhamento de pré-ignição, até por que é altamente indesejável.

Outro ponto importante: a dissipação de calor que a vela recebe da combustão na câmara é transferida para o bloco do cabeçote através da parte metálica roscada e não para a cerâmica externa da vela. Ambas as velas recebem a mesma quantidade de calor.
O grau térmico de ambas as velas, no caso TS, é o mesmo grau 8. Todos os motores 1200cc e 1250cc das GSs usam o mesmo grau térmico 8.

Normalmente a porcelana externa trinca ou quebra por ter sido apertada / desapertada com a chave desalinhada com o eixo da vela.

A graxa Optimoly TA Castrol (BMW tem Part number para ela) que contém cobre emulsionado, pode ser usada na rosca das velas, facilita o aperto no torque correto e facilita sua retirada na troca.
Motores Porsche tem essa recomendação, não sei por que a BMW também não o faz. BMW Motorrad recomenda o uso só nos eixos estriados das juntas cardã do eixo de transmissão e nas emendas ponta e bolsa do sistema de escape. Evita que colem um parte na outra.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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