• 2 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Volta ao Mundo em Solitária
luiz baum Escreveu:A muié fez as malas e picou a mula.
Sem GPS.
Sem celular.
Sem internet.
Sem dinheiro.

Aí em 2023 nós queremos saber onde estão os buracos, os trechos de rípio,qual dos 15 tipos de pneu é o melhor, a localização dos hotéis e postos de gasolina...

Somos um bando de mimizentos.

Luiz Baum

Luiz,

A tecnologia é boa e bem-vinda. Mas não essencial...
Veja o Beto, muita coisa não funcionou na eletrônica que ele levou. Numa viagem como essa, um bom mapa rodoviário é essencial como backup.
Cansei de rodar na Europa com mapas enormes, cada um para um país, ainda os tenho até hoje... As cidades não mudam de lugar e dificilmente desaparecem, o mesmo com rodovias, que no máximo ampliam o número de pistas.

Sou velejador desde moleque. O mais avançado na navegação costeira até o advento do GPS no final dos anos 90 (sem visão da costa) era o Radiogoniômetro.
Você sintonizava uma estação Rádio-farol na costa e que era identificada por sinal em Morse marcado na Carta da Marinha, ajustava-se o dial até que o sinal era firme, bastava ler o ângulo da direção deste sinal. Sintonizava outro Rádio-farol e obtinha-se outro ângulo. Traçava-se na carta as retas saindo das estações escutadas e na intersecção das retas era a tua posição.
Me lembro até hoje do sinal da Rádio-farol da Ilha da Moela em Santos: [B].--.--[/B] (ponto traço traço ponto traço traço).

Com visibilidade da costa se faz o mesmo mas com bússola de alidade, observando pontos geográficos notáveis.
Até recentemente fiz muita navegação costeira com bússola de alidade, é divertido e bom verificar que os desvios em relação ao Plotter (GPS) são mínimos.

Vale o mesmo para alto mar, GPS te dá a posição, mas sempre treinamos com o sextante.
Eletrônica é maravilhosa, mas pode faltar energia e pifa também....
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Gnegraes Escreveu:Luiz,

A tecnologia é boa e bem-vinda. Mas não essencial...
Veja o Beto, muita coisa não funcionou na eletrônica que ele levou. Numa viagem como essa, um bom mapa rodoviário é essencial como backup.
Cansei de rodar na Europa com mapas enormes, cada um para um país, ainda os tenho até hoje... As cidades não mudam de lugar e dificilmente desaparecem, o mesmo com rodovias, que no máximo ampliam o número de pistas.

Sou velejador desde moleque. O mais avançado na navegação costeira até o advento do GPS no final dos anos 90 (sem visão da costa) era o Radiogoniômetro.
Você sintonizava uma estação Rádio-farol na costa e que era identificada por sinal em Morse marcado na Carta da Marinha, ajustava-se o dial até que o sinal era firme, bastava ler o ângulo da direção deste sinal. Sintonizava outro Rádio-farol e obtinha-se outro ângulo. Traçava-se na carta as retas saindo das estações escutadas e na intersecção das retas era a tua posição.
Me lembro até hoje do sinal da Rádio-farol da Ilha da Moela em Santos: [B].--.--[/B] (ponto traço traço ponto traço traço).

Com visibilidade da costa se faz o mesmo mas com bússola de alidade, observando pontos geográficos notáveis.
Até recentemente fiz muita navegação costeira com bússola de alidade, é divertido e bom verificar que os desvios em relação ao Plotter (GPS) são mínimos.

