12-08-2019, 16:02
Rudy Escreveu:Pessoal , boa noite .
Sinceramente não entendo esta reclamação de barulho da corrente ...
Minha F800 está com 28 mil rodados e a relação ainda e´a original com muito pouca folga . Faço lavagem da corrente sempre quando lavo a moto com querosene ( e levei um puxão de orelhas do meu mecanico ) pois deve ser feita com diesel comum , com pincel e depois mangueira de agua sómente , a WAP somente em caso de muita sujeira e a uma distancia de pelo menos 1 metro . Pois por aí eles socam a WAP de perto e desta maneira não há componente que não fique comprometido a curto , médio prazo . Depois passo uma "cueca" velha para secar a corrente e depois Mobil chain lube nela . Outros usam Motul que sintetico e MObil é mineral , então na estrada se não tem MObil spray na bagagem vai qualquer oleo Singer que seja ou oleo de motor , ja se usa Motul leve uma lata debaixo do banco (se couber) .
Uma das causa de excesso de barulho de corrente , é esta deve estar bastante ressecada por uso de desengraxantes e WAP então os elos começam a ficar sem flexibilidade entre si e eles formam uma pequena cadeia de elos rígidos ( uma barra) que chicoteiam na parte de cima e de baixo do circuito da corrente batendo onde pode . Me fiz entender ......
Quanto a regulagem , na ultima vez que minha F800 passou numa concessionaria (por motivos alheios a minha vontade ) no check de saida o mecanico disse que a corrente tava frouxa? Perguntei = Ta´mesmo ?? , então ajusta por favor . Vim de São Paulo pra SJC sentido minha moto MUITO estranha , cheguei a conclusão que a corrente estava apertada . Ajustei para meus parametros e Bingo !! No país em que moramos as ruas e estrada são uma lástima , portanto regulagem de fábrica é para paramentos de Europa ..... melhor uma corrente um pouco mais frouxa do que no padrão suposto que é apertada.
Sorry pela novela e espero ter passado a uma mensagem compreensível .
Abraços 3x3
Olá Rudy, obrigado pelo detalhamento... Então, eu também sou bem criterioso com relação à manutenção da corrente.... fui orientado a usar querosene para desengripar os elos da corrente, passando com uma escovinha de dentes velha... Enxaguo com bastante água, passo detergente pra tirar algum resquício e enxaguo novamente... para somente depois de secar lubrificar bem... Mesmo assim minha corrente bate naquele plástico que fica na parte inferior da balança e dá aquele barulho que deixa a gente com vergonha na rua. Uma vez um mecânico falou que estava muito folgada e ajustou, só que ele esticou de mais... Eu mesmo fiz um gabarito com a folga correta no manual que é de 35mm a 45 mm. Já não sei mais o que fazer... Pesquisando pela net, achei muitos relatos e soluções para a Tiger 800...
Mas achei interessante o que você falou sobre os elos rígidos, vou comprar esse Mobil e usar bastante pra ver se consigo melhorar o barulho, já usei ele numa viagem ao Chile com outra moto e achei um ótimo custo benefício... Se conseguir resolver posto aqui.... Obrigado pelo auxílio