O mais complicado e confesso que quase pedi ajuda aos universitários, foi encaixar o eixo estriado na montagem,
Foi mais de uma hora tentando - moto no cavalete central, mesmo assim a posição não ajudava, além da idade avançada

- depois esfriei a cabeça, dei uma olhada num video e pronto: muito fácil, é mais questão de jeito.
O eixo encaixa num ângulo aproximado de 45 graus. Só entender o mecanismo!
Alguns detalhes:
O óleo estava em ótimo estado, perto do que tenho assistido em videos. Deu pra perceber nas últimas gotas que caíram no chão.
Minha moto está com 28.000 Km. Não lembro se trocaram esse óleo com 20.000. Pelo manual a primeira é com 10000, depois de 20 e 20 mil km, ou seja, deveria trocar com 30 mil km.
A quantidade recomendada é de 180 ml, porém o óleo que saiu tinha uns 200 ml, no mínimo. Eu fiquei na média, coloquei 190 ml
OBS: a primeira troca é com 1.000 km, não 10.000. Agora faz sentido: Trocaram da minha com 20.000 e ela está com 28.000, por isso o óleo estava ainda bom.
Muito bom.....fico com medo somente de olhar..... Tive um vazamento na minha e quando foi retirado o oleo do diferecial sairam 200ml fora o que vazou pelo caminho....o recomendado é 180ml conforme mecânico BMW.
Descobri o porquê do óleo estar semi-limpo: a primeira troca é com 1.000 e não 10.000 Km. Depois aos 20 mil, 40 mil, etc... ou a cada dois anos.
Mcolnagosp Escreveu:Descobri o porquê do óleo estar semi-limpo: a primeira troca é com 1.000 e não 10.000 Km. Depois aos 20 mil, 40 mil, etc... ou a cada dois anos.
Legal,nao sei porque mas achei que estes parafusos do dreno desapertam no sentido horário.Foi fácil tirar esse parafuso que segura a parte articulada?Mais uma vez,e a graxa? rs.Dá para abrir sem retirar o oleo?Sem querer acabei fazendo o certo, troquei o oleo do meu depois de uma longa viagem aos 40mil k,estava bem mais escuro que o seu mas tinha uma certa transparência.Obrigado por compartilhar.
Sal, o parafuso do braço anti-torção é tranquilo. Salvo engano, é Torx 45 ou 55, o mesmo da roda traseira.
O torque a aplicar é de 56 Nm. Tudo tranquilo, mas a montagem é com certo jeitinho.
Mcolnagosp Escreveu:Sal, o parafuso do braço anti-torção é tranquilo. Salvo engano, é Torx 45 ou 55, o mesmo da roda traseira.
O torque a aplicar é de 56 Nm. Tudo tranquilo, mas a montagem é com certo jeitinho.
Obrigado Marcelo,estou comprando um torquímetro e anotei o torque.Dá para fezer a verificação sem drenar o oleo?Troquei o oleo faz pouco tempo.Abrax
Isso aí Marcelo...Não é dificil não, só ter um pouco de habilidade. O encaixe para não dizer outra coisa, é muito fácil, desde que tu erga um pouco o cardã e faça o ângulo certo...Se achaste dificil encaixá-lo, imagine quando você retira ele do lugar. Aí dá trabalho, mas nada complicado.
Tente utilizar a graxa correta da próxima, pois esta que usaste a base de "sabão de lítio" (ao que parece) sairá rápido. Ajuda, mas não veda o suficiente.
Forte abraço a todos.
Possenti Escreveu:Isso aí Marcelo...Não é dificil não, só ter um pouco de habilidade. O encaixe para não dizer outra coisa, é muito fácil, desde que tu erga um pouco o cardã e faça o ângulo certo...Se achaste dificil encaixá-lo, imagine quando você retira ele do lugar. Aí dá trabalho, mas nada complicado.
Tente utilizar a graxa correta da próxima, pois esta que usaste a base de "sabão de lítio" (ao que parece) sairá rápido. Ajuda, mas não veda o suficiente.
Forte abraço a todos.
Acho que ele está usando a boa e velha vasola kkkkkk.
Pergunta não respondida.Posso abrir sem escoar o oleo ?
Estava pesquisando torquimetro,ai minha bateria foi pro saco $$$$$:mad:.Vai ficar para o mês que vem

Olá Marcelo....foi tranquilo fazer a troca...estou pensando em fazer eu mesmo na minha 1200 GS 2008...pode me passar qual graxa vc uso na lubrificação da engrenagem do cardan, essa de cor azul?