Vale o mesmo para alto mar, GPS te dá a posição, mas sempre treinamos com o sextante.
Eletrônica é maravilhosa, mas pode faltar energia e pifa também....
Realmente muito interessante aprender e retransmitir esses conhecimentos antes que se percam....já ns estrada, bastava um guia 4 rodas atualizado [emoji1787][emoji1787][emoji1787]

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
  Responder
Reiner Escreveu:Realmente muito interessante aprender e retransmitir esses conhecimentos antes que se percam....já ns estrada, bastava um guia 4 rodas atualizado [emoji1787][emoji1787]

Reiner, o pessoal de hoje em dia, não sabe o que é um guia 4 rodas Wink
  Responder
crmendesme Escreveu:Reiner, o pessoal de hoje em dia, não sabe o que é um guia 4 rodas Wink

Aqui no Brasil nunca usei o 4Rodas, sempre Mapas de verdade. O da 4Rodas era mais um guia informando as cidades em cima de uma reta....
Guilherme 

Responder
Gnegraes Escreveu:Aqui no Brasil nunca usei o 4Rodas, sempre Mapas de verdade. O da 4Rodas era mais um guia informando as cidades em cima de uma reta....

Mas também tinha os mapas dos estados.
Eu gostava.

Viajo somente com um gps bem baratinho que fica sempre na moto.
Não se perdeu em nenhum momento na viagem de 9 mil km até Argentina e Chile.
Achou todos os endereços que pedi.
Saiu inacreditáveis 300 reais.

Luiz Baum
  Responder
luiz baum Escreveu:Mas também tinha os mapas dos estados.
Eu gostava.

Viajo somente com um gps bem baratinho que fica sempre na moto.
Não se perdeu em nenhum momento na viagem de 9 mil km até Argentina e Chile.
Achou todos os endereços que pedi.
Saiu inacreditáveis 300 reais.

Luiz Baum
Isso, mesmo....além do livro com as recomendações de locais, tinha o mapa bemmmmm completo....
O meu GPS é bem barato, cerca de 800,00 hoje, atualizado 2023 e este ano foi emprestado para o Chile...não falha.

Responder
Bons tempos de Guia 4 Rodas…
Deu até saudade.
Era treinado naqueles símbolos, especialmente os $$$$ de hotéis e restaurantes.
Kkkkk
  Responder
A Elspeth estava rodando no Novo México em direção a Los Angeles.
Estava numa daquelas retas intermináveis típicas dos USA.
Rodava a 60 milhas por ser a velocidade mais econômica da R60/6.

De repente olha pelos espelhos e vê 5 HDs com gente bastante mal encarada se aproximando.
Dois se posicionaram atrás, dois ao seu lado e um cortou a sua frente, numa postura bastante ofensiva e provocativa.
Ela se manteve na mesma velocidade quando o da frente começou a reduzir, Elspeth então acelerou e foi até 100 milhas e os caras na cola dela, ficaram assim por uns minutos até que surgiu uma curva e que depois ela percebeu que eram três em sequência.
Fez as curvas em alta velocidade mas como todos sabem, as bostas das HDs não fazem curva....

Quando ela olhou pelo espelho estavam bem distantes dela, até que desistiram e deram meia volta...
Guilherme 

Responder
Bela história!!!
Gostei.
  Responder
Esses casos são o que marcam e ficam na história!
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Fábricas da BMW Motorrad no mundo Gnegraes 1 1,152 28-08-2020, 13:57
Última Mensagem: shw
  A estrada mais bonita do mundo JoséLuiz7 12 5,382 23-10-2019, 18:30
Última Mensagem: Marcelo DC
  Melhor moto para a Volta ao Mundo (RTW) Henri 28 16,087 20-12-2016, 14:16
Última Mensagem: Henri
  Roubos de motos pelo mundo M.Fonseca 1 1,776 26-09-2014, 22:17
Última Mensagem: sal silva
  Moto montada aqui e garantia menor do mundo - vamos pressionar por uma garantia maior BetoF798GS 25 14,942 09-07-2014, 17:14
Última Mensagem: CardosoSSZ
  Valores da gasolina no mundo BetoF798GS 26 13,808 08-06-2014, 09:59
Última Mensagem: sal silva

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: