• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Achei esse video sobre o cardã legal.
Que o cardã vem seco, os fatos estão demonstrando. Mas fico em dúvida se vale a pena abrir um cardã com 1500 kms. Cadum, cadum, né ? Mas...
  Responder
EvertonM Escreveu:Que o cardã vem seco, os fatos estão demonstrando. Mas fico em dúvida se vale a pena abrir um cardã com 1500 kms. Cadum, cadum, né ? Mas...
Everton, com a prática, o serviço fica tão fácil e rápido que, vale muito a pena. Pois acredito que, o Guilherme deve confirmar, o material marrom que se encontra nas estrias ao desmontar um cardam seco, uma boa parte constitui-se de material degradado da peça. Quero dizer que, qto mais se roda com o cardam seco, menos vida útil ele terá. Isso, sem contar o risco iminente de um travamento.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
  Responder
Roberto, você notou no vídeo que o braço do cardã estava abaixado né? Claro que a água ficaria mais lá pra trás como mostrado no vídeo e por isso não saiu 100%. Se estivesse na posição de rodagem, creio que o resultado seria diferente. Não vamos ser ingênuos. Mecânico sempre vai querer moto na mecânica, dele é claro. Mas nada disso nos isenta de abrir o cardã e engraxar essa piroca.
  Responder
Reiner Escreveu:Everton, com a prática, o serviço fica tão fácil e rápido que, vale muito a pena. Pois acredito que, o Guilherme deve confirmar, o material marrom que se encontra nas estrias ao desmontar um cardam seco, uma boa parte constitui-se de material degradado da peça. Quero dizer que, qto mais se roda com o cardam seco, menos vida útil ele terá. Isso, sem contar o risco iminente de um travamento.

Na última visita que fiz no CC MacLarty Maia (ex- Caltabianao, trocou de nome...) o gerente de Pós Venda me informou que eles já haviam detectado a falta de graxa nas coifas , falha da fábrica em Manaus e que já haviam comunicado a BMW Motorrad Brasil.
Mencionei a falta de graxa com cobre (Opmoly TA da Castrol) e ele desconhecia, iria verificar e comunicar à BMW.

Reiner, o material marrom que se vê nas estrias é oxidação.
Se houvesse a graxa correta, não estaria oxidado e seria de facílima desmontagem e montagem.

O curioso é que esta graxa Optimoly TA não é específica para os eixos estriados, mas deve ser usada em vários pontos das motos, basta visitar o manual RSD. Até no chassis da moto há partes onde deve ser usada, graxa corriqueira em oficina BMW....
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Reiner Escreveu:Tem diversos vídeos no YT, de proprietários fazendo revisão com pouca Kmetragem e a juntas estão igualmente secas. Ou seja sem graxa. Alguns montam as coifas sem a graxa de proteção. Isto na Europa.

Gente sem noção do que faz também há por lá.....
Guilherme

Responder
O Piu tem um monte de vídeos de clientes dele, onde mostra as manutenções nos cardans e a kilometragem das motos.
Motos muito rodadas, mais de 100.000km e cardans IMPECÁVEIS.....

Tirem suas conclusões....
Guilherme

Responder
Gnegraes Escreveu:O Piu tem um monte de vídeos de clientes dele, onde mostra as manutenções nos cardans e a kilometragem das motos.
Motos muito rodadas, mas de 100.000km e cardans IMPECÁVEIS.....

Tirem suas conclusões....

Guilherme, exatamente. De minha parte, não tenho dúvida quanto à necessidade de manutenção. A dúvida é "quando começar". Estou seguro que se eu, fora da concessionária, abrir o cardã para fazer a manutenção (ainda que justificada pelas circunstâncias), estarei sujeito à perda de garantia (é tudo que a concessionária quer para não realizar eventual serviço de reparação na garantia). Posso até reverter a situação judicialmente, explicando a sucessão de fatos que me levaria a essa atitude, mas...

Agora, essa pequena válvula de escoamento (acionada manualmente) não é o melhor dos mundos. Poderiam ter substituído-a pela abertura do sistema para a devida manutenção.
  Responder
Sisti Escreveu:Roberto, você notou no vídeo que o braço do cardã estava abaixado né? Claro que a água ficaria mais lá pra trás como mostrado no vídeo e por isso não saiu 100%. Se estivesse na posição de rodagem, creio que o resultado seria diferente. Não vamos ser ingênuos. Mecânico sempre vai querer moto na mecânica, dele é claro. Mas nada disso nos isenta de abrir o cardã e engraxar essa piroca.

Adriano,

Os eixos estriados só devem ser engraxados quando forem desmontados.
Raramente há necessidade de remover o eixo da saída do câmbio e da caixa de redução traseira.
A graxa dentro da união estriada macho/fêmea não sai de lá.

O importante é verificar periodicamente se as coifas estão íntegras e se montadas na sua correta posição. Isso é a garantia do sistema.
O Piu tem até um vídeo dando dicas de como inspecionar as coifas...
Coifas íntegras, bem engraxadas e corretamente montadas no seu alojamento = ZERO problemas...

O dinheiro rápido e bom em qualquer oficina é aquele de manutenção preventiva, rápido e sem complicações.
O giro do caixa é maior e a lucratividade boa.
Problemas grandes e complicados não são bons nem para o proprietário e nem para a oficina.

As boas oficinas estão sempre lotadas e você sempre estará sujeito a alguma espera, é inevitável.
O bom planejamento garante giro rápido de motos nas vagas, bom para o cliente, bom para a oficina.
Guilherme

Responder
Sisti Escreveu:Roberto, você notou no vídeo que o braço do cardã estava abaixado né? Claro que a água ficaria mais lá pra trás como mostrado no vídeo e por isso não saiu 100%. Se estivesse na posição de rodagem, creio que o resultado seria diferente. Não vamos ser ingênuos. Mecânico sempre vai querer moto na mecânica, dele é claro. Mas nada disso nos isenta de abrir o cardã e engraxar essa piroca.

Sim, notei. Mas considerando que o Piu goza de boa reputação e ele ainda destacou o fato, me faz crer que seja verdade…

Acredito que melhore muito mesmo, mas tb acredito que algum resto de água fique por lá…

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Recall do cardã? Olive 194 152,218 13-06-2024, 14:24
Última Mensagem: Gnegraes
  Modelo do bujão de dreno do cardã R1200GS 2018 yfigueired 5 1,536 15-07-2022, 12:03
Última Mensagem: yfigueired
  R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã Rromagnani 92 98,732 24-07-2021, 13:36
Última Mensagem: buziosexpl
  Vídeo explicativo manutenção de Freios GS R1200 Cesar.A 23 18,926 12-04-2021, 05:43
Última Mensagem: Nei_Gomes
  Problema com Cardã BMW R1200 GS LC 2013 em Diante cebaldocch 22 10,204 22-09-2020, 13:15
Última Mensagem: Marcelo DC
  Manutenção cardã e revisão premium Madeira performance Cesar.A 29 17,141 20-08-2020, 11:20
  Detalhe da montagem Coifas Carda GS R1200 2016 bernolidio 18 7,081 30-03-2020, 12:18
  Cardã soldado pela ferrugem. sal silva 233 444,389 14-03-2020, 11:38
Última Mensagem: gervasio
  Para que serve esse compartimento?!?!?! GuiFreitas 4 4,029 02-01-2018, 17:53
Última Mensagem: Eraldo Tel
  Sobre gasolina Finger 69 67,331 27-09-2017, 21:49
Última Mensagem: sal silva

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